web analytics

Como escolher o cartão de crédito indicado para si?

Outros assuntos

A utilização do cartão de crédito é algo muito comum na sociedade, dado que o seu uso é muito prático e simples. No entanto, é necessário ter consciência de que existem responsabilidades no que diz respeito aos pagamentos do crédito.

Usar este tipo de cartão de forma consciente é uma boa maneira de conseguir equilibrar as contas no orçamento familiar.

Contudo, para potenciar essa ajuda, deve-se ter em conta todas as modalidades disponíveis, como é o caso do cashback, que permite recuperar parte do valor gasto.

Se está a ponderar subscrever a um cartão de crédito e está com dúvidas sobre qual é o mais indicado para si, então este artigo é para si!

Nele, vamos explicar-lhe o que é este produto financeiro e quais os aspetos que deve considerar antes de pedir um.

O que é um cartão de crédito?

Em resumo, um cartão de crédito é uma solução financeira que permite pagamentos eletrónicos, destinado a quem pretende adquirir produtos ou serviços pagando a crédito em vez de a pronto. Ou seja, terá de reembolsar o montante num determinado prazo.

Regra geral, são as próprias entidades bancárias que definem o montante máximo (plafond) para usar mensalmente. Este limite é definido tendo em conta o rendimento apresentado durante o pedido do cartão de crédito.

Tal como qualquer outro produto financeiro, é importante que o seu uso seja feito com responsabilidade.

Nesse sentido, não é aconselhado que atinja o limite máximo do cartão de crédito, sobretudo se apresenta uma situação financeira mais instável.

Como escolher o cartão de crédito indicado para si?

Se decidiu avançar com o pedido de cartão de crédito, então deve ter em conta alguns aspetos que permitir-lhe-ão escolher o tipo de cartão mais adequado para si.

Em primeiro lugar, deve fazer uma análise minuciosa às suas finanças pessoais.

Assim, saberá qual é o rendimento disponível no seu agregado familiar, conseguindo, inclusive, condições mais vantajosas para esta solução financeira.

Depois de analisar o seu orçamento familiar, está na altura de ter em conta as duas formas de pagamento do valor em dívida que existem:

  • Pagamento integral, isto é, total, do valor em dívida dentro do prazo de definido (não paga juros);
  • Pagamento parcial do montante em dívida, de acordo com as percentagens definidas com a instituição bancária ou uma mensalidade de valor fixo.

Durante a sua análise aos cartões de crédito disponíveis, deve ainda olhar para as taxas de juro, como a TAN (Taxa Anual Nominal) e a TAEG (Taxa Anual Efetiva Global).

Além disso, lembre-se que podem existir outros gastos como custos de anuidade, taxas de não utilização mensal, entre outros.

Conceito de data-limite de pagamento

Outro aspeto que ajudá-lo-á a escolher o melhor cartão é, precisamente, a data-limite de pagamento. Por outras palavras, trata-se da data a partir da qual serão contabilizados os juros do valor utilizado e não pago nesse mês.

Assim sendo:

  • Caso opte por pagar o valor integral do saldo do cartão de crédito até à data-limite, não paga juros;
  • Se optar por pagar parcialmente o cartão de crédito, tem de pagar juro sobre o valor que não reembolsou.

Cartão de crédito com cashback: o que é?

A palavra inglesa cashback significa, literalmente, “dinheiro de volta”. Ou seja, este tipo de cartão nada mais é do que um cartão que lhe permite recuperar parte do valor gasto em compras, creditado automaticamente na conta do cartão.

Apesar de ser cada vez mais comum o seu uso, nem todos os cartões de crédito têm esta opção.

Por isso, o melhor é pedir um cartão de crédito com cashback, de modo a garantir que consegue recuperar o valor que gastar nas suas compras (por norma, a percentagem varia entre 1% e 3%).

Esse é o caso do cartão de crédito com cashback UNIBANCO, que lhe permite receber até 200€ de volta nas compras ou adiantamentos realizados durante os primeiros 12. Além disso, estes cartões oferecem a possibilidade de usufruir de 20 a 50 dias de crédito sem juros, anuidades gratuitas e muitas outras vantagens.

Um outro benefício de optar pelo UNIBANCO, marca da Instituição Financeira de Crédito UNICRE, é o facto de a contratualização dos seus produtos ser 100% online.

Se tem por hábito fazer compras de montantes elevados, este tipo de cartão é o ideal. Por quê? Porque quanto mais gastar, mais recebe de volta mensalmente na sua conta a crédito

Last modified: 10/09/2022

× Close