Como encriptar comunicações em telefones Android

Rui Cruz
Há cerca de um mês veio a público uma carrinha misteriosa estacionada na Assembleia. O caso foi discutido com muito aparato, mas ninguém apresentou soluções.
Para mim, a solução passa por não permitir, em boa consciência, que as nossas comunicações sejam vigiadas sem o nosso consentimento ou sem uma investigação criminal em andamento e devidamente fundamentada (a minha não é fundamentada). Ora, para isso, e tal como sempre defendi, é necessário e fundamental que o povo esteja informado, para ser cada individuo a decidir o que fazer e os riscos que corre se o fizer ou não. Mas fazer o quê? Encriptar comunicações móveis!
Recebe novos posts por e-mail
E-mails, mensagens e chamadas podem ser feitas com mais segurança e usando as redes GSM que estão no mercado residencial neste momento. E tudo isto, feito com telemóveis que pouco mais passam dos 100EUR.
Comunicações de voz
Que fique bem claro que nenhuma comunicação de voz é segura na rede GSM. E não é apenas porque poder ser monitorizada. Para realizar chamadas de voz seguras em Android podemos usar alguns softwares com o auxílio da Internet móvel para encriptar a conversação. O RedPhone Beta é um deles que não precisa de Internet. Outros são os serviços VoIP, como Skype (ver nota nos comentários sobre o Skype). Aqui ainda não existe muito avanço tecnológico, mas melhores dias virão.
Mensagens Escritas (SMS)
Aqui já é diferente, temos várias aplicações grátis que fazem o serviço. Em uso no meu Android o TextSecure Beta e tento convencer todos os que têm Android a usar esta aplicação. Depois da aplicação instalada, basta começarmos a usar enviando mensagens para outro telefone Android com o mesmo programa instalado. Se detectado o TextSecure do “outro lado”, o próprio programa oferece-se para começar a encriptar mensagens.
Como alguns sabem, as Mensagens Escritas podem ser lidas (e são muitas vezes “gravadas” ou ”impressas”) pelos operadores de telecomunicações. Com esta forma, quem não tiver a “key” para decriptar as mensagens, vai ter um longo trabalho pela frente, tornando assim a comunicação mais segura. Outro programa igual é o PGP SMS Lite.
Redes sociais
As redes sociais estão protegidas. Tanto a aplicação do Facebook como a do Twitter, ambas as oficiais para o Android, fazem uma ligação SSL (Secure Socket Layer) o que impossibilita monitorizações externas. Aqui nada há a acrescentar.
E-mails
Para quem não consegue ou quer enviar nada por redes sociais ou mensagens escritas, tem também a opção do e-mail. O K-9 é um cliente de e-mail que suporta PGP (Pretty Good Privacy) e possibilita enviar dados sensíveis (aqui de forma mais indefinida: podemos enviar imagens, vídeos, texto e tudo isto num só e-mail).
A configuração destes dispositivos é relativamente fácil, e no caso de haver problemas uma pesquisa no Google pode ajudar.
Trata-se aqui de garantir a nossa soberania e privacidade enquanto cidadão livre que somos.
Agora falta questionar o porquê de uma carrinha de monitorização, uma das duas que existem em todo o país, estar estacionada ao pé da Assembleia da República no mesmo dia em que havia uma manifestação. Mas isso já não é o meu departamento. Eu sei que a carrinha estava lá para interceptar comunicações. E sei que se usarmos um destes programas, o estar lá ou não estar será irrelevante, pois não poderão fazer nada.
Se tiverem outras sugestões, deixem nos comentários!