web analytics

Mensagem aos Jornalistas Portugueses

Mensagem aos Jornalistas Portugueses

Mensagem aos Jornalistas Portugueses

Bom dia,

O meu nome é Rui Cruz, e sou um blogger, assumo-me a partir de hoje como bloggerjornalista, uma palavra nova que inventei há coisa de 15 minutos. Nunca fui à Universidade, acho que é uma patetice aprender coisas que não me interessam para fazer uma coisa que gosto. E quando se gosta, não precisamos de aprender, precisamos de usar a paixão que temos pelo que fazemos.

Há uns anos comecei mal a querer a transparência da informação, exactamente neste blog. Comecei com a crítica. Mas não é com críticas que vou lá. Tenho que explorar as matérias, dar a informação e deixar que as pessoas a interpretem como pretenderem. Parece simples, mas na verdade é bem complicado. É o que faço agora.

A maioria dos Jornalistas não têm artigos de “Copyright” nem deles, nem do grupo de media para o qual trabalham. Tem antes artigos de “copy right”. E por vezes, nem o “copy paste” sabem fazer correctamente. Deixo-vos o seguinte pensamento, se uma grande empresa resolver comprar publicidade em todos os Jornais, irá a mesma nunca ser alvo de notícias “más”? Parece que não.
O Jornalismo que vejo em Portugal é em mais de metade um atentado a uma incorrecta informação sobre os factos. Acho até que deviam contratar bloggers e despedir o Jornalistas, porque hoje a verdadeira informação está nas pessoas que as deixam escrever. Acham que isto é uma crítica? Nem sonhem, porque eu tenho provas, para variar.

  • Vejam este artigo na visão, O zodíaco mudou. E agora, qual é o seu signo?. Este artigo foi escrito sem qualquer conhecimento de causa, sem qualquer apuramento da verdade e sem noção de como criar uma noticia que prenda o leitor até ao fim.
  • Para não dizerem que pode ser um artigo ao acaso, vejam a quantidade de media que falou de eu alojar um mirror da wikileaks. Quantos falaram do Tugaleaks? Quantos falaram da investigação que fiz com a ZON? Ora, e porque é que não falaram? Porque não lhes convém. Será que convém a algum media encostar à parede um grande ISP Português? Duvido.
  • Vejam também o caso da ACAPOR, esta notícia com o grande titulo ACAPOR vai denunciar mil piratas portugueses por mês, é surreal. Pior ainda quando entramos e vemos uma caveira e duas espadas. Acho que toda a gente goza da qualidade de inocente até prova em contrário, e apelida-los de piratas sem provas é estranho. Depois, o resto da notícia fala por si.

Serei só eu a ficar exigente? Acho que não. Eu pelo meu lado irei continuar a publicar informação verificada, com fontes confirmadas e com consciência do que estou a dizer. Não sou Jornalista. Apenas fundamento a informação que dou.

Rui

Imagem por Masternewmedia

Comentários

Last modified: 17/01/2011

× Close