Estado do WebHosting em Portugal
Rui Cruz
O WebHosting em Portugal compara-se quase a a uma pocilga onde por mais suja que ande, os porcos sempre vão lá comer. Hoje em dia, os “novatos” que querem hosting para um site, escolhem empresas portuguesas (ou “putos com 50€ para comprar um VPS ou um dedicado, ripar um template para um site e dizerem que tem uma empresa”) e perdem os seus domínios e alojamento em menos de nada.
Já se discutiu muito sobre a legalidade das empresas de hosting, mas chegamos a um ponto em que isto tudo é uma palhaçada, porque com o mercado português como está não oferece credibilidade alguma.
Alguns exemplos do que acontece:
- No +tráfego é mostrado o fórum “Apresentação de Services Providers” e na descrição fala de “Provedoras de Serviços”. Isto é uma anedota. Ou são empresas, ou profissionais liberais. “Services Providers” dá logo uma má impressão a meu ver.
- Temos sites de empresas como TTechpt sem contactos fixos, móveis, contribuinte ou morada. Isto também não dá confiança alguma, digo eu…
- Empresas ou “SPs” que simplesmente desapareceram do mapa como a SublimeSP, AngelSP (back in 2001), DynSP com 2 meses de existência apenas, etc. etc.
No meio disto tudo, não podemos esquecer o serviço pós-venda. Sou cliente de shells da DotSI. Logo no início eu quis uma devolução do dinheiro porque em 15 dias ficou a shell quase um dia offline. Nada. Depois ainda reclamei no PayPal mas como era uma compra em formato eletrónico não puderam fazer nada. Depois lá pedi a factura e ficou tudo resolvido.
Recebe novos posts por e-mail
No entanto, recebi há alguns dias dois e-mails deles. O primeiro foi:
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Exmo/a. Cliente,
Devido a motivos de cariz técnico iremos efectuar uma manutenção pelas 16h do dia de hoje nos seguintes servidores:
earth.dotsi.pt
saturn.dotsi.pt
venus.dotsi.pt
jupiter.dotsi.pt
Não se prevê qualquer tipo de downtime, no entanto se se verificar não deverá exceder os 30 minutos.
Após a conclusão da manutenção iremos enviar a todos os clientes um novo e-mail fazendo um resumo da situação.
Caso possua alguma dúvida ou necessite de algum esclarecimento adicional não hesite em contactar-nos através do e-mail suporte@dotsi.pt ou telefone
########.
Com os melhores cumprimentos,
José Santos – Departamento Técnico
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Bom, se não se previa qualquer downtime ou se fosse era de trinta minutos… o que me dizem deste novo e-mail?
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Exmo/a. Cliente,
Pedimos desculpa pelo downtime apresentado desde as 16h que se deveu a uma mudança de datacenter dos servidores afectados pela mesma. Na sequência dessa mesma mudança, houve a necessidade da alteração dos ips dos servidores.
Todos os clientes de alojamento ou de revenda de alojamento que utilizem o servidor earth e utilizem os nameservers ns1.dotsi.pt e ns2.dotsi.pt não terão que efectuar qualquer alteração desde que a extenção dos seus domínios não seja .pt.
Os clientes de revenda de alojamento que possuam nameservers próprios deverão actualizar o ip do nameserver primário para ##.##.##.## e o nameserver do ip secundário para ##.##.##.##.
Todos os clientes de domínios .pt deverão aceder ao site da dns.pt e em “Alterações técnicas” alterar o ip primário para ##.##.##.## e o nome primário para ns1.dotsi.pt.
– EARTH
earth.dotsi.pt
antigo ip: ##.##.##.##
novo ip: ##.##.##.##
Os clientes de GAMESERVERS que tenham o seu servidor inacessível devem verificar se o enderço do seu servidor começa por algum dos ips listados em “antigo ip”. Se o caso se verificar, deverão alterar o ip para o ip listado em “novo ip”, mantendo a mesma porta. Por exemplo, se o endereço do seu servidor era ##.##.##.##:#### deverão passar a utilizar o endereço ##.##.##.##:#### para aceder ao servidor.
– SATURN
saturn.dotsi.pt
antigo ip: ##.##.##.##
novo ip: ##.##.##.##
– VENUS
venus.dotsi.pt
antigo ip: ##.##.##.##
novo ip: ##.##.##.##
– JUPITER
jupiter.dotsi.pt
antigo ip: ##.##.##.##
novo ip: ##.##.##.##
Todos clientes de gameserver que possuam o seu teamspeak down deverão ter o seu servidor na máquina “saturn”, ou seja, o endereço do teamspeak deverá começar por 82.102.8.25. Por exemplo, se o endereço do seu servidor de teamspeak era ##.##.##.##:#### deverá passar a utilizar o endereço ##.##.##.##:#### (muda apenas o ip, mantem-se a mesma porta).
Caso possua outro serviço ou seja cliente gameserver, não tenha ficado suficientemente esclarecido com o e-mail e necessite que lhe seja dito ao certo qual o novo endereço do respectivo servidor de jogo/teamspeak, não hesite em contactar-nos através do e-mail suporte@dotsi.pt ou telefone #########.
Com os melhores cumprimentos,
José Santos – Departamento Técnico
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O que acham disto? Clientes PT demoram horas a ter de volta o domínio, mudam as coisas que no primeiro e-mail diziam ser “pouca coisa”, mudam IPs, tem que se alterar páginas de clãns para colocar os novos IPs, etc, etc. Eu como cliente de shells não foi afectado, mas repodio totalmente esta atitude incompetente tanto do DC se não os avisou, tanto da parte deles se quiseram minimizar as coisas e depois virem com um “boom” de novos IPs e coisas assim. Está aqui claramente provado que o serviço pós-venda da DotSI deixa muito a desejar, mesmo no IRC. Ainda há pouco tempo precisei de instalar para um amigo a última versão do Eggdrop e disseram-me que não era possível por não ter libs actualizadas (boa!) para suportar a última versão.
Mas nem tudo são rosas com espinhos. Existem diversas empresas de sucesso e cujo nome nunca foi manchado por más práticas no ramo de alojamento como a TugaTech, PTisp, etc. E para shells recomendo a ACMEShells.
Enfim. Vira o disco e toca o mesmo.
Rui