web analytics

Dicas para configurar uma página com informação sobre segurança e privacidade no site

Seja qual for o tema principal de um site, é sempre importante ter uma página com informação sobre segurança e privacidade. Desde o mundo da moda aos jogos online, os visitantes de qualquer tipo de site têm a necessidade de sentir-se seguros enquanto navegam pela internet e o webmaster deve ter este aspeto em consideração quando pensa na arquitetura de uma página web.

Criar uma secção específica sobre segurança online não é uma tarefa fácil. É preciso reunir muita informação legal e escrever diversos parágrafos sobre assuntos delicados. No entanto, são mais os prós do que os contras, pelo que esta é uma etapa muito recomendável na criação de qualquer página web.

A existência no site de uma política de privacidade e de informações referentes aos termos de segurança atribuem credibilidade e seriedade ao webmaster. E transmitem uma sensação de confiança às pessoas que visitam o site.

Portanto, neste artigo publico algumas dicas essenciais para configurar uma página de informação sobre segurança e privacidade num site, independentemente do seu tema ou setor.

Conteúdo da página

Nessa página o webmaster deverá colocar conteúdos tão relevantes como os termos e condições dos utilizadores, uso do website, exclusão de garantias e responsabilidade, informações sobre cookies, integridade e muito mais.

Em alguns casos, também é necessário incluir as obrigações legais do website, especificar alguns detalhes essenciais no que diz respeito à política de privacidade, condições do registo, termos de confidencialidade, etc.

Opta pela formalidade

Mesmo se o site tiver como tema principal o mundo do entretenimento, a página deverá ser pautada pela formalidade, ou seja, sem incluir piadas ou informações irrelevantes com o propósito de divertir os visitantes.

Caso o webmaster utilize um tom muito informal e faça piadas sem necessidade, esta página – que tem como objetivo transmitir confiança e credibilidade – perde utilidade e deixa de fazer sentido.

Segue os exemplos de grandes sites

Se tiveres dúvidas sobre como organizar uma página com informação específica sobre segurança e privacidade no site, consulta primeiro outras webs e usa as que consideres mais credíveis como referência. Para começar, poderás consultar a secção específica para essas informações neste site.

A maioria dos sites reconhecidos internacionalmente também incluem este tipo de páginas. Um exemplo interessante sobre como montar uma boa página com um layout simples e intuitivo é o da PokerStars Casino. Aqui é possível analisar a política de privacidade da marca, encontrar dicas de segurança para criar uma boa palavra-chave, entender como funciona um gerador de números aleatórios, e muito mais.

Outro exemplo interessante de proteção de dados e privacidade é o da Skype. A empresa americana conta com uma página completa sobre este assunto, com vários dados relevantes para o visitante.

O site da AIG é outro bom exemplo de como o webmaster pode configurar uma secção de tamanha relevância no site.

Escreve apenas o necessário

A página com informação sobre segurança e privacidade não é lugar adequado para contar histórias nem para escrever sobre assuntos que não estão relacionados com este tema. O webmaster deve ter bem claro que a informação necessária já é suficiente. Nem sequer faz falta incluir uma introdução sobre o assunto. O ideal é iniciar o texto com informações que são úteis para o leitor e que estão intrinsecamente conectadas com o tema.

Melhor usar texto, em vez de vídeo

Um erro bastante comum entre os webmasters consiste em tentar fazer esse tipo de página com um vídeo que explique tudo sobre o tema. No entanto, esta pode não ser uma boa ideia.

Como se trata de um assunto formal, o webmaster deve colocar informações técnicas e sem possibilidade de gerar distintas interpretações. Pelo que gravar um vídeo para cumprir esse propósito nem sempre é adequado.

Além disso, não deves preocupar-te com a quantidade de palavras. O importante é incluir todas as informações necessárias e, neste caso, o tamanho do texto é irrelevante.

Não hesites em contratar um especialista

Caso não estejas familiarizado com o assunto da segurança e privacidade, o ideal é contratar um especialista para configurar a página da melhor maneira possível.

Portanto, procura profissionais que trabalhem no setor da segurança informática ou algum webmaster com experiência na configuração desse tipo de páginas.

Por último, não te esqueças de colocar a página em algum lugar visível no site, seja através do formato pop-up ou disponibilizando o link na parte superior do site.

Comentários

Last modified: 14/05/2019

× Close