web analytics

Ferramentas para a criação de uma rede social

Ferramentas para a criação de uma rede social

Ferramentas para a criação de uma rede social

Uma rede social, conforme tive opurtunidade de confirmar no Upload Lisboa ao qual assisti no sábado passado, não é apenas o FaceBook nem o Orkut nem o Badoo. Uma rede social é igual a um café. Neste caso, aprende com três formas diferentes, como criares o teu café.

BudyPress

O BudyPress é construido sobre o WordPress, uma ferramenta open source e com bastante acessibilidade web. Usa o Core do WordPress para entregar ao utilizador final um vasto leque de facilidades e de utilidades comuns em redes sociais out of the box sem grande dificuldade ou conhecimento técnico.Dentro das funções mais procuradas, estão os @mentions, grupos, fóruns, chat (opcional), amigos, contactos, ignore, etc. São grandes vantagens e a possibilidade de integrar plugins à própria rede social torna-a a mais fácil de usar para quem não tem conhecimentos técnicos, mas tem um servidor onde pode alojar dados. O único problema é nem sempre estar tudo em Português. Tem integração com as redes sociais mais populares. O BudyPress é grátis, mas existe a necessidade de terem alojamento web.

Live demo: TestBP


Ning

Ning é um serviço de alojamentos de redes sociais criada há cinco anos. Tem bastante aderência no US e pode ser usada para bandas, clubes de fãs, etc. Tem Suporte a Português “abrasileirado” e permite criar as ferramentas necessárias ao uso de uma rede social de forma eficaz e tem 100 ferramentas extras criadas pela Ning. O serviço permite experimentar todas as funções por 30 dias. Terminando os 30 dias o melhor plano é o de $19.95USD (cerca de 16EUR) que permite 10GB de dados e 100GB de tráfego. Existem também alternativas a este tipo de serviços onde não é necessário alojamento ou qualquer conhecimento técnico.

Um site que usa a Ning é o AmizadesOnline, que organiza eventos, alguns dos quais a realizar dia 18 de Dezembro e 31 de Dezembro. A não perder a visita.


Jcow

Muitas pessoas vao discordar desta minha última aposta porque é sem dúvida a mais cara. Com algum – ou seja, bastante – dinheiro podes criar um gigantesco clone do FaceBook com páginas, grupos, “likes”, etc. A diferença é que a versão free faz exactamente o que uma pequena comunidade precisa. Reparemos no seguinte: uma pequena comunidade precisa de grupos? Não. O site é o grupo. Logo, este recurso tem outro tipo de vantagens que não encontramos nos dois anteriores: sistema muito rápido na execução das páginas. É necessário alojamento.

Live demo: Jcwo demo


Notas finais

Existem certamente mais ferramentas. Mas estas foram as testadas e aprovadas por mm, as que conheço a as em que eu confio. Pessoalmente recomendo últimamente o WordPress, talvez por recomendar logo de seguida os meus serviços de alojamento web aos meus clientes. De qualquer forma, aqui firam três formas de criar a vossa rede usando três tipos de recursos diferentes. Boa sorte!

Caso tenham uma rede social vossa, postem o link nos comentários.

E, sobre o café… só gosto de leite com chocolate! 🙂

Rui

Last modified: 25/12/2010

× Close