Alternativas ao Windows XP para o aquele PC velho que tens lá de casa

Rui Cruz
Criado a

O Windows XP acabou. E agora? Vale a pena mudar para outra coisa ou vamos por o PC velhinho no caixote do lixo? Eu acho que vale a pena mudar. E deixo algumas alternativas.

O Windows XP serviu-me desde 2003 a 2010. Quando este foi lançado em 2001 tinha eu ainda um 98SE (original, claro) e continuem até que o PC que usava pifou.
Entretanto, conheci o que na minha opinião foi até hoje o melhor produto da Microsoft: o Windows XP. Era leve se o tweaklasses, é ágil se lhe pusesses um bom processador e uma boa RAM e é acima de tudo foi o mais distribuído no boom da informática.

Agora o Windows XP acabou, e muitos de vocês (eu não, porque a bófia há dois anos levou-me os PCs velhinhos todos) têm computadores velhos e potencialmente vulneráveis.
Há formas de contornar isso, sendo elas o uso de distribuições de software livre conhecidas também como “distribuições de Linux” ou ainda “software de borla feito em colaboração por pessoas de todo o mundo“.
Todas estas distribuições que vou mencionar, têm um “live CD”, ou seja, podes testar antes de a instalar, embora o teste numa pen drive seja significativamente mais lento. De igual forma, todas correm com 512MB de RAM e num Pentium 3 (1GHz de preferência).

 

Recebe novos posts por e-mail

Zorin OS

zorin-os-screenshot

Esta distribuição é baseada em Ubuntu e o que a difere das outras é o facto de ter um “modo XP”, ou seja, um theme muito parecido com o XP. Tem o menu inicial, as opções habituais de desligar, suspender e afins.
Visita o site oficial, faz download ou cria um Live CD/PEN com o UNetbootin.

 

LXLE

lxle-screenshot-100030486-large

O LXLE é baseado no Lubuntu, ou seja, a versão “lite” do Ubuntu e assume-se como uma distribuição que  “da vida o teu PC antigo”. Tem algumas definições próprias para netbooks, ou seja, é mais apropriado para portáteis. O menu do “XP style” não é tão bom como o Zorin e não tem um a taskbar tão parecida como a do XP. Mas, faz o seu trabalho e é mais rápido
Visita o site oficial, faz download ou cria um Live CD/PEN com o UNetbootin.

 

Ubuntu

ubuntu12.04-screenshot_5

Este Sistema Operativo dispensa apresentações. É dos mais usados para utilizadores que chegam ao Linux e dizem “bora lá experimentar”. Não é nada com o XP, nem tenta imita-lo. No entanto, ao longo dos anos, a parte gráfica do Ubuntu tem sido tão perfeita, na minha opinião, que apenas tens que ir á linha de comandos quando queres alterar uma configuração ou quando queres correr aplicações específicas.
Visita o site oficialfaz download ou instala-o como dual boot com o Windows.

 

Windows Vista

screenshot_windows_vista_task_manager

Não se riam, é verdade. Se queres mesmo ficar com o Windows, escolham o Vista – que é pago, vai deixar de ter suporte mais ano menos ano e é um software proprietário. Acontece que o Windows Vista vem com muitos serviços que não precisas activos por defeito, mas usando tutoriais como este podes coloca-lo numa forma razoavelmente boa.
Aqui não há links, isto paga-se… acho eu. 🙂

 

Mas, se quiseres deixar o teu PC para o lixo, pensa duas vezes e oferece-mo que eu dou-lhe uso, ou então visitarem a página do Colectivo 1000101, que recupera material informático para montar/recuperar peças boas e que distribui computadores a projectos sociais e pessoas carenciadas.