3 razões para não usar Google AdSense

Rui Cruz
Criado a

Logotipo Google AdSense

Este tópico parece polémico, mas depois de lido, faz todo o sentido. Todos nós pensamos que Google AdSense é o mundo. Inclusive um grande Webmaster Português, Rui Augusto, anunciou no seu blog que a sua maior fonte de rendimento tinha sido o Google AdSense. Embora respeite quem use, e eu próprio uso, devo dizer que recentemente retirei de alguns dos meus sites o serviço de publicidade da Google por três motivos muito simples:

O clique tira-te um visitante de cada vez

Já está na altura do AdSense levar um target=”_blank” nos links, não acham? Reparem que cada pessoa que clica SAI DO VOSSO SITE e vai para OUTRO SITE que pode ter MENOS QUALIDADE. Isto é grave. Pensa na quantidade de visitas que podias manter ao blog. Imagina que um user vem referenciado por bombas de gasolina ao teu site. Chega ao teu site e vê um anúncio da BP a oferecer descontos em gasolina. O user vai ao teu site, para ir a outro anúncio que é pago. E tu ganhas 0.10€ ou ainda menos por um visitante perdido. Interessante, não é?

O teu site pode ficar mal visto

As empresas como a Netaffiliation e a NetLucro aprovam individualmente os sites para os anunciantes. Porque raio é que nós temos, à partida, de aceitar todos os anunciantes que o AdWords oferece? Com a quantidade de convites grátis que existem e a facilidade em que usas um MBnet, fazes pós-pagamento da conta e cancelas o cartão logo de seguida, ficando ainda assim a usar o convite, assusta-me. E assusta-me mais que essas pessoas possam colocar em alguns websites meus publicidade que eu não aprovo e que pode ser não só concorrente à minha ideia ou modelo de negócio, como também mal vista pelos utilizadores. E nesta última opção, os utilizadores “normais” não vão querer saber se somos nós ou não que colocamos a pub. Fazem-nos uma “tag” e podem nunca mais voltar.

Recebe novos posts por e-mail

Há nichos que perderam a piada pelo valor ridículo da publicidade

Certamente alguns de vocês usam relatórios por URL e apercebem-se que por exemplo 4 cliques dão 0.16EUR. Isto é 0.04EUR, ou seja, quatro cêntimos. Vale a pena? Há nichos que são tão batidos, mas mesmo tão tão batidos, que a receita da publicidade que chega nos chega não vale a pena. Vale a pena termos menos cliques e mais subscrições em novos produtos divulgados por nós, onde sabemos no que nos estamos a meter.

E neste caso, qual é a solução?

Subscrições por e-mail. Falo desse assunto amanhã no blog.

Rui