Disclaimer: embora o meu CV mostre que trabalho para uma agência de um banco Português, este blog não está directamente associado ao meu trabalho e as opiniões aqui formadas não serão ditas nem repetidas no meu local de trabalho, sendo exclusivamente pessoais
—
O Citibank é um banco (NÃO é uma “instituição financeira”, nem uma “instituição de crédito”) que está em Portugal há mais de 20 anos, é o lider mundial na emissão de cartões de crédito, é detentor do cartão de crédito que oferece actualmente maiores benefícios com uma adesão, é o líder no telemarketing agressivo e introsivo nas casas particulares e empresas (eu mesmo recebo alguns telefonemas por ano) e é também o banco cujo contacto é mais dificil de fazer.
Esta situação que vou relatar passou-se dia 15/11/2007, da parte da tarde. Estava eu depois de vir de um sítio sem nada para fazer, acabado de chegar a casa, quando me deu uma grande ideia: ir ver como contactar o Citibank.
Foi então que entrei no site do Citibank Portugal e cliquei no link “Contacte-nos“. Encontrei a indicação de que “todas as respostas eram no CitiPhone 24″, mas se não era cliente convidavam a aderir online. O único número era o Apoio a Clientes. Nem fax, nem e-mail. Mais grave ainda, a imagem com o número de telefone está sem tag “alt” ou “longdesc”, e uma pessoa deficiênte visual que tente “ler” a imagem com um leitor de ecrã não conseguirá obter o número de telefone.
Liguei então para o CitiPhone 24h. Estive sensívelmente um minuto a escolher as opções, a ouvir que a chamada ia ser transferida, e a dizerem-me que a chamada ia ser gravada. Fui atendido por uma pessoa Brasileira; aqui, se me permitem, pensei logo que estava num Chimarrão ou algum café onde fosse comer um grelhado e que uma senhora Brasileira muito simpática me viesse atender… mas nunca pensei que fosse um atendimento de uma instituição bancária. É minha opinião pessoal que pessoas Brasileiras ou com sotaque “africano” pronunciado não deviam trabalhar em Telemarketing de produtos bancários ou outros que exigam uma boa apresentação e seriedade. Isto não por um factor racial, mas sim porque não encaixa na mentalidade dos Portugueses. Se por vezes nem eu que falo “Português caro”, quanto mais os Brasileiros. Anyway, lá foi a “colega” Brasileira, a tratar-me por “senhor” pelo menos três vezes numa única frase. Informou-me de que não havia e-mail, nem telefone dos serviços centrais, mas que havia um fax e um departamento de marketing. Deu-me o fax.
Não fiquei minimamente satisfeito com esta resposta. Fui então ao www.pai.pt, e procurei por Citibank. Seleccionei o de Lisboa, e vi um e-mail ao qual enviei a seguinte mensagem. que resumo aqui: “Gostaria de saber quais as empresas na área de Lisboa que promovem o produto Citibank Visa na vertente de vendas por telefone/telesales, por forma a possível candidatura de emprego.”.
O e-mail veio devolvido. Great, anunciam e PAGAM nas PAi para depois terem os dados errados.
Liguei então para o telefone. Finalmente alguém que me diz “Citigroup boa tarde”, onde fiz a mesma pergunta. Transferiram-me para alguém, e desliguei a chamada.
A moral da história aqui, além da dica indirecta da falta de acessibilidade num site de um Banco, é a de que nem sempre um banco vive do telemarketing das agências. Se os “gajos” que NOS ligam para casa têm que passar uma imagem credível do Citibank, o Citibank também tem que o fazer por si mesmo. E “ocultar” contactos e ter uma péssima escolha no serviço de apoio a clientes não é um bom caminho. E por fim, o facto de não terem e-mail para questões gerais, torna-se ainda mais estranho e pensa-se quase que eles estão ali só para “chatear” com os cartões de crédito.
Rui
PS: sugiro fortemente a leitura do disclaimer no início do post.
[...] qual é o melhor cartão de crédito da actualidade? – Mais reviews sobre o Cartão de Crédito Citibank, Barclays Card, entre outros. – Novos projectos do grupo [...]
Comigo, aconteceu exactamente o que relatou.
Á cautela, cancelei no meu banco, os pagamentos directos, no mesmo dia em que contactei o Citi, 24/04/2008 em que pedi o cancelamento do cartão, pois comecei a ver a deaorganização desta instituição.
Assistentes que despejam a "veborreia", que lhes impingiram, e não respondem objectivamente ás perguntas dos Clientes.
Quando não chegam elementos pedidos, afirmam sempre que enviaram, o que constacto ser mentira, argumentando sempre da mesma forma em dois casos. Extraviou-se. Estranho, pois nunca me apercebi de qualquer extravio de correspondência.
O Citi, não é uma instituição que mereça confiança.
Talvez por isso, ofereçam telemóveis e actualmente máquinas de café, para atrair, quem os não conheça.
Mais estranho de toda esta questão, foi ter cancelado o cartão e há pouco tempo ter recebido uma mensagem no telemóvel, para definir a password do cartao?…
comigo,aconteceu algo semelhante,mas acho que espelha mesmo o que é o citi em portugal,a maior insituiçao bancaria do mundo concerteza mas um circo quando se fala em apoio ao cliente.o citi cancelou o meu cartao por pagamento em atraso "esqueceram-se de enviar os extractos, devem ter sido estraviados dizem eles e enviaram 2 via" quando o acordo de utilizaçao diz que serao envidos os respectivos extratos 20 dias antes da data limite de pagamento.alem do cancelamento do cartao pedem 25€por atraso de pagamento e 1€ por 2 via de extrato.feita a reclamacao atraves do citifone e ter dito que so pagava o que efectivamente tinha gasto o citi aceitou!e paguei,qual nao é o meu espanto no extrato seg.o citi estava a cobrar a quantia que me foi recusada"nao autorizado" num pagamento em atm que foi no dia em que descobri que estava em "atraso de pagamento".nova reclamacao depois de inumeras tentativas para o citiphone 24 em que as chamadas foram dsligadas pelo citi.afinal as chamadas sao todas gravadas,segundo dizem eles,passado uma semana env. uma carta em que dizem que o caso esta a ser analisado e que aguardavam que o banco??? a compra se tivesse existido seria num posto de gasolina!!! env. a copia do talao da compra,hoje 30-06-2008 chega novamente 1 extrato em que o total é 6 vezes mais do que hipoteticamente seria.pois nao lhes devo nada 0,00€. o citi deve pensar que sou algum palhaco, aconselho vivamente a todas as pessoas a quem isto acontece a dirigirem-se ao banco de Portugal e apresentar a respectiva reclamacao. o citi ´mais parece 1 circo
Acabo de ver o seu blog!É verdade o citi é um bleuf completo. Nã respondem a faxes, nunca dão a cara para nada, coloca uns miúdos agressivos e mal educados a fazer chamadas para os clientes(mesmo para os locais de trabalho),sem saberem quem de facto está do outro lado da linha. Para eles tanto faz que seja o próprio, um colega ou mesmo o pessoal da limpeza. Despejam pura e simplesmente o que querem mesmo relativamente a questões pessoais do cliente.Tanto quanto sei é proíbido. Mais, ligam-nos para os contactos sem nunca se identificarem, fazendo coação psicológica e até mesmo ameaças. Pergunto, caso saiba, aonde dirigir-me.
Pode apresentar queixa na DECO se for Cliente Citibank.
Rui
desculpem lá tar aqui a chatear mas por acaso não me sabem dizer qual é o contacto do departamento de cobranças da citibank???eu realmente tenho atrasos de pagamento e até já está no contencioso…agora queria resolver a situação e fazer os pagamentos mas o unico contacto que encontro realmente é o citiphone24 ao qual eles proprios não sabem ajudar pois é outra empresa…caso alguém me possa ajudar agradecia imenso pois queria de uma vez por todas acabar com este credito e não sei como…obrigado
Comigo a situação é a mesma. Eu liquidei todas as dividas que tinha com o citibank mas aconteceu que quando estava a efectuar o pagamento por netbanco, a ligação caiu e de seguida voltou quase instantâneamente. Eu por lapso fiz o mesmo pagamento 2 vezes. Liguei imediatamente para a máquina e ao fim de alguns minutos lá fui atendido por uma assistente que tomou nota do sucedido, e disse-me que a devolução do referido iria ser feita no prazo de uma semana. Isto foi no dia 18 de Agosto. Passada uma semana a história repetiu-se e a assistente comunicou-me que a referida tranferência tinha sido efectuada no dia 22 de Agosto.
