web analytics

O WordPress come acessibilidade ao pequeno almoço

Como desenvolvedor de conteúdos profissionais para a web, recomendo o WordPress. O WordPress é a ferramenta mais intuitiva, fácil, grátis, de código aberto, testada e re-testada à face do planeta. Não acreditas? Continua a ler.

Criar uma página acessível significa que todos a podem ver. Tanto quem vê mal, como quem não tem braços, etc. Mas não nos ficamos por aqui. Temos que ter em conta o Internet Explorer 4 no Windows 98 do meu amigo que vive em África com um PC com 256MB de RAM e uma ligação dial-up. Temos que ter em consideração a minha avó que veio à Internet a primeira vez. Em suma, temos que contar com toda a gente.

Saído do forno

O WordPress conta com a sua plataforma core – tanto no site em si como o BackOffice de administração – totalmente acessível, um estilo limpo, alt tag’s, com funções e sistemas documentados, etc. A partir do painel de administração consegues instalar temas. Existem mais de 1.200 temas com HTML e CSS válidos, assim como cerca de 5.000 themes não oficiais dos quais o WordPress.org não garante a sua qualidade, no entanto a maioria usa código claro e acessível ao utilizador. O número destes temas aumenta diariamente.

Na refeição

Ao longo do uso do WordPress existem mais de 10.000 plugins que conformam também com os standarts Web. Melhor ainda, assim como os themes podem ser instalados directamente pelo BackOffice do WordPress, tornando a sua instalação fácil e intuitiva. O teu site nunca é igual ao outro no que toca ao funcionamento. E ao design também não, pois para quem é aventureiro consegue editar – para variar, também pelo BackOffice – o design do site com um editor. E no caso de perceberes pouco de PHP, o editor ainda te oferece documentação sobre a função que queres editar, para poderes ganhar conhecimentos.

Na digestão

O tempo passa. Não precisaste de seguir os meus conselhos de acessibilidade web porque tudo isto já vem embutido num software criado por contribuições de todo o mundo, numa comunidade de espírito aberto e sensível a todo o tipo de necessidades – quer da web, quer da plataforma que desenvolvem. Não precisas de gastar dinheiro em plataformas específicas, nem em auditorias de qualidade. Tudo isto existe de raiz com o WordPress.

Em suma, se pretendes uma refeição estável, sugiro-te a cereja no topo do bolo do WordPress que é actualmente a plataforma mais acessível na Internet.

Rui

Comentários

Last modified: 17/08/2010

× Close