As redes de IRC em portugal

Rui Cruz
IRC – Internet Relay chat – é um protocolo de comunicação em modo texto entre canais/salas de chat. Este protocolo foi muto usado em Portugal entre 1997 e 2003, antes do MSN, Orkut, Hi5 e pitalhada semelhante ter aparecido.
O IRC Portugês teve uma rede sempre escondida na obscuridade, a PTLink. Devido à falta de users (ou ao facto dos autores não terem, ups, nunca terem tido tempo de actualizar o seu IRCD – servidor de IRC) foi fechada.
Por entre esse fecho, houveram diversas redes que tentaram ganhar vantagem, caso da UnderPT (agora SataX), entre outras.
Nunca houve, além da PTnet, uma rede estável. Nem há. E isto é por culpa do marketing das pessoas que a gerem. A PTnet foi a única, e está incorporada no próprio mIRC como rede de Portugal. As outras, seguem, ou tentam acompanhar.
Recebe novos posts por e-mail
Embora a PTnet nestes últimos tempos esteja a virar uma salganhada, por vários motivos:
– Culpa pelos novos IRCops, que, sendo os últimos a entrar, acham que mandam e dispõem de todo o potencial da rede.
– Falta de divulgação e dinamização da rede.
– Inatividade dos administradores da rede.
– Canais de ajuda oficiais a funcionar em modo estagnado e canais não oficiais a deixarem sair os membros. Falta aqui alguma interactividade. Encontros, jantares, “chat”, seriam bem vindos.
– A não exploração dos benefícios do IRC em relação ao MSN/WLM, HI5, etc. Neste campo podiam fazer como a “falecida” Brasnet um sistema de busca de membros na própria página web, ligado directamente ao NickServ da rede PTnet. Membros não faltam.
– Divulgação de informação da rede e actualizações por e-mail. Os e-mails registados no nickserv são válidos desde que o pemail começou a ser obrigatório na PTnet. Existe portanto uma optima arma de marketing aqui ignorada pelos administradores que estão activos.
Mas o que me dá mais piada é ver as novas redes de IRC.
Estas são normalmente contidas de inúmeras BNC’s, “fake vhosts”, as mesmas pessoas da PTnet (ok, as mesmas pessoas geeks da PTnet soa melhor?) e falta-lhes dinamismo e noção de marketing.
Por exemplo, eu nunca diria a alguém como me é dito volta e meia “/server -m irc.blablabla.com”, pois o -m abre outra janela. Eu diria para virem à rede, e ficarem lá. Darem um -m na forma de ligar mostra logo que o produto é inferior.
Por outro lado, todas as redes, incluindo a PTnet, deviam olhar menos para elas próprias e mais para o mundo. O MSN/WLM está a crescer, e não tarda os poucos ISP’s que a PTnet tem a apoia-los vão-se embora porque não ganham nada com a coisa. Por outro lado, as novas redes gastam em servidores que não compensam.
Aos donos das redes “concorrentes” à PTnet: façam uma união, e deixem-se de rivalidades. Unam-se na rede que existe com maior força há 10 anos.
Aos administradores da PTnet: se não têm tempo de andar a brincar com os IRCD’s como antigamente quando andavam na faculdade, deixem isso para quem oferece esse tempo. E btw… not me!
Rui
PS: Join @ PTnet (e em mais nenhuma rede, com -m ou sem ele)