Análise ao FLiP8

Rui Cruz
Criado a

Imagem do produto FLiP8Corretor ortográfico, dicionários específicos, correção para o novo acordo ortográfico, sinónimos, conjugador de verbos e muito mais. Este software é pago, mas não deixa por um segundo de valer o dinheiro que custa. Paguei pouco mais de 60EUR e só tenho a recomendar.

O FLiP8 a melhor invenção para quem não sabe ou não se preocupa com o que escreve criada depois da roda, exceto talvez a invenção do Primeiro Ministro que veio dizer dos emigrantes que “vinham contribuir para um país mais pobre”. Certamente se ele tivesse o FLiP8 não nos teria dado momentos de riso agudo.

Imagem do menu do FLiPEdNormalmente uso o FLiPEd, um editor de texto mais simples e parecido ao Word 97 (ainda se lembram daquela beleza e simplicidade?). Escolho também este editor de texto porque tem também do lado direito uma ferramenta essencial de tradução e de sinónimos Permite ainda guardar o texto em PDF.

De destacar também o addon que a Priberam, empresa detentora da marca FLiP, criou para Firefox. Procura o significado de palavras diretamente no dicionário do site da referida empresa.
Além do Firefox, o iPhone não ficou esquecido, tendo também uma aplicação para o mesmo na App Store.

Recebe novos posts por e-mail

No que diz respeito ao corretor para o novo acordo ortográfico, todos nós já adultos fomos ensinados a escrever com o antigo corretor ortográfico, e agora este software ajuda-nos a fazer a transição. De sugestão deixo que as palavras fiquem com um sublinhado diferente (amarelo, por exemplo) para vermos as diferenças, ou seremos eternamente burros por não as distinguirmos.
Por falar em bugs e sugestões, também existe um bug no OpenOffice que é a solução de Office que utilizo, em que o corretor do novo acordo ortográfico não funciona bem.

E por fim… Realmente podem comprar. Mas não é suposto haver uma demo algures? Bom, pode até haver, mas eu não a encontrei. Isto é pouco apelativo para os utilizadores mais céticos ou então para dificultar a cópia ilegal não disponibilizando uma demo que pode ser decodada por crackers. Enfim, a empresa é que sabe.

Fora estes dois pequenos pontos, acho o software um excelente complemento a qualquer blogger, jornalista, ou entusiasta da Internet. Comprem ou vejam as características no site.

Rui
PS: e se mesmo depois de o usar, este post tiver erros, informo que nunca reli os meus posts antes de os enviar e que o meu estilo de escrita é o free think and type. 🙂