Hoje é dia 11 de Setembro e nada foi resolvido. As assistentes são todas muito simpáticas mas isso não chega.
COMO É QUE É POSSIVEL QUE UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA DEMORE TANTO TEMPO A FAZER UMA TRANSFERÊNCIA???
Penso que haverá aqui má fé! Isto é um banco sem rosto.
Eu, pela parte que me toca já desviei várias pessoas conhecidas que estavam tentadas a ser enganadas como eu fui.
NÃO ACREDITEM NELES! É QUASE TUDO MENTIRA!
Estou disposto a ir até às últimas consequencias com este assunto.
Mal por mal, vão ao vosso banco e peçam lá todos os cartões que quizerem, porque sempre tem um espaço fisico, com pessoas reais, com gerentes para poderem falar ou gritar.
Estes Banquinhos Virtuais. FUJAM DELES.
Agora vou para a DECO.
É uma pena que não exista uma ASAE para estes casos.
Obrigado e bom dia a todos e um abraço para o Rui Cruz
Caríssimos
Queixas ao Banco de Portugal é o mesmo que tentar uma reacção da Raínha de Inglaterra. O banco regulador é conivente, por inacção, com este estado de coisas.
Mau uso de telefones (que é o caso do Citibank) queixas para a ANACOM (que procura “tirar o cavalo da chuva” mas tem obrigação de intervir.
De resto, amigos, nunca cedam: se eles berram nunca alterem o vosso discurso. Assumam sempre a dívida e paguem o que podem e não o que eles exigem. Mais tarde ou mais cedo as autoridades deste miserável país vão ter de encontrar uma solução para estas questões. É preciso que quem tem dificuldade não tenha medo nem vergonha de as assumir.
Protestem, queixem-se !!!
Eu tenho e é assim que trato delas.
Um abraço solidário a todos
Ando com o citibank pelos cabelos!!!!Ha dias que ando a tentar cancelar o meu cartao e nada.Querem q pague a anuidade qnd eu ja n uso o cartao a seculos e qnd ando a tentar cancela lo a mais seculos ainda!Uma pouca vergonha!Cada vez q ligo para o apoio ao cliente para cancelar o cartao, deixam me pendurada as meias horas e n ha uma alminha q me atenda.Pois,n convem q haja cancelamentos.Nao devo nada,tenho tudo pago e o citibank trata os clientes desta maneira?Secalhar era preferivel dever milhares e n lhes pagar!Provavelmente,terei q me dirigir a sucursal e la terei q fazer uma escandaleira.
Citibank Reclamação;
boas, eu sou cliente do Citibank a 10 anos e nunca tive muitas chatices
porque nunca falhei com os meus pagamentos ate
Dezembro de 2007 que deixei de conseguir pagar o mínimo
exigido mas sempre que podia pagava alguma coisa ligavam me
a toda a hora mesmo de noite (das 7h as 23h) muitas das vezes mal educados comigo e falando sobre a minha situação a outras pessoas que atendiam o meu telemóvel
finalmente em Agosto entro em acordo com eles assinando novo contrato
para pagar 1 valor estipulado
por eles 136€ por debito directo a começar a partir de 1 /9 (mas por erro deles
deram me dados errados) eu fiz e fiquei descansada
paguei a 1 mensalidade mas ao passar 1 mes e tal achei
estranho não tirarem nada do minha conta liguei para eles
e dizem me que eu não tinha activado o debito directo
o que eu desmenti dando dados para comprovar isto já estávamos a
11/10 então dizem me que me voltariam a contactar e nada dia 20
liga me um policia a dizer que dentro de 5 dias vinham a minha antiga
casa penhorar os bens e que se não tivesse bens seria emitido um
mandato de prisão ligo para o Citibank para falar com as pessoas
que tinham tratado do novo acordo e dizem me que 1 não estava
e a outra já não trabalhava para eles e que já não eram eles
que tinham o processo mas sim advogados duma outra empresa
e que eu já não cliente deles só tinha 1 divida com eles e que teria
que ser paga na totalidade que resolvesse com o senhor da outra agencia
mas eu fiz 2 pagamentos e foram aceites (um dia 13/10 e outro dia 20/10)
ligo para o tal senhor e diz me que ainda me iriam contactar para entrar
num acordo pois o processo só tinha passado para eles por volta do dia 13/10 .
então como e que já foi a tribunal e saiu ordem de penhora. …
se não queriam fazer acordo para que tanta
coisa não percebo nada, alguém me pode ajudar a perceber
ou o que devo fazer………
Hoje com mais calma…
entrei em contacto com a pessoa responsavel pelo meu processo (agencia de cobrancas pelo que me parece) e diz que nao sabe de nada de penhoras pois nao meteu sequer o processo em tribunal ,só se tivesse sido o Citibank .
as pessoas que me atenderam do citibank dizem nao informar nada e foram mal-educadas desligando me mesmo o telefone na cara.
tudo isto deixou me muito desconfiada pois eu tenho feito pagamentos e parecer me tudo muito estranho .
liguei novamente ao Citibank e informei que me estava a dirigir a esquadra para perguntar ao Sr. comandante se realmente me tinha telefonado e estranhamente desta vês foram muito atenciosos querendo passar a chamada para outras pessoas e tentando evitar que me dirigisse mesmo a esquadra.
dirijo me a esquadra da policia para contar o que se tinha passado e o que acabou por acontecer
foi que apresentei queixa por uso indevido de nome alheio a pedido do próprio Sr. comandante
pois usaram o nome dele para me pressionar o que evidentemente não agradou nem um pouco a PSP.
Eu nunca me recusei a pagar e continuarei a pagar dentro do valor que foi acordado e sempre que tiver possibilidade irei pagar mais alguma coisa pois estou deserta para acabar com este contrato o mais depressa possível e para nunca mais me meter noutra.
Caríssimos
Por favor não se calem. Divulguem este blog aos vossos amigos. Contribuamos para que mais pessoas em dificuldade se queixem. As autoridades portuguesas têm de actuar. Não é só garantir 20 mil milhões aos que menos cumprem – os banqueiros que criaram esta situação – e a quem nada sucede !!
Denunciemos as falcatruas dos bancos sem rosto como o CITIBANK e outros que paticam autentica usura.
Todos os comentários referem o propósito de pagar as dívidas. Ninguém quer fugir aos compromissos. Mas não exijam o que não podemos pagar no momento actual em que as condições de vida se alteraram de forma violenta e rápida. Pagaremos de acordo com as nossas possibilidades. Esses senhores que não fujam às propostas de acordo que muitas pessoas em dificuldades lhes dirigem. Respondam (eles) às cartas registadas com aviso de recepção (estou à espera de uma resposta do CITIBANK desde Maio deste ano. E quantos outros não estarão …)
Não fiquemos calados. Mas lembem-se: hoje, em Potugal, quando nos queixamos não sabemos se estamos a fazê-lo ao polícia ou se ao ladrão. Contudo recorramos a todas as entidades com obrigações neste país, incluindo a Assembleia da República (Já para lá escrevi – não responderam, por enquanto….)
Força!Não fiquemos calados.Transformemos estes protestos num movimento.
Aqui fica o desafio
Cordialmente,
António Andrade
Estou com uma divida superior a 7 mil euros de um cartao de credito citibank e estou a ficar preocupado. Até agora sempre paguei pontualmente a mensalidade, mas este mes vou falhar pela primeira vez porque estou sem dinheiro.
Que posso fazer para eles me aguentarem a coisa umas semanas, sem me chatearem muito?
Como posso renegociar a taxa?
Existe algum email deles?
cumps
Meus caros!
Acabo de ler as últimas notícias sobres o CitibanK
Sabem o que vos digo? Não é com Blogues que lá vamos, e o pior de tudo é que mesmo que queiramos resolver a questão a limpo e de forma honesta, os "Senhores" fazem o que querem e ninguém actua sobre eles.
Paguei no dia 18 de Setembro, após informação prestada por uns miúdos malcriados, a módica quantia de 3554.00€, para que pudessem retirar o meu nome do Banco de Portugal, e após envio de carta registada com aviso de recepção (até hoje sem resposta). Informação deles repito!. Sabem o que aconteceu? 24 horas depois estavam a ligar-me a pedir mais 1600.00€! Apenas lhes perguntei se estavam a brincar comigop.
O grave de toda esta situação, resume-se ao facto de ninguém saber como entalar estes fulanos! Quem souber que me avise por favor é urgente!
