Desta vez a culpa não é do BPN

Rui Cruz
Criado a

Anda por aí a circular um e-mail na Internet que diz que o BPN usa caixas automáticos mais caras. Não podia ser mais mentira, e gostaria de esclarecer a situação.

As caixas são Netpay, uma empresa sediada no Reino Unido. Em Portugal o BPN é o único banco que usas caixas Netpay, e não usas as que a SIBS usa como todos os outros bancos. Mas isso não faz deles uns criminosos. Tenho a certeza que haverá outras coisas que os fazem criminosos, incluindo o nosso actual presidente da república ter tido lá acções e as ter vendido curiosamente antes do banco ter “falido”, mas isso é outra história.

BPN

O facto do tal e-mail indicar que o BPN é responsável por cobrar taxas multibanco em levantamentos é no meu entender falso. Como disse eles não têm culpa de estarem a usar Netpay quando toda a gente usa os ATMs da SIBS. Isso pode ser culpa da má gestão como se foi ver, mas ainda assim não é culpa directa do banco.

Recebe novos posts por e-mail

O Netpay embora situado no estrangeiro tem sempre comissões e taxas associadas a Portugal uma vez que a caixa de levantamento está situada em Portugal.
No entanto, pode ser cativo um valor igual ao levantado uma vez que a transacção embora com início em Portugal tem que passar pelo estrangeiro. No entanto caso não haja valor na conta para cativar, ele não é cativado.
Exemplos práticos:

  • Tenho 50EUR na minha conta e vou a um multibanco Netpay e levanto 40EUR. Não pode ser cativo um montante inferior, e fico na conta com 10EUR.
  • Tenho 100EUR na minha conta e vou a um multibanco Netpay e levanto 40EUR. Pode ficar cativo um montante de até 80EUR no máximo dois dias e depois é “liberto” o restante que foi cativo em duplicado, neste caso os 40EUR.

Mesmo em Cash Advance, operação que permite o levantamento a crédito de dinheiro, ó valor cobrado é como se fosse em Portugal.
No caso do Cartão BPI, tendo este apenas como um mero exemplo, podemos concluir que a comissão praticada é do valor levantado mais 2EUR+ 3.5% do valor do levantamento com valor mínimo de 75centimos.
Se fosse um Cash Advance no estrangeiro, seja ou não num multibanco Netpay, o valor seria de 2EUR+ 3.5% do valor do levantamento com valor mínimo de 75centimos mais 1.70 e mais 1% para conversão de moeda.

Como se pode ver, desta vez a culpa não é do BPN.
Mas… fica só a curiosidade, porque é que este banco foi o único a optar por este sistema em vez de usar os multibancos da SIBS como todos usam? Será mais um tacho?
Fica a ideia.

Rui