Como enviar uma newsletter – parte 1

Rui Cruz
Posted on

Hoje em dia devido ao uso em massa da Internet, as pessoas gostam de envia newsletters dos seus sites. Já falei há pouco tempo de SPAM, e uma newsletter tem sempre tendencia a ser considerado SPAM.
Para isso não acontecer, pelo menos nos termos técnicos, temos que colocar um método de remoção fiável.

Estes e ourtos problemas serão tratados mais detalhadamente abaixo. Mas, antes de os tratar, vou recomendar o programa WorldCast para envio de newsletters em HTML. O programa é grátis para uso pessoal.

Vamos então ver alguns erros comuns no envio de newsletters:

  • Método de remoção: este método de remoção é importantíssimo, pois se não houver um a pessoa pode denunciar a mensagem a entidades como a SpamCop e depois até pode ser mau, principalmente se o servidor for teu e sub-alugado a outra empresa, e pior ainda se for dos EUA. Eles caiem-te em cima como uma pedra bem grande!
  • Por isso, nada de colocar “Esta mensagem não pode ser considerada SPAM por ter um método de remoção…”. Isto está subjacente. E olhem que ninguém vai ler isto…
  • Nem colocar “Responda a este e-mail com o assunto REMOVER para…”. Isto por dois motivos: o primeiro é que o e-mail pode ter sido reencaminhado para outro e-mail, e uma resposta virá de um e-mail não registado; e porque nem sempre as pessoas podem “responder” com outro assunto, ou se lembram disso (ou o GMail tinha um bug há uns meses que não deixava mudar o assunto em determinadas ocasiões).
  • A primeira forma correcta de fazer as coisas é enviar o e-mail em HTML não com o WorldCast mas com o PHPList. O PHPList é um sistema de gerenciamento de listas de e-mails. Ele normalmente inclui um link que pega directamente no e-mail registado e faz assim a remoção seja de que e-mail for, seja como for reencaminhado.
  • Outro método e o método mais comum que devia ser adoptado quando não existe o link é este: “Este e-mail foi enviado para si por estar registado no site X. Se desejar ser removido do site X, perdendo acesso às suas funcionalidades, envie uma mensagem para x@x.pt com informando o e-mail a remover.” (no caso de um fórum é melhor enviar também o nome de utilizador). Notem as palavras a negrito. Acreditem, faz toda a diferença.

Esta é a primeira de três partes. A segunda parte será sobre o design, e a terceira sobre o conteúdo de newsletters.

Recebe novos posts por e-mail

Stay tuned!

Rui

Artigo anterior
Amigos? Bah!
Artigo seguinte
Telemarketing