Caríssim@s
De facto é dificil actuar sobe estes “Senhores” (Citibank) e afins – porque há mais e parecidos.
Verifica-se um dado indiscutível: todos queremos pagar o que devemos, só que, actualmente, não temos condições para o fazer de acordo com os montantes exigidos pelas entidades de crédito. Apenas desejamos um ou mais acordos que nos permitam pagar e viver com um mínimo de dignidade. Será isto pedir muito ? Não receberam os banqueiros, que nos colocaram a todos na actual situação, uma garantia de 20 mil milhões de euros do Estado (que somos nós) ?
É minha convicção de que quanto mais pessoas se queixarem mais obrigadas serão a intervir as entidades que têm obrigação de o fazer, nomeadamente o Banco de Portugal em que, escandalosamente o respectivo Governador ganha mais do que o Presidente da Reserva Federal Americana.
A minha sugestão é fazermos uma petição na NET, com um texto bem redigido, divulgá-la o mais possível para recolher o máximo de assinaturas e, posteriormente enviá-la ao Banco de Portugal, Ministro das Finanças, Primeiro Ministro, Presidente da Assembleia da República e Presidente da República.
Não pode haver medo nem vergonha de assumir as dívidas – é isto que está a fazer com que haja a ideia de que em Portugal as coisas nem são muito graves. O que é mentira – Já há milhares de pessoas a passar fome para pagar as dívidas. Isto não é injusto num mundo (em num país como o nosso) em que poucos têm tudo e estragam e os restantantes, se têm a sorte de terem um emprego, são escravos da minoria detentora e esbanjadora.
Cordialmente,
António Andrade
Concordo. Redijam a petição. Tem que ser é urgente. Alguém que tenha um amigo Advogado e se protifique a fazê-lo.
Cá estaremos para a assinar
M:B:
Eu so sei se pra semana estarei na rua barata salgueiro,onde supostamente existe a sucursal do citibank,a fazer um pe de vento!!!!se realmente o edificio existir,pq ja começo a duvidar,eles q chamem a policia,façam o q quiserem,mas eu n saio de la sem o meu problema resolvido e sem desancar o filho da p… responsavel por aquela balburdia!!!graças a deus n lhes devo nada,eles sim,devem me uma explicaçao pelo mau serviço prestado.tudo rouba e ninguem é responsabilizado.se alguem tem assuntos pra resolver c o citibank,dirija se la e faça o msm q eu!!barulho!!alguem nos ha de ouvir!!
Caros Amigos
Compreende-se a posição da Isabel Costa. Esta será, de facto, uma forma de intervir. Contudo, se por um lado é preciso prudência para se não perder a razão, por outro, importa lembrar que nem toda a gente é de Lisboa e destes muito poucos, por certo, poderão deslocar-se à Capital.
Lancei o desafio da Petição. Pela minha parte vou fazer os possíveis para arranjar um texto capaz e submete-lo à vossa apreciação.
Cordialmente,
António Andrade
Aqui estao as moradas e contactos do citibank em Portugal: http://www.citigroup.com/citi/global/prt.htm
Mafalda Flores Public Affairs Officer
+ 351 21 311 63 19
mafalda.flores@citi.com
Citi Edifício Fundação
Rua Barata Salgueiro nº 30 – 4º
1269-056 Lisbon, Portugal
+ 351 21 311 63 00
Hoje liguei para a linha de apoio ao cliente, o rapaz que me atendeu foi muito mal educado, respondia com monosílabos, “sim” “nao” “talvez” “ok”, etc….
A minha intençao era saber como renegociar a taxa de juro, uma vez que na DECO aconselham a faze-lo directamente com a instituiçao. Tenho em divida mais de 7 mil euros, a uma taxa de juro anual de 27,51%, o que é altissimo, comparado por exemplo com o meu cartao do santander, em que tenho uma taxa de 14%…
A resposta que o rapaz me deu foi que o citibank nao negoceia taxas, a taxa é tabelada e quem quiser quer, quem nao quiser paciencia…..
Consegui pagar a ultima mensalidade, mas a partir do final de novembro dificilmente conseguirei cumprir….
Qualquer dica é uma ajuda preciosa, e entretanto vou tentar entrar em contacto com o grupo CITI em Portugal, atraves dos contactos que indiquei em cima.
ja agora aproveito para saber a vossa opiniao:
Na altura em que subscrevi o cartao, aderi ao plano de protecçao financeira, e pago todos os meses 0,68% sobre o meu saldo em divida (penso que sao uns 50 euros mensais).
As condiçoes da apolice estão aqui: http://www.citibank.pt/consumer/portuguese/pdf/apoliceppf.pdf
Uma vez que sou trabalhador por conta propria (Empresario Nome Individual), nao tenho salario nem rendimentos fixos. Haverá alguma maneira de activar esta apolice na minha situaçao?
Alguem ja se informou sobre isto?
Obrigado
nao sei o que aconteceu ao comentário que escrevi minutos antes de ter colocado o anterior, que dava indicaçao dos contactos do citibank…. assim sendo coloco novamente aqui para todos os que precisarem:
Mafalda Flores – Public Affairs Officer
+ 351 21 311 63 19
mafalda.flores@citi.com
Citi Edifício Fundação
Rua Barata Salgueiro nº 30 – 4º
1269-056 Lisbon, Portugal
+ 351 21 311 63 00
Sei que dá para fazer isso, mas como já não trabalho do Citibank não me lembro das condições.
Tens que ligar para o apoio a clientes.
Rui
Meus caros
Acabo de ler os últimos comentários e só me lembro de uma cois:
“Que tal haver alguém que tenha a coragem de enviar ou reenviar estes comentários todos à APDC e DECO como forma de dar conhecimento destas para não falar de outras pessoas que se encontram em situação análoga”
Sugeria ao Rui Cruz que o fizesse, a fim de nos ajudar a todos, uma vez que ele já trabalho para ou no Citi.
Que acham?
A união faz a força!
deixei de ser socio da deco ha uns 2 anos, quando vi que eles nao faziam nada quando era preciso… têm um atendimento expectacular, e tentam resolver qualquer problema dos seus associados, mas se a outra parte se nega a resolver o problema, eles so sabem dizer: “Por favor contacte um advogado, pois a DECO nao consegue resolver o seu problema.” Aconteceu-me duas vezes, com duas empresas privadas bem conhecidas, e por esse motivo deixei de ser socio….
Entretanto contactei a tal Sra das Relaçoes publicas, que ja deve ter um email com resposta automatica a dizer que qualquer assunto deste genero é com a linha CITIBANK 24…. enfim….
cumps
Caríssim@s
Há dias disse que ia tentar eleborar um texto para vossa apreciação destinado a uma petição. Não esqueci o compromisso – só que não é fácil.
Entretanto:
Peço-vos desculpa por insistir : – não devemos ter vergonha nem medo de assumir as dívidas. Por favor divulguem este blog o mais que puderem. Quantos mais formos mais força temos.
Vou contar-vos um pouco da minha experiência:
Resolvi a partir do início deste ano acabar com créditos, embora tenha de os pagar, claro. Devolvi os cartões em cartas registadas, com aviso de recepção e conhecimento ao Banco de Portugal, pedindo o espectivo cancelamento (mantendo as contas activas em virtude de não estarem liquidados os débitos. O Millennium entregou-me comprovativo da devolução do cartão. Mais nenhuma instituição me enviou qualquer comprovativo da recepção do cartão, incluindo a “prestigiada” Caixa Geral de Depósitos. Ao Citibank e ao Barclaycard informei de que apenas poderia pagar 100 euros mensais. Não obtive qualquer resposta do Citivbank até hoje e já lá vão mais de seis meses. Enviei noca carta e resposta, nada. Do Barclaycard não obtive resposta, comecei a ser pressionado violentamente, com rudeza, má educação, etc. até que, para espanto meu, inesperadamente recebo uma chamada de uma senhora que, muito simpaticamente, me propôs um acordo que aceitei. O Barclaycard ficou, para já, resolvido – mas notem até que assim fosse passei um mau bocado com os sujeitos.
Quanto ao Citibank – silêncio sinistro e profundo. Quando há dias estava a tentar negociar uma consolidação de créditos com uma entidade bancária, apareceu no Banco de Portugal em mora o total da dívida ao Citibank (quando na realidade em mora estaria quando muito supostamente atrasado – pois paguei sempre os 100 euros a que me comprometi por escrito – e quem cala consente).
