web analytics

Acesso ao computador: 4 ferramentas de produtividade gratuitas

Acesso ao computador: 4 ferramentas de produtividade gratuitas

O acesso ao computador por pessoas tornou-se no femónemo mais falado dos últimos 15 anos. A evolução tecnológica é tão grande que o software de hoje não é o mais recente amanhã. Por isso, temos que deixar o nosso computador pronto para um trabalho ou lazer. Se formos usar as ferramentas mais comuns para o efeito, além do PC e, na maioria dos casos, do Windows que vem com ele, teriamos que gastar centenas de euros em software adicional já para não falar nas tuas respectivas actualizações. Hoje, vou provar como isso é desnecessário.

1 – Solução de e-mail
Hoje em dia usar o Microsoft Office Outlook é a forma mais profissional e também dispendiosa de usar um serviço de e-mail num cliente baseado no computador. Recomendo o Thunderbird.
O Thunderbird é multiplataforma (Windows, Linux, etc.) e dispõe da maior parte das características que o Outlook tem. Se mesmo assim quiseres podes colocar o Theme Outlook no Thunderbird para te sentires mais em casa.
Valor a poupar: mais de 100EUR.

2 – Solução de edição de texto, apresentações e folhas de calculo
Como não podia deixar de ser apresento-vos, para quem ainda não conhece, o OpenOffice. Também ele multiplataforma, permite o manuseamento de vários tipos de ficheiros incluindo os recentes .xlsx, docx, etc, referentes ao Office 2007 e superior. Também ele equipado com funções comparativas às do Microsoft Office.
Valor a poupar: mais de 200EUR.

3 – Alojamento de ficheiros
Hoje em dia toda a gente fala no DropBox. Já imaginaste o valor do disco rígido externo para backups que vais poupar?
Valor a poupar: cerca de 30EUR.

4 –  E se as tuas necessidades forem grandes…
Por vezes um PC não nos chega. Existe diverso software que corre num PC apenas, numa distribuição de Linux, etc. Para evitar isso, ou para teres dois ambientes sem muito custo existe o VirtualBox. O VirtualBox é um sistema de virtualização, ou seja, divide os recussos do teu PC e cria um outro ambiente dentro do teu Sistema Operativo principal. Podes correr praticamente qualquer Sistema Operativo
Valor a poupar: indefinido

Como vêm, a tecnologia não é cara. Deixo aqui o meu agradecimento aos milhares de desenvolvedores, alguns deles voluntários, em projectos que visam sobretudo a criar um produto de código aberto, mas sobretudo, de espírito aberto. Saibamos dar valor a quem nos ajuda, mesmo sem nós o entendermos como ajuda.

Rui

Last modified: 24/11/2010

× Close