Factores na escolha de um Cartão de Crédito
Rui Cruz
Existem na minha opinião factores importantes para a escolha de um cartão de crédito. Estes factores permitem a pessoas desde as que tem os cartões no limite ou as que conseguem pagar a 100%, ter um bom produto financeiro.
– Taxa de juro & seguros de compras associados
Já indiquei anteriormente que a taxa de juro não é tudo, e exemplifiquei com seguros. Ambas as coisas são pontos fortes num cartão de crédito.
– Linha de crédito secundária
Um cartão de crédito não pode ser visto como um cartão para as compras. Pode ser visto como uma linha de mini-crédito. Existem cartões, como o Cartão Impar ca CGD que têm uma linha de crédito secundária. Isto é, em compras superiores a 100€, pode-se passar o limite da compra apra uma linha de crédito secundária, libertando assim o montante disponível no cartão, e pagando a prestações junto com a conta cartão.
– Protecção contra roubo
Nunca aceitar um cartão onde não haja 0% de responsabilidade, de preferência que não envolva uma companhia de seguros. Isto quer dizer que se o cartão for roubado, a característica do cartão tem que permitir a denúncia não em 24h, mas em 48h será aceitável. O cartão de crédito Citibank, e é de meu conhecimento que seja o único, permite reportar isso apenas quando é recepcionado o estrato.
Recebe novos posts por e-mail
– Anuidade gratuita
Se existem cartões com anuidade gratuita, para quê é que vamos andar a pagar por um?
– Controlo online
Para os aficionados da net, um controlo online é a forma ideal de não gastar dinheiro em chamadas para um número. O controlo online deve dar para fazer pagamentos ao cartão (caso agregado a uma conta à ordem), consultar os extractos actuais e anteriores, verificar e pedir alteração de limite de crédito, valor a pagar, sistema de pagamento, etc.
– Foto e assinatura digitalizada
Concordo que hoje em dia é indispensável ter um cartão com foto e assinatura digitalizada. Primeiro porque hoje em dia ninguém pede o Bilhete de Identidade a seja quem for, depois porque assim é mais seguro para quem compra e por último é um cartão PERSONALIZADO. Claro que caso existam esposas ou filhos, o banco deve providenciar cartões gratuitos também com esta função. E claro que a foto e assinatura deverá ser também gratuita.
E depois de terem um cartão de crédito, boas compras!
Rui