Obrigaram-me a pagar 950 euros para me passaem uma carta a dizer que a situação estava regularizada. Para obter a carta foi um filme completo de estupidez. Acabou por vir por fax da Bélgica (?!!?!!) . O original chegou-me ontem de Lisboa.
A duas instituições (Credifin e Cetelem) pedi, por escritos com os procedimentos iguais aos anteriores) para altarar as datas dos pagamentos mensais: passar do dia 1 para o dia 10 – resposta seca – não podemos alterar as datas. Resultado pago multas por atraso nos pagamentos.
Não consigo que me consolidem os créditos.
Periodicamente, devido aos atrasos recomeça a saga dos telefonemas, pressões,e tudo o que todos conhecemos.
Já me queixei à ANACOM, entidade que regula as telecomunicações – responderam-me que iam analisar o caso (o costume), não deixaram de fazer uma consideração abusiva dizendo que, possivelmente, a razão de ser da minha queixa tinha a ver com as razões de quem me telefonava (Na Inglaterra a OFCOM – corespondente da ANACOM, pela “brincadeira” do mau uso dos telefones pelo Barclaycard aplicou-lhes uma multa de uns milhões de libras).
Queixei-me à Direcção Geral do Consumidor que reencaminhou a queixa para a DECO que por sua vez me respondeu convidando-me a ser sócio e oferecendo-me um cartão de crédito.
O Banco de Portugal, passados uns meses respondeu-me às cartas com que remeto as cópias daquelas que enviei às instituições de crédito, dizendo-me que nada tinha a ver com o assunto afirmando que “só elas (instituições de crédito) conhecem os contratos celebredos com os seus clientes…” – para o banco de Portugal o cliente não conta – na Central de Crédito, dizem-me eles, lançam em meu nome (e no vosso) tudo o que as instituições de crédito para lá enviam ainda que sejam mentiras. Reclamações só junto das ditas instituições . E o Governador do Banco de Portugal, que passa a vida a dizer que os salários não podem ser aumentados e que temos de gastar menos (leia-se comer menos, não tomar medicamentos, etc), ganha 5.000 (cinco mil) contos (25.000 euros) por mês.
è minha convicção de que todos queremos pagar as nossas dívidas. Não questionamos isso. As condições de vida alteraram-se profundamente nos últimos dois anos. As condições em que foi celebrada a maior parte dos contratos de crédito eram, para todos nós, muito diferentes das actuais cuja responsabilidade impende sobre as instituições de crédito que, agora, nos tratam mal, pretendendo fazer cobranças em condições que os devedores não têm possibilidade de cumprir, mas querem pagar.
AS instituições sem rosto, como o Citibank, deveriam merecer atenção especial do Banco de Portugal. Os juros cobrados não andararão longe da prática da usura (configurada como crime no Código de Processo Penal). Não temos interlocutores.
Temos de ser cada vez mais a protestar. Temos de fazer chegar os nossos protestos às televisões (A TVI costuma pegar nesta espécie de assuntos). Mas temos de aparecer de cabeça levantada, como pessoas que querem cumprir as suas obrigações, mas pecisam de uma oportunidade para o fazer.
Há antecedentes nos órgãos de informação: O Expresso, hátempos, publicou uma reportagem sobre estes assuntos: violencia sobre os devedores, referindo-se, sobretudo à Credifin e à Cetelem. A TVI, há dias referiu o assunto – mal: de forma superficial, muito rápida e com muito poucos exemplos.
Temos de nos lembrar que somos centenas de milhar nestas condições e não podemos deixar que nos olhem como descuidados, gastadores acima das nossas possibilidades, etc. que agora têm de aguentar com as asneiras que fizeram. Também há muitos casos destes (pessoas que se endividadram para comprar Mercedes, BMW, e até Ferraris, etc.). Mas esses não os incluimos nós nas nossas queixas e lamentações.
Deixem-nos pagar e respirar um pouco !
encontrei este artigo interessante:
Lei da usura
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lei da usura é a denominação informal atribuída, no Brasil, à legislação que define como sendo ilegal a cobrança de juros acima de 12% ao ano ou a cobrança exorbitante que ponha em perigo o patrimônio pessoal, a estabilidade econômica e sobrevivência pessoal do tomador de empréstimo. Nestes casos o emprestador é denominado agiota. Desde 1933 está em vigor na forma do decreto nº 22.626, de 7 de Abril de 1933, que define as punições e preceitos legais a respeito.
A lei em questão se aplica a negócios civis e a instituições financeiras. (sabidamente operando com taxas muito superiores a 12% ao ano). Para instituições finceiras a Lei de Usura também se aplica, uma vez que existe legislação específica, mas esta não está habilitada a liberar o limite nos juros cobrados por estas. Segundo o acórdão que sustenta a procedência da presente tese é evidente que os juros cobrados atualmente pelas Instituições Financeiras são absolutamente ilegais cabendo aos consumidores insurgirem-se contra essas arbitrariedades e ilegalidades sob pena de não o fazendo serem perpetuadas essas cobranças extorsivas de juros que ferem de maneira grave a economia popular.
Caríssim@s
creio que em Portugal é isto que está em vigor. Procuremos confirmar:
Código Penal
——————————————————————————–
LIVRO II – Parte especial
TÍTULO II – Dos crimes contra o património
CAPÍTULO III – Dos crimes contra o património em geral
———-
Artigo 226.º – Usura
1 – Quem, com intenção de alcançar um benefício patrimonial, para si ou para outra pessoa, explorando situação de necessidade, anomalia psíquica, incapacidade, inépcia, inexperiência ou fraqueza de carácter do devedor, ou relação de dependência deste, fizer com que ele se obrigue a conceder ou prometa, sob qualquer forma, a seu favor ou a favor de outra pessoa, vantagem pecuniária que for, segundo as circunstâncias do caso, manifestamente desproporcionada com a contraprestação é punido com pena de prisão até dois anos ou com pena de multa até 240 dias.
2 – A tentativa é punível.
3 – O procedimento criminal depende de queixa.
4 – O agente é punido com pena de prisão até cinco anos ou com pena de multa até 600 dias se:
a) Fizer da usura modo de vida;
b) Dissimular a vantagem pecuniária ilegítima exigindo letra ou simulando contrato; ou
c) Provocar conscientemente, por meio da usura, a ruína patrimonial da vítima.
5 – As penas referidas nos números anteriores são especialmente atenuadas ou o facto deixa de ser punível se o agente, até ao início da audiência de julgamento em 1.ª instância:
a) Renunciar à entrega da vantagem pecuniária pretendida;
b) Entregar o excesso pecuniário recebido, acrescido da taxa legal desde o dia do recebimento; ou
c) Modificar o negócio, de acordo com a outra parte, em harmonia com as regras da boa fé.
Cordialmente,
António Andrade
cá nao é assim infelizmente… o banco de portugal iliba as instituições…
vejam estas decisoes judiciais:
http://www.dgsi.pt/jstj.nsf/0/abfb3928fbb60d9b80256ea80039fad4?OpenDocument
http://www.dgsi.pt/jstj.nsf/954f0ce6ad9dd8b980256b5f003fa814/abfb3928fbb60d9b80256ea80039fad4?OpenDocument&Highlight=0,usura
Ola a todos!!!!
estou de facto atonita com o que tenho lido no blog pk não sabia que existia tanta gente enganada pelo CITIBANK…
Eu estou pelos cabelos desses gajos e já não sei o ke fazer mais para resolver a minha situação!!!
Vou tentar relatar-vos resumidamente o que aconteceu comigo:
em 2006 aderi ao cartão citibank. Fui utilizando o cartão e realizei os pagamentos mensais referentes ao mesmo.em 2007 foi-me proposto aderir a um crédito adicional de 2000.00€ e foi-me dito que ficaria a pagar no total apenas 80.00€ por mês o que nunca veio a acontecer!!! o CITIBANK efectuou então a referida transferência para a minha conta no valor de 2000.00€ e eu efectuei uma transferencia de 1752.33€ para pagamento desse credito adicional.
