Como é que o Público escolhe os “principais posts”?
Rui Cruz
É curioso. Recentemente o Público lançou um serviço em que os blogues que linkam a artigos são mostrados.
Ora, isto na prática quer dizer em termos de SEO para os blogs políticos três coisas fundamentais para ganhar visitas:
- Não fazer mais nada, passar o dia inteiro a linkar o Público e ser o primeiro a faze-lo antes do outro
- Linkar a notícias do público mesmo que o que vão dizer seja exactamente o que está na notícia (neste caso particular obtemos o resultado do egocentrismo, porque para se fazer isso é porque a pessoa – ou pessoas, ou coisas – acham que o blog deles é melhor que o público
- Continuar a não fazer mais nada até às 16h, hora em que saem do seu sofá de funcionários públicos ou administrativos com nariz empinado, tentanto não demorar tempo nas compras nem a ir buscar o filho à cresce porque o Público se publica algo e não se pode por logo no blog, é quase morte certa
Bom, como estava a dizer, estava a falar dos blogs e da sua importância. Nesta notícia onde Sócrates pede desculpa por ter fumado num avião (notícia? isso é… desperdício de recursos jornalísticos, mas pronto) podemos ver a seguinte imagem.
Recebe novos posts por e-mail
Após tempos e tempos de pensamento, pensamentos e procuras por outras notícias, percebi que os “principais posts” é na verdade a medida da pilinha dos autores desses mesmos blogs. É que não encontro outra explicação.
Se formos à lista completa, vemos que realmente existem outros blogs. Logo a primeira pergunta a fazer será:
Isto é para dar visibilidade aos que já são visíveis, ou é para incentivar os menos visíveis a blogar com qualidade?
Coloquem lá isso por data ou último link. Só vos ficava mais justo.
Rui