Acessibilidade na rede de directórios do SAPO #2
Rui Cruz
Para saberem do que estou a falar, vejam o post #1 neste link.
Falei há mais de um ano num problema que afecta várias pessoas em vários sites. Falei especificamente no grupo de sites do SAPO, primeiro por estar ligado ao Grupo PT.COM (ou PT qualquercoisa) e segundo por a Fundação PT, também ligado ao mesmo grupo ter acções de melhoramento das condições de deficientes visuais ao longo dos anos anteriores. Pena é dentro do mesmo grupo haver tanta diferença de igualidade.
Faço aqui o resumo dos problemas que após um ano ainda se mantém, segundo o meu conhecimento:
Blogs do SAPO
– A imagem de verificação não pode ser lida por deficientes visuais
– Em alternativa, não existe um sistema sonoro para ouvir a imagem
– A incompatibilidade com outros browsers (Seamonkey por exemplo, um browser da Mozilla Fundation)
– A falta de uma opção de cookies ou similares que nos permita NÃO ter que dizer se temos (ou não) um blog no SAPO – algo que não foi referido no meu blog
– Nem as recentes modificações do SAPO melhoraram a interface.
NOTA: parte destes problemas são os mesmos do ano passado
Recebe novos posts por e-mail
Messenger SAPO
– A publicidade na página inicial da oferta de chamadas e de ganhar uma webcam está sem legenda. Não é só este acto, mas também o de ser de longe, a nível pessoal, o melhor conteúdo da página, pois a página tem pouca informação técnica ou uma imagem “detalhada” de como acontece ou é o programa, apenas uma imagem
– O programa não é acessível com leitores de ecrã, dando demasiado foco ao design e minimizando as suas funcionalidades.
Site SAPO
– Uso de tab’s virtuais para mostrar conteúdo, o que não só dificulta a leitura e navegação a pessoas com problemas motores como visuais.
– Impossibilidade de ver o site correctamente e facilitar a navegação de conteúdos em PDA’s e telemóveis (testado com HTC TyTN II, Windows Mobile 6, Internet Explorer).
Em suma, passado um ano sobre recomendações feitas e apoiadas por diversos utilizadores, o SAPO continua igual em vários serviços, e continuam a ser apontados os mesmos erros.
Por este mesmo facto, enviei novamente um e-mail ao SAPO, citando este artigo, na esperança de para o próximo ano vir a falar melhor do maior portal português.
Já agora, em tom de desafio para a equipa de blogs do SAPO (hello there) que é uma das áreas onde o SAPO apostou forte neste último ano, porque não criar mais dinamismo oferecendo visitas à vossa “chafarica”?
Rui