Tudo muito bem…farta de me cobrarem todos os meses quantias que em nada tinham a ver com os 80.00€ estipulados, este ano em Junho resolvi cancelar o meu cartão. Liguei para la, perguntei quanto devia e eles até foram todos simpáticos e disseram-me que não me iam cobrar os juros do cartão, por causa de uma campanha que existia nessa altura la no banco. Paguei o cartão também atraves de transferencia bancaria e posteriormente recebi uma carta deles a dizer que o meu cartão estava cancelado. ok…pensei que estivesse mesmo td tratado…mas qual não é o meu espanto quando em Julho eles vão à minha conta e retiram-me 100 euros …e no mes de Setembro também!!! liguei para o CITIBANK para esclarecer a situação e eles disseram para não me preocupar pk o que me estavam a retirar da conta eram os juros que me tinham sido perdoados e que por causa de uma falha técnica estavam a ir automaticamente à minha conta. Disseram-me para esperar pk me iam devolver os 200 e tal euros que me retiram…qual quê!!! Esperei esperei liguei para lá mais de 50 vezes a perguntar como estava a minha situação e nada!!! já la vão 2 meses….mandei cartas registadas e nunca ninguem me respondeu…
Hoje cansada desta situação liguei para o Citibank de manha para saber se ja estava td tratado e qual não é o meu espanto quando me dizem q não podem fazer nada porque eu ainda devo ao CITIBANK o crédito adicional que pedi em 2007!!! mas como é que isso é possível? então se eu fiz um pagamento de serviços como é que a divida não está liquidada??? eu tenho o talão em como paguei!!! e sabem o que eles me disseram amigos? que na altura que eu fiz o pagamento para liquidar o crédito tinha que ter avisado o banco…isto não é normal!!! Então eu não tenho um NIB associado ao cartão de crédito, dos quais eles debitavam os pagamentos??? Como é possível eu ter feito a transferência e agora dizerem-me que o pagamento não foi efectuado porque não têm qualquer documento que o prove?? Disseram-me para enviar por fax ao cuidado do Departamento de Cobranças o comprovativo do pagamento. Perguntei se poderia enviar ao cuidado de alguém….para ter uma referência e disseram-me que não poderiam dizer nomes!!!! Fiquei perplexa!!!! Afinal estou a lidar com uma instituição financeira ou com uma Banco fantasma???
Eu estou parva amigos parva!!! já não sei mais o que fazer!!! o facto é que ha uns tempos também mandei uma carta á DECO e não me responderam….
As pessoas do citibank são todas umas mal educadas eu nunca fui bem atendida por ninguem e deixava-me pendurada meia hora no telefone!!!
Eu concordo com a Isabel Costa…sou do norte mas não me custa nd pegar no carro e ir a Lisboa e fazer lá um pe de vento no CITIBANK!!! eu já estou farta!!!
Façam a petição estou convosco!!! qualquer coisa que precisem digam …. a minha mae trabalha no tribunal e tem amigos advogados e juizes…
o que acham que pode mais ser feito???
temos de nos unir!!! eles não nos podem entalar assim!!! ja´não ha respeito???
abraços para todos…
Caríssim@s
O texto que segue é retirado do “Portal do Cliente Bancário” do site do Banco de Portugal. Poderá conter matéria que nos ajude a construir a petição de que temos falado. Entretanto, consultem este Portal no endereço http://clientebancario.bportugal.pt/default.htm e vejam se de lá se retiram elementos que nos possam ajudar.
Não podemos ficar quietos !
Divulguem este Blog – é importantíssimo !
Não tenhamos nem medo nem vergonha !
Cordialmente
António Andrade
Direitos dos clientes –
O Banco de Portugal e os direitos dos clientes
O Banco de Portugal e os direitos dos clientes | Direito à informação | Direito a reclamar | Serviços Mínimos Bancários
Ao Banco de Portugal está cometida, de acordo com a sua Lei Orgânica (647 KB) , a função de supervisão prudencial das instituições de crédito e sociedades financeiras de forma a assegurar a estabilidade e o bom funcionamento do sistema financeiro.
A existência de informação imperfeita nos mercado de serviços financeiros a retalho tem, no entanto, vindo a justificar a supervisão da actuação das instituições aquando do fornecimento de produtos financeiros (prestação de serviços e celebração de contratos) desenvolvendo-se a perspectiva de que os interesses dos clientes financeiros não se esgotam na garantia de não falência das instituições financeiras. A informação caracteriza-se por ser assimétrica – as instituições sabem mais sobre as características dos produtos e da sua própria robustez e solvabilidade financeira do que os clientes) e incompleta – as condições subjacentes à celebração de contratos ou à prestação de serviços não é totalmente transparente para os clientes).
Neste sentido, a supervisão comportamental, consagrada no Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (410 KB) (aprovado pelo Decreto-Lei n.º 298/92, de 31 de Dezembro com a redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 1/2008, de 3 de Janeiro) assume uma importância crescente, sobretudo no âmbito da celebração das relações contratuais onde se procura assegurar, não só um elevado grau de transparência na informação prestada, como também o carácter equitativo das respectivas cláusulas.
Como princípio básico, a Lei de Defesa do Consumidor (Lei n.º24/96, de 31 de Julho, alterada pelo Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de Abril) defende que o consumidor tem direito à protecção dos seus interesses económicos, impondo-se nas relações jurídicas de consumo a igualdade material dos intervenientes, a lealdade e a boa fé, nos preliminares, na formação e ainda na vigência dos contratos.
Com vista à prevenção de abusos resultantes de contratos pré-elaborados, os prestadores de bens e serviços estão obrigados à redacção clara e precisa, em caracteres facilmente legíveis, das cláusulas contratuais gerais, incluindo as inseridas em contratos singulares e à não inclusão de cláusulas em contratos singulares que originem significativo desequilíbrio que prejudiquem o consumidor.
O novo regime de supervisão comportamental (regido pelo Decreto-Lei n.º 1/2008, de 3 de Janeiro) estabelece um conjunto de regras de conduta e de deveres que deverão ser observados, nomeadamente:
As instituições de crédito devem assegurar elevados níveis de competência técnica no exercício das suas actividades e actuar com diligência, neutralidade, lealdade, discrição e respeito no relacionamento com os seus clientes;
As instituições de crédito devem divulgar com clareza as remunerações que oferecem pelos fundos recebidos dos clientes e as características dos produtos oferecidos, bem como o preço dos serviços prestados e outros encargos;
As instituições de crédito devem adoptar e divulgar códigos de conduta, onde constem os princípios e normas de conduta que regem as suas relações com clientes, nomeadamente os procedimentos internos de apreciação de reclamações.
Português é burro mesmo, nem competência pra cancelar um cartão de crédito os caras têm. O mais incrível é que por fazerem parte do apêndice da Europa se acham alguma coisa a mais, quando na verdade, até para a comunidade européia, Portugal é um país que não faz parte dela. Acredito que esse comentário infeliz “Fui atendido por uma pessoa Brasileira; aqui, se me permitem, pensei logo que estava num Chimarrão ou algum café onde fosse comer um grelhado e que uma senhora Brasileira muito simpática me viesse atender… mas nunca pensei que fosse um atendimento de uma instituição bancária. É minha opinião pessoal que pessoas Brasileiras ou com sotaque “africano” pronunciado não deviam trabalhar em Telemarketing de produtos bancários ou outros que exigam uma boa apresentação e seriedade” deveria ser caracterizado como racismo em flagrante, e para o ignóbil que não sabe o que é chimarrão, aí vai um pouco de cultura(difícil de se ter por aí): o Chimarrão é uma bebida típica da região Sul do País e não um local onde as pessoas vão para comer.
Mariana, o comentário sobre os brasileiros de facto foi infeliz, mas é a realidade que temos em Portugal, mas o problema passa pelos gestores destas empresas, que contratam pessoal sem qualificaçao, para poder pagar um baixo salário. Ora em portugal quem aceita um baixo salário (tipo 300 euros por mes) ou sao brasileiros ou sao dos países de leste. Portugueses nao se sujeitam a isso. Nem sequer é preciso lembrar que o Brasil é o 6º país mais pobre do mundo pois nao? E agora esquecendo estes dois comentários infelizes, tanto o seu como o outro inicial, voltemos ao tema inicial que é relacionado com o citibank.
Em relaçao ao citibank, consegui finalmente livrar-me dele e de todos os outros cartoes que tenho. Fiz uma consolidaçao dos creditos na GE. Alarguei o prazo e por conseguinte reduzi as mensalidades em 60%
Abraços
Caro José Santos
Gostava muito de saber como é que você conseguiu essa consolidação. Sabe porquê? Em Maio/Junho, tentei com eles e responderam-me negativamente. Acontece que neste momento a minha situação talvez estivesse em grande parte resolvida, se algumas das Instituições a quem recorri, e não foram poucas, me tivessem ajudado.
A
contece que desta forma, acabaram por me enterrar ainda mais.
