E-mail privado: o que é, como funciona e como posso ter um
Rui Cruz
Existem várias soluções de e-mails privados no mercado, no entanto nem todas aquelas soluções que são usadas como supostamente privadas são realmente privadas. Um e-mail simples (Hotmail, Gmail, etc.) não é privado, isto porque os dados não são encriptados no servidor onde os serviços estão alojados e as empresas podem aceder aos mesmos ou disponibiliza-los a pedido da justiça ou noutras circunstâncias.
Um e-mail privado garante-te que nem o próprio serviço de e-mail sabe os e-mails que tens lá, e limita-se a armazenar informação genérica , também conhecida como zero knowlage, para que possas ficar descansado e comunicar por e-mail de forma eficiente.
Um outro ponto importante é que os serviços que te vou recomendar são serviços gratuitos que obviamente têm limite de espaço porque os servidores têm que ser pagos, mas garante-te uma comunicação correta com qualquer pessoa.
Recebe novos posts por e-mail
O e-mail antigamente (e agora)
O e-mail é um protocolo inseguro . Ao adicionarmos TLS (Transport Layer Security) ou o SSL (Secure Sockets Layer), é possível que as informações antes de serem transmitidas sejam encriptadas, tornando-as impossíveis de ler por terceiros em trânsito, no entanto estas configurações de comunicação são avançadas para quem não percebe muito de informática .
Por outro lado, a configuração de uma chave de encriptação para a tua conta de e-mail, chamada de PGP Key, que é um standard da indústria, é também ela difícil de configurar.
Assim, há cerca de uma década começaram a surgir serviços que armazenam a informação na sua estrutura sem terem conhecimento do que lá está , alojando assim serviços de e-mail privado.
Os serviços existentes de e-mail privado
Existem vários serviços de e-mails privados gratuitos, no entanto acredito que alguns se destacam pela sua antiguidade e pela posição que têm no mercado. A minha recomendação vai para estes quatro serviços:
ProtonMail
É um dos serviços mais antigos e mais conotados na indústria, que tem recomendações até das Nações Unidas como uma boa ferramenta para poder transmitir informação sensível . No ProtonMail tems também uma VPN, uma Drive para guardar ficheiros, um gestor de passwords e muito mais.
Com até 1GB de espaço para e-mails, podes ter acesso a ferramentas que realmente encriptam e-mails e outras como a possibilidade e enviar um e-mail com password e também uma opção para apagar e-mails se não forem lidos em X tempo.
Tutanota
O Tutanota é um dos outros serviços que são antigos e eficazes e também disponibiliza 1GB de e-mail gratuito. O Tutanota é mais arrojado no seu marketing e tem até comparações entre o Gmail e o Tutanota, algo que é interessante de ler. Um ponto menos positivo é que a página é automaticamente traduzida para Português, mas não totalmente, pelo que a experiência fica um pouco esquisita antes de iniciares a tua sessão.
Mailfence
Apesar de menos conhecido, o Mailfence disponibiliza 500MB de e-mail encriptado, criando assim uma estrutura segura e simples de configurar. O serviço já existe desde 1999, não nestes moldes mas ainda assim privado e seguro.
Porque devo ter um e-mail privado
Pode continuar a usar o seu e-mail normalmente, mas lembra-te de que tens à tua disposição um serviço de e-mail que é fácil de usar e seguro para assuntos mais privados. A tua vida privada só a ti te pertence, por isso, protege-a.
É importante clarificar que a privacidade é um direito teu constitucional e que o facto de teres um e-mail destes não te torna uma pessoa que queira esconder algo, mas sim alguém que queira fazer valer os seus direitos.