Dicas de emprego

Rui Cruz
Criado a


Net-Empregos.Com

Encontre emprego no maior portal de emprego de Portugal


O CanalMail, líder ibérito no e-mail marketing directo, empresa com quem trabalho desde 2003/2004/algo assim. Se querem saber mais sobre o CanalMail leia isto no meu fórum.

Bom, dispensadas apresentações e dando uma interrupção na análise dos call centers das operadoras móveis nacionais por hoje, vamos ao que interessa. Vi este post no blog do CanalMail que fala da dificuldade em encontrar trabalhadores qualificados. Por motivos alheios a vocês, até posso dizer que não envio o meu CV porque ia ser ignorado. MAs, há quem não seja. Agora, este problema não acontece só no CanalMail.

Vejo muita gente onde trabalho, que para quem não sabe é numa empresa para o Citibank, a entrar lá sem saber “exactamente” o que vai fazer. Isto, depois de dois dias de formação. E nesses casos, raramente me engano no sentido de pensar que a pessoa não passa do mês de experiência.
Penso que assim como ninguém respondeu à minha oferta de emprego em telemarketing que fiz há mês e pouco, também ninguém vai responder à oferta “indirecta” de emprego que eles fizeram a um curto prazo, pois as pessoas para isso são raras. Eu entendo-a assim pelo menos, uma oferta indirecta de emprego, para as pessoas inteligentes agirem depois de lerem o post.

Recebe novos posts por e-mail

Se vemos licenciados a trabalhar no telemarketing como eu vejo, certamente não vemos putos (nota mental: “Rui, AINDA és um puto!!!”) a trabalhar em coisas mais sérias como o CanalMail. Sim, porque telemarketing a maioria das vezes não é sério. Mas nunca esquecer que há putos, há doutorados, e putos doutorados.

Eis então cinco dicas fundamentais para uma entrevista para emprego com sucesso:

  • Esta foi referida já no link do Blog do CanalMail que é verem para onde estão a responder. Ainda me lembro em Junho quando enviei CV’s para aqui e para ali, e acrescentei ao e-mail alguma coisa “pessoal” para não fazer um e-mail “tipo” e não receber resposta (dica para os empregadores: oferecam sempre respsta, mesmo que negativa, pois evitam que as pessoas fiquem com um “pó” à vossa empresa e até em relações comerciais futuras escolham outra empresa).
  • Seguir o e-mail de um contacto telefónico: passadas duas ou três horas, ligar para a empresa, perguntar se o e-mail chegou, e indicar que “fico a aguardar uma resposta”. Isso mostra interesse da tua parte.
  • Numa entrevista pessoal, evitar o fato e gravata se não vais de fato e gravata todos os dias para o emprego. Isto porque a tua maneira de ser não é vista numa única entrevista. Causar “boa impressão plástica” é um mau caminho.
  • Sê tu mesmo: dá erros de português como eu no meu blog dou, diz o que te vier à cabeça como eu faço, e emite sempre a tua opinião mesmo que te critiquem forte e feio logo de seguida como me criticam a mim. Afinal, se fosse para terem máquinas a trabalhar não te vão contratar a ti. Ah, e quanto aos erros, mostra que os sabes corrigir se for preciso. 🙂
  • Não penses no salário, pensa no trabalho. Se ganhas menos, deixa de ir ao Pingo Doce e vai ao Dia. Se ganhas mais, faz o mesmo pois nunca sabes o dia de amanhã.

Vou continuar a ver pessoas completamente deslocadas no sítio onde trabalho. Vou continuar à espera de uma nova pessoa a ajudar às duas pessoas optimas que estão na posição do CanalMail a qual o artigo se refere. E vou continuar à espera que a Randstad me contacte em relação a um e-mail que lhes enviei há uma semana para um part-time das 18h ás 22h (ler acima a parte de ficar com um pó às empresas).

Rui