Caso me possa ajudar, agradecia-lhe profundamente
Abraços
Consegui na GE MONEY http://www.gemoney.pt/
juntei os cartoes todos e consegui um prazo de 10 anos sem hipoteca. A taxa de juro é alta, mas concentro tudo num só, e alargo o prazo.
Na Cofidis recusaram-me a consolidaçao, dizem que sou muito novo e que ganho pouco (IRS 50.000 EUROS é pouco para eles)
Cumps
Caro José Santos,
Acabo de ler a sua resposta, e fiquei na mesma. A G.M. fez-lhe isso? Será que não lhe pediram pelo menos 1 fiador? Acho estranho, pois todos eles cobram taxas excessivamente altas e a que recorri, levei com a porta na cara. Se o seu IRS é pouco, o que dirão do meu que é menor?
Acha que me pode ajudar?
Grata
MB
Inicialmente aceitaram na GE, mas 48h depois foi-me indicado que a proposta “nao mereceu parecer favoravel”. Fiadores nao dou, e bens como garantia tambem nao. No final desta semana vou ter a resposta de outra instituição, e até lá vamo-nos aguentando….
Acho inacreditavel é a minha taxa de esforço rondar os 11% e ninguem me aprovar a consolidaçao sem garantia hipotecaria (bens imoveis).
Haja saúde que isso é o mais importante, o resto vem depois….
cumps
Estou a viver uma situação parecida.Fiquei desempregada em 30 de Novembro de 2007. No entanto fui mantendo o meu cartão Citibank adquirido anos antes, nas seguintes coindições:deixei de o utilizar, cancelei o pagamento, na totalidade, via TB e passei a pagar o minimo mensal.No entanto, ao pretender accionar o “seguro”, dado o meu subsidio de desemprego ser a “fortuna fabulosa” de 333,33€, responderam-me telefonicamente, que como o ultimo trabalho fora a termo certo, não se aplicava!
Num dos extractos apareceram compras de um jogo: o HABBO! Fiquei surpresa! Como era possivel? Se o cartão deixara de ser utilizado? Como em tempo de vacas gordas, ele tinha sido utilizado por mera experiência nesse jogo, não reconheci essas compras até porque utilizou-se o Habbo português e o que aparecia nos extractos era o britânico. Reclamei e prenchi o formulário enviado para ser analisada uma possivel clonagem de cartão. Até hoje não obtive resposta pelo que “cancelei” o cartão e predispus-me a pagar o que devia e o que seguramente não devia e a quantia mensal minima. Verifiquei desde há 3 meses a impossibilidade de a cumprir na totalidade e tentei negociar. Parecia ter conseguido, dado que á verba mensal foram abatidos quase 100,00€, telefónicamente. No dia aprazado 27 do mês passado depositei a quantia “acordada” qual não é a minha nova surpresa: comecei a receber diáriamente 2 a 3 telefonemas por dia. No 1º deses telefonemas, expliquei que tinha acordado nova mensalidade até pagamento total ao que fui informada de que tal acordo tinha sido um erro e que eu pagava ou o meu nome ia para o Banco de Portugal e a minha Vida diária ficaria muito díficil! HOJE a 2ª pessoa que me telefonou chegou a afirmar agressivamente, se eu estava a espera que o Banco esquecesse a dívida só porque eu queria, apesar de ter reconhecido a dívida – já nem menciono a falta de resposta á minha suspeita de fraude – que não podia pagar na totalidade, nem “fazer” o pagamento até 2ª feira do montante de mais de 400,00€ que me exigia e que não poder pagar era diferente de não querer pagar!
Estou solidária e ajudarei na elaboração da petição!
INFORMAÇÃO: quando se pedia um “cimbalino” na cidade do Porto, estava a pedir-se um café (uma “bica”), porque a primeira máquina de café era da marca Cimbalino.
Daí quando um Português emprega a expressão “estava num Chimarrão” quer dizer que “estava num restaurante de grelhados com o sistema brasileiro de “rodizio” porque o primeiro restaurante do género que abriu em Lisboa chamava-se “Chimarrão”.
Aqui em Portugal quando se dizia e diz cabelo á “Beatriz Costa” não é mais que o célebre corte de cabelo francês denominado “á la garçonne” que usava a falecida actriz portuguesa Beatriz Costa!
Sobre a consolidação de créditos: TODAS as empresas irão exigir bens imoveis ou fiador com bens imóveis!Garanto que quem está desempregado ou empregado com condições de vida diferentes para pior, daquelas com que contratou os cartões de crédito, não vislumbro “saída” a não ser ir pagando o que puder, no entanto o nome constará da Lista Negra do Banco de Portugal; nenhuma entidade lhe consolidará créditos sem “garantias”!Money makes the world go round! E as instituições bancárias não são de caridade nem sequer sabem distinguir entre quem paga até ao ultimo tostão tendo hipótese de diminuir gastos mensais e os que não tencionam pagar…A Justiça é cega, mas nuns casos é só miope ou tem a vista cansada!
Cumprimentos,
Ja consegui cancelar a porcaria do cartao.Como vos disse anteriormente,dirigi me ao edifio onde esta o citibank.A senhora foi mto simpatica mas a simpatia n lhe valeu de nada pq levou uma bela descasca.Meus queridos,se querem resolver os vossos assuntos c o citibank,percam um dia e vao la pessoalmente.Acreditem,eu n era a unica pessoa fula q la estava.
Ja agora,Mariana,os portugueses têm inteligência suficiente para cancelar cartoes,ao contrario dos brasileiros q n percebem o q os portugueses dizem,senao n passavam a vida a dizer “OI?” a tudo o q vos falam.
Oi a todos…eu ainda estou a espera que o Citibank me mande todos os extractos do meu cartão para os entregar a advogada…
e Tb já tenho a Deco a tratar do assunto. Estou admirada de ainda não me terem ligado esta semana do Citibank (eles que me ligam quase todos os dias…) cá para mim a Deco já armou barraca com eles…DEUS QUEIRA!
E na 2da feira já descobri outra marosca…então não é que eles descontavam-me todos os meses um seguro Plano Protecção não sei de quê…que eu nunca aderi?? na altura mandaram-me a proposta pelo correio e eu fiquei de analisar e de devolver a apólice assinada…mas como não estava muito interessada naquilo deixei lá tudo em casa numa gaveta…e eles toca a cobrar-me o seguro todos os meses!! cm é possível se eu nunca devolvi nada assinado? eles podem fazer isso? cd vez estou mais fula com estes srs!!
cá para mim vou fazer como a Isabel Costa fez e mt bem…alg tem de põr esses roubalhões no devido lugar…qq dia tiro um dia e vou a Lisboa desancá-los… Vou ter de fazer 500 km mas não me importo. Vou esperar mais um pouco até me mandarem os extractos, se não o fizerem podem ter a certeza de que a barraca vem abaixo!!!
Camabada de incompetentes…
Bjos a todos***
Sou mais um que se junta ao Blog e que tem problemas com o Citibank.
Sou também, mais um caso em que a vida mudou (para pior) num curtíssimo espaço de tempo, comprometendo temporariamente, o pagamento mensal do lindo cartão dourado Citibank. Aceitei o cartão em 2006 e tive alguns incómodos relativamente aos pagamentos por MB. Verifiquei também, que os pagamentos por este meio, demoravam por vezes, mais de 24h a aparecer no sistema deles.
Por causa desse atraso, eram-me cobrados 25 Euros de multa, e caso não reclamasse, não me eram devolvidos. Nas primeiras duas vezes em que isso ocorreu, os referidos 25 euros de multa foram-me devolvidos. Um bom tempo depois voltou a acontecer mas tive a satisfação de ver que os tais 25 euros tinham sido automaticamente devolvidos – Ou seja, não precisei de contactar o Citibank, o que foi até bastante positivo.
Porém, fiquei espantado com a maior parte dos comentários aqui deixados e gostaria de dizer, ou sublinhar, e como já todos sabem, o Citibank só nos contacta no seu próprio interesse (cobrar ou vender produtos) mas quando erram a favor deles (leia-se: valores cobrados indevidamente ou fora das datas acordadas), obviamente não há interesse em resolver, e muito menos pedir desculpa pelo erro quando assumem a culpa e corrigem. É claro, que quando somos nós a dever, carregam-nos com juros, multas, ameaças, tribunais, penhoras, etc., e nesses casos não nos é possível, ou nem nos passa pela ideia, tentar aplicar-lhes o mesmo quando esses senhores erram.
