A importância da logística na sua campanha de marketing digital

Rui Cruz
Hoje em dia fazer uma campanha de marketing de um produto é muito mais do que colocar anúncios online e esperar que as coisas se vendam. É preciso tratar de vários passos, e por isso, este artigo vai servir para enumerar os passos necessários para conseguirmos uma boa campanha a todos os níveis.
RGPD e site
Devemos tratar do Regulamento Geral de Proteção de Dados, é algo muito importante que mais dia menos dia a CNPD pode começar a “multar”.
O site deve ser um site rápido, é mesmo muito importante não se utilizar alojamento partilhado em lojas online, e investir algum dinheiro por exemplo numa VPS de alta performance.
Recebe novos posts por e-mail
Dito isto, devemos também olhar a outros aspetos do site com por exemplo a compressão das imagens, o “minify” do Javascript e o CSS, etc. Tudo isto para que o site fique rápido.
Definir métodos de entrega
Devemos também definir claramente como é que vamos entregar a nossa encomenda, caso se trate de um produto físico. No caso de produtos físicos o site Sendiroo é um bom comparador de envio de preços, não só dentro de Portugal como também para outros países.
Depois devemos ter algum método o mais automático possível para que as encomendas sejam enviadas o quanto antes, uma vez que estas compras on-line são sempre entendidas como “devem chegar ontem ou então está atrasado”.
Definir métodos de pagamento
Os métodos de pagamento devem ser totalmente automáticos, hoje em dia existem soluções não só para referências multibanco como também para cartões de crédito que nos deixam tudo totalmente automatizado. Além disso, devemos também olhar as taxas que são cobradas por tais serviços, devendo sempre escolher o serviço que nos dá uma taxa mais atrativa porque o serviço em si é… exatamente o mesmo.
Se existir a necessidade de colocar por exemplo um pagamento por transferência bancária, isto vai dar bastante transtorno na automatização da loja on-line. Portanto esse pagamento deve ser utilizado apenas em último recurso.
Facebook Ads vs. Google Ads
A diferença entre anúncios do Facebook e do Google é muito simples: no Facebook nós mostramos as coisas a quem pode ou não estar interessado, mas quando utilizamos o Google sabemos que a pessoa está à procura daquela informação que nós estamos a dar.
Para as pessoas que me perguntam, se isto for uma coisa que muitas pessoas procuram on-line, podemos então utilizar os anúncios do Facebook, mas foi uma coisa muito específica, um nicho de mercado que não está ainda muito explorado, então neste caso os anúncios do Google são os mais indicados.
Follow up, por e-mail
Depois da venda estar toda feita, e o cliente estar satisfeito, é tempo de enviarmos um pequeno e-mail com o questionário sobre serviço. Isto vai fazer com que possamos mais tarde mostrar essas estatísticas no site, e se forem boas vão certamente fazer com que as pessoas tenham uma métrica real e válida para compararem e comprarem na nossa loja.
Portanto, todas estas dicas são muito importantes, são apenas um esboço de tudo aquilo que pode ser feito numa campanha de marketing, mas são meio caminho andado para o sucesso.