Como criar um ampliador de ecrã portátil
Rui Cruz
O grande problema dos ampliadores de ecrã – e também dos leitores de ecrã – é que lhes falta mobilidade. Dou como exemplo o MAGic da Freedom Scientific que para ser portátil precisa de drivers instalados no PC, uma pen drive para o ampliador e outra para o dongle. Ou pelo menos uma pen drive e correr a aplicação em 40 minutos.
Um ampliador de ecrã serve para uma pessoa com problemas de visão ou com a visão “cansada” conseguir ver o que está no ecrã de forma mais ampliada. Isto diminui o campo de visão mas aumenta o tamanho de toda a área do Windows.
Agora, o que vou explicar aqui é como podemos criar um software de ampliação portátil que pode correr em Windows 2000/XP/2003/Vista e pode ser levado numa pen drive.
Os passos para a criação desta “pen portátil” são:
– fazer o download do ficheiro aqui e se o link não funcionar passar por aqui e procurar outro mirror;
– copiar o ficheiro para a pen drive, de preferência numa pasca por questões de organização
– criar um ficheiro autorum.inf com a seguinte informação (nota que aqui escolhi a pasta DesktopZoom, e devem fazer a alteração caso escolham outra pasta na pen drive):
[autorun]
open=DesktopZoom/DesktopZoom.exe
icon=DesktopZoom/DesktopZoom.exe
action=Iniciar DesktopZoom
label=Ampliador DesktopZoom
– Já está! Esparavas mais passos? Enganaste-te. 🙂
Recebe novos posts por e-mail
Este software não é tão bom quanto os softwares pagos, mas está ao nível da utilização normal nos softwares da área e dá para “desenrrascar”.
Coisas a melhorar no software:
– ter um bom sistema de “tracking” de texto;
– colocar mais opções para rato e ampliar o rato de acordo com a ampliação (neste momento o rato fica sem ampliação, o que é confuso).
Dúvidas? Sugestões? Mandar-me à fava? Posta aqui!
Rui