Isto aplicar-se-ia, claro está, não somente ao Citibank, mas á maior parte de outros casos e entidades desta natureza, sempre que envolvam negócios com dinheiro. De um modo geral, sempre que estas situações fossem a nosso favor, poderia e deveria haver um “mecanismo” legal que nos facultasse mais facilmente a aplicação de juros e/ou indemnizações quando esses senhores erram. Infelizmente, não é assim tão fácil.
Sobre os colaboradores do Citibank, que estão do outro lado da linha a atender-nos quando telefonamos para o Citibank24, e apesar da tal mentalidade “podre” portuguesa, em que sotaques brasileiros, só nas novelas, em restaurantes, chimarrões ou supermercados ou o que for, acaba por tocar, mesmo que de raspão, numa atitude xenófoba que não faz qualquer sentido nos dias de hoje.
Seja brasileiro, africano, ucraniano, chinês ou argentino, há que haver igualdade e respeito pelos nossos semelhantes. Penso que o comentário foi mais do que “infeliz” como alguém depois escreveu – Acho que passou os limites e considero uma grande falta de respeito. Concordo e confirmo o que descrevem nos comentários que dizem respeito ao modo como nos atendem, e também sobre o que descrevem quanto à educação e formação desses colaboradores do Citibank, e aqui o único culpado é o próprio Citibank que não exige educação, boa formação e profissionalismo no atendimento, ainda por cima se contratam estes serviços a alguma empresa.
Com isto, num dos 7 ou 8 SMS que recebo diariamente do Citibank a cobrar, queria deixar aqui parte do conteúdo de um deles em que a mensagem continha um erro de português inaceitável que é o seguinte: “Caso esteja com problemas que IMPIDAM efectuar pagamento….” – Fiquei na duvida se o(a) colaborador(a) quis dizer “IMPEÇAM”, porque não conheço a palavra “IMPIDAM” – A não ser que seja uma palavra usada no Português do Brasil, o que me custa muito a acreditar, mas se isto saiu de um colaborador que não é Português, está explicado – Lá está, falta formação e qualificação.
Tal como escrevi antes, além de devedor, também me tornei uma vitima de perseguição do Citibank, pois recebo em média 7 a 10 SMS por dia, e uns 2 a 4 telefonemas diários, tendo já chegado ao cúmulo de me ligarem para o telefone fixo e telemóvel exactamente ao mesmo tempo, dando mesmo para escolher qual deles atender porque o número exibido no visor eram iguais. Estas chamadas tem origem na espanha.
Para concluir, faço minhas as palavras de alguém, que escreveu aqui no blog : Assumam a divida, aceitem e nunca deixem de pagar o que podem, mas nunca o que lhes exigem e quando exigem.
Por acaso estava a achar interessante o seu blog, e até coloquei nos meus favoritos, mas realmente Rui, foi de uma tamanha infelicidade o comentario sobre “Se por vezes nem eu que falo “Português caro”, quanto mais os Brasileiros”.
Há pessoas que não falam caro, mas conseguem não apenas perceber “quem” mas também os “porquês”.
Se você tivesse raciocinado melhor antes de escrever este post, poderia até ter aprofundado melhor a abordagem do texto, e perceber que os “chimarrões” não tratam-se de apenas do facto de serem brasileiros, mas sim pessoas NÃO QUALIFICADAS que se calhar nem no Brasil teriam tido oportunidade de trabalhar no mercado da banca.
O “chimarrão” vive na sua terra durante anos e só consegue arranjar emprego onde é preciso o trabalho “braçal” por menos de 200 euros e não-verbal; chega em Portugal e descobre que tem BANCOS, empresas de TELECOMUNICAÇÕES dentre outras áreas a contratar qualquer desgraçado que se sujeite a ganhar 300 euros por mes, apenas fazendo trabalho verbal, obviamente que a escolha sempre será fácil.
No Brasil, estes “Ois” que vc se refere, acredite, que para conseguir um emprego deste segmento tem que ter o ensino medio completo no minimo (equiv ao 12ª ano) tem que falar bem, tem que ter curso, passa por um processo de selecção muito rigoroso. Os que são finalmente seleccionado tem direito a contrato de trabalho com ordenado fixo e condições privilegiadas.
Já deve ter reparado que sou brasileira, estou cá a viver e a TRABALHAR a quase 4 anos. Tenho muita vergonha quando muitas vezes deparo-me com patricios meus a fazer vergonhas na vossa terra. Sim, sinto vergonha, mas também sinto repulsa pelo facto do vosso país não vos oferecer um ordenado decente, oferecem condições abaixo da media europeia, com a vergonha dos recibos verdes, dos contratos de 3 meses onde o empregado é despedido após o periodo; vocês deviam andar revoltados com este sistema, deviam andar com repulsa de existir empresas destas, mal-pagadoras, que nem voces querem para trabalhar. Sobra para quem?? para os caboclos que só sabem dizer “oi” e “heins”… mas não deixo passar ao lado aqueles que falam “prontis”. E olha que também há montes destes também.
Sou chefe de equipa e tenho orgulho na equipa que tenho, eu tambem trabalho para uma empresa de vendas, que contratam a 4 horas, a meio ordenado minimo mas tenho a malta a fazer muito mais que as 4 horas, somente na esperança de chegar no final do mes e ter as comissoes pagas para lhes chegarem ao bolso mais que os 225 euros.
Eu adoro o vosso país, não voltava a trocar pelo meu. Todos os amigos que tenho cá são portugueses, a minha familia cá é portuguesa, na minha cozinha tenho culinaria portuguesa. De diferente no meu meio sou somente eu e o meu gato, de raças diferentes.
Desculpa o texto longo, quase que o transferi para o meu blog, mas desabafei aqui. Peço-vos que deixem em paz o povinho ignorante que fala mal lá da minha terra, peço-vos que lutem pela punição dos que vieram lá da minha terra para fazerem m…. no vosso país, mas que nao se esqueçam, as putas existem porque há clientes, assim como voces têem profissionais mal qualificados nas empresas porque estas pagam por um punhado de arroz. A culpa é de quem????
Uma última pergunta: O Rui nao comenta os comentarios deste post?
nao percebo os dois ultimos comentários, este topico nao era sobre “CITIBANK” ? Deixem lá os brasileiros sossegados no seu canto e falem é de assuntos relacionados com o tema.
Sou cliente do citibank mas com muito, mas muito arrependimento.Fui contactada um dia por alguem que fazia uma “promoçao” de um produto intitulado por Plano de protecçao familiar. Disseram-me que iriam enviar a proposta pelo correio, eu concordei em receber a proposta mas nunca cheguei a subscrever o tal produto, pois nao devolvi a dita proposta assinada.Qual o meu espanto qdo uns meses depois reparei no extrato que me andavam a debitar mensalmente 15,75€.Ainda por cima me cobraram uma comissao de excesso de linha de credito no valor de 20,00€ excesso esse que foi originado pelo tal debito directo por eles concedido.
Acho extremamente abusivo esses srs “meterem a mao” nas nossas contas sem o nosso consentimento.
Obrigado
Eu também sou cliente do citibank, e também acho que vivemos num pais sem Leis onde o Banco de Portugal nada faz para combater os criminosos e agiotas das nossas instituições financeiras e leia-se o seguinte:
“Actualmente as taxas de juro bancárias estão praticamente liberalizadas como resulta do disposto no nº. 2 do Aviso 3/93 de 20 de Maio de 1993, onde se lê “são livremente estabelecidas pelas instituições de crédito e sociedades financeiras as taxas de juro das suas operações, salvo nos casos em que sejam fixadas por diploma legal”.
Ora Portugal deve então ser dos poucos países a nível mundial onde os bancos podem bem cobrar a taxa que lhes convém, sem que sejam chamados “agiotas” e que cobrem taxas usurárias de 29% ao ano, pondo em causa a ruína patrimonial das pessoas em Portugal, Artigo 226 do código penal, já agora porque não cobram 30% ou mais e andam sempre ali nos 29 virgula qualquer coisa.
De salientar no entanto que o citibank cobra a módica quantia 23,35% nas compras efectuadas com os cartões classic e gold e de 27,51% para cash advance e crédito imediato ou de 27,63% para crédito especial. Ou seja só para dizerem que nao chegam aos 29%, mas o mais engraçado disto tudo é que nas aplicações a prazo que disponibilizam aos seus clientes pagam a milionária quantia de 4% ao ano, UAU, grande fortuna ou seja ainda ficam a ganhar 23% do crédito imediato que concedem aos clientes.
