Como reduzir o consumo de eletricidade da sua casa?
Rui Cruz
Televisão, aparelho de som, frigorífico, forno, ar condicionado, computador… não seria exagero dizer que hoje dependemos da eletricidade. Todo este consumo acaba por gerar consequências para o ambiente e para a nossa fatura da eletricidade no final do mês.
Hoje, pouco mais de 20% da energia mundial provém de recursos renováveis, como biocombustíveis e energia eólica. Mesmo assim, uma boa parte da energia produzida no mundo é desperdiçada. Isto pode ser alterado com pequenas atitudes que o ajudam a poupar energia, dinheiro e preservar o ambiente.
Neste artigo, explicamos como pode evitar o desperdício e reduzir o consumo de eletricidade da sua casa.
Recebe novos posts por e-mail
1. Cores claras nas paredes
Se tiver a possibilidade de escolher as cores do interior da sua casa, prefira tons claros e neutros, como o branco bege cinzento-claro e outros tons pastéis. Essas cores são melhores para refletir a luz natural no ambiente, mesmo quando há poucas janelas, e impede-o de ter de acender as lâmpadas enquanto ainda há luz solar. Móveis claros também dão um ar sofisticado e são fáceis de combinar com outros itens de decoração.
2. Lâmpadas económicas
As lâmpadas LED podem custar um pouco mais caro no momento da escolha. Mas é por uma boa razão: mesmo precisando de um investimento um pouco maior, eles têm uma durabilidade muito mais longa e consomem muito menos energia. Desta forma, o investimento feito pode ser recuperado num curto espaço de tempo.
3. Frigorífico de um lado, fogão do outro
O frigorífico e o fogão nunca devem ser colocados um ao lado do outro, uma vez que isso reduz o desempenho de ambos os aparelhos e faz com que utilizem mais energia para funcionar corretamente. A lógica é a mesma por trás da prática de não colocar alimentos quentes no frigorífico. Em teoria, não estraga o aparelho, mas faz com que se desdobre para continuar a arrefecer corretamente o seu interior.
4. Tire os dispositivos do stand-by
Sabia que os aparelhos de stand-up consomem cerca de 15% da energia que entra na sua conta? Utilize o aparelho quando não estiver a ser utilizado! Para ajudá-lo com isto, vale a pena investir numa régua e ligar vários dispositivos a ela. Assim, quando não estiver a usar, desligue a régua.
5. Escolha eletrodomésticos eficientes
Sempre que for necessário, mude ou invista num aparelho novo para a sua casa, apenas digite aparelhos que tenham um sistema de alimentação eficiente. Para ajudá-lo com esta escolha, temos duas opções: você pode verificar o consumo em kW/h e fazer os cálculos para se certificar de que é uma economia satisfatória ou você pode fazer a escolha com base nos certificados de energia que vêm nos aparelhos. A escala vai de A a F e quanto mais perto de A ele estiver, melhor a sua eficiência. Fique de olho também em sinais como a luz vermelha acesa na arca congeladora, frigorífico, forno e outros aparelhos, uma vez que podem indicar alguma avaria no funcionamento que também contribui para o desperdício de energia. Nestes casos, é sempre bom ter uma assistência técnica da sua confiança para resolver estes problemas.