Deverá também ser ainda salientado infelizmente que o citibank não consta das entidades financeiras que aderiram aos serviços minimos bancários do banco de Portugal, sendo estas:
As instituições de crédito que aderiram ao protocolo dos serviços mínimos bancários são: o Banco Comercial Português, o Banco Espírito Santo, o Banco BPI, o Banco Santander Totta, a Caixa Central do Crédito Agrícola Mútuo, a Caixa Económica Montepio Geral, a Caixa Geral de Depósitos e o Finibanco.
Logo o citibank não está obrigado a divulgar os seus contactos telefonicos, nomes de pessoas, ou e-mails aos seus clientes, porque estao protegidos dentro das leis.
Resumindo quer para o citibank quer para outras instituições que abusam da confiança que nós clientes pomos nestas entidades, alguma coisa tem de ser feita e eu DESAFIO A DECO,da qual também sou sócio e ultimamente também tem medo de lutar contra estas injustiças, a fazer uma petição online que possa ser entregue na Assembleia da replublica para que seja alterado o aviso nº3/93 do Banco de Portugal em que estipula que as taxas de juro são livremente estabelecidas pelas instituições bancárias, e que passe a ser lei que taxas acima dos 12% seja considerado usura, como é no brasil desde 1933.
Obrigado
Exms. Srs.,
Sou cliente Citibank, á cerca de 8 anos , em meados do ano corrente, tive um problema financeiro que implicou o atraso de algumas mensalidades .
Entretanto fiz uma entrega de parcial conforme o acordado com a instituição de forma a evitar complicações com o Banco de Portugal ( situação que não se verificou da parte deles , esse pagamento parcial foi efectuado , mas eles não cumpriram com o acordado).
Entretanto , durante o mês de Setembro, fiz uma amortização á divida no valor de 5000€ ( sendo a divida total de 10.000€).
Antes de efectuar pagamento , foi efectuado o contacto com essa instituição( Citibank) , onde pretenderia a confirmação de que os meus dados seriam retirados da Credinformação, após esse pagamento. A confirmação foi efectuada pela assistente que me atendeu, confirmando, que sim , após efectuar o pagamento desse valor (5.000,00) os meus dados seriam retirados da Credinformação. Essa informação era fundamental , uma vez que me permitiria o pagamento total no prazo máximo de 2/3 meses.
Uma vez que a taxa de juro aplicada ao Citibank , ronda os 23% e tinha um plafond dos restantes 5.000,00€ numa outra instituição de credito ,onde poderia solicitar posteriormente um plafond mais reduzido , e com uma taxa de juro bastante mais baixa, e a minha situação com o Citibank ficaria resovida.
Qual o meu espanto esta semana , quando tento fazer essa transacção na Cofidis, e de facto existe uma incidência com o Banco de Portugal, incidência essa , relacionada com o Citibank ( Nunca tive qualquer tipo de problema em relação aos pagamentos dos meus empréstimos com essa excepção).
Entrei em contacto com o Citibank , para alem da operadora ter sido extremamente arrogante , e não ter tido qualquer tipo de educação, acabei por me exaltar e pedir para que me ouvisse, e nesse instante desligou a chamada e gritou.me. Fiz a tentativa de contacto , mas a chamada era atendida pelo assistente e desligada de imediato. Ao final da 4ª tentativa , falei com a responsável , onde me informou de que a assistente que me tinha informado de que o meu nome seria retirado da “ Credinformação , tinha cometido um erro e que a informação não se encontrava correcta, ou seja, isso apenas aconteceria no dia que liquidasse a divida totalmente.
Cometi de facto um erro , mas tentei repara lo da melhor forma , baseada na informação que me foi dada . Actualmente tenho uma divida para com o Citibank no valor de 5000,00€ , onde faço o pagamento mensal no valor aproximado de 300,00€ , dos quais 200€ ( aproximadamente)
É para o pagamento de juros.
Sinto me enganada , altamente prejudicada !!!!!!!!!!!!!!!O Citibank , não tem qualquer tipo de dialogo e é quase impossível chegar a qualquer tipo de acordo negociando directamente com eles.
Não é possivel que estes fulanos continuem a fazer o que bem pretendem
Vi nos Blogs atrás a criação de uma petição. Concordo plenamente !
Aqui está mais um descontente…
O meu caso com o Citibank, foi que durante 4 meses seguidos, eles cobraram 25€ por Comissão de Atraso de Pagamento e 10€ por Comissão de Pagamento Rejeitado. Dá no total 140€.
Uma vez que na data limite de pagamento, sempre tive dinheiro na conta, telefonei-lhes e fui informado que eles fazem as cobranças por transferência, 48 horas antes da data limite de pagamento e é esta a forma que têm para ter o dinheiro na conta deles no dia limite.
Como não existe nenhuma cláusula no contrato que possibilite esta pratica, escrevi-lhes uma carta registada com aviso, há dois meses, a pedir a devolução do dinheiro.
Se a data limite para pagamento for por exemplo dia 30, nada me obriga a ter dinheiro na conta 48 horas antes e se o dinheiro demora 48 horas a ir da minha conta à deles, o problema não é certamente meu. Não tem qualquer sentido, é no mínimo coisa de idiotas!
Hoje escrevi-lhes outra carta e se passado uma semana após a recepção não tiver o dinheiro na conta, claro está que vou reclamar com os do costume: Banco de Portugal, Deco e Provedor de Justiça (ainda tenho que ver para que é que serve exactamente o provedor de justiça).
Mais uma vez o Citibank a demonstrar o desprezo que tem pelos seus clientes.
Cuidado com os pagamentos em atraso CITIBANK.
Comigo aconteceu o seguinte: tenho um valor descoberto autorizado no meu banco, que permite entre outros fazer os pagamentos ao citibank quando a conta nao tem fundos. Nao me perguntem porquê mas os ultimos dois pagamentos foram recusados (segundo informação citibank) e foi-me pedido que fizesse o pagamento manual. Liguei a confirmar se nao iriam duplicar o pagamento (uma vez que tenho o debito directo activo), e confirmaram que nao, que o debito directo só iria ser reactivado em janeiro e que agora teria de pagar através do multibanco.
Assim que termino de fazer o pagamento no multibanco (da mesma conta, que tem sempre saldo autorizado), e peço um talão com os movimentos, qual é o meu espanto quando vejo que tinham acabado de tirar da minha conta o mesmo valor!
Resultado: paguei o valor em duplicado este mês, para alem das taxas já referidas por atrasos no pagamento e taxas de devolução.
Conclusão: perderam mais um cliente, pois segunda-feira vou pegar nos 3.000 EUROS que recebi este mês de ordenado e vou liquidar a minha conta com o CITIBANK.
PS- nao quero nem falar dos sms e dos telefonemas ameaçadores que recebi entretanto…….
Espero que o google indexe rapidamente esta página no seu motor de busca, para que seja das primeiras quando alguem pesquisa sobre o “CITIBANK” e fique a saber a vergonha que se passa em Portugal….
No meu caso não houve nenhum pagamento em atraso.
Quando se paga por transferência, o Citibank vai à nossa conta 48h antes da data limite e é dessa forma que têm o dinheiro na conta deles, exactamente no dia limite e o que eu acho é que não tenho nada que ter dinheiro na conta antes da data limite.
Assim cancelei a autorização de débito e pago nas ATM, sempre no último dia. Só não pago às 23h:59m, não vá a caixa multibanco estar com alguma avaria.
Entretanto caso haja novos desenvolvimentos digo qualquer coisa.
Boa noite,
Peço desculpa por me estar a intrometer no vosso cantinho de intrigas mas nao pude ficar calada com os comentários que li aqui… Só tenho um comentário a fazer: “Ninguém vos obriga a gastar o dinheiro que vos oferencem, o marketing pode até ser agressivo mas ninguém obriga ninguém. por isso são reponsáveis pelos vossos actos. Gastar é Bom, Pagar está quieto.”
Se lessem pelo menos o acordo de utilização,antes de (pelo menos) utilizarem o cartão, eu nao tinha repetir milhares de vezes as mesmas coisas. Eu trabalho no citibank e sabem que mais meus senhores? O meu trabalho e relembrar-vos que há regras impostas pelo Citibank. Chama-se Acordo de utilização! E É TAMBÉM INFORMA-VOS DO QUE JA PODIAM TER LIDO. PELA VOSSA PREGUIÇA O MEU TRABALHO… gostam quando vos oferecem dinheiro nao gostam quando vos pedem para pagar….
Atenciosamente,
Luisa Andrade