Google Gears
Rui Cruz
O Google nunca me deixou de surpreender. Está sempre à frente das coisas. Ainda me lembro em 2000 quando comecei a vir à Internet que o Google era “apenas” um motor de busca. Agora, o Google tem funcionalidades X e Y e existem até guerras com o Google e outras empresas por competirem em diversos nichos da Internet. Desta vez fui surpreso pela… negativa.
Google Gear é uma aplicação para trabalhar offline, ainda beta, vejam o site oficial.
A primeira coisa que se nota na aplicação é que depois de fazermos o download do programa, ele vai fazer o “download dos gears”. Se isto para vocês faz sentido, para mim não. Porque é que não se faz o download todo de uma vez? Mais, se e uma aplicação para trabalhar offline, começa mal por fazer o seu trabalho.
Depois de instalado, é aquela base: nada de icones no desktop, no menu iniciar, no… em lado nenhum. Ele supostamente (?) ficou instalado no Internet Explorer, mas como não uso abri o FireFox e naveguei normalmente durante uma hora e tal ontem à noite. Até que entrei no Google Reader para ver os meus feeds dos blogs que frequento quanto ele me perguntou se queria adicioniar o Google Reader ao Google Gears para trabalhar offline… e disse que sim.
Recebe novos posts por e-mail
Mas mesmo com um site adicionado, não vi função visível ao utilizador para navegar offline. Será por ter a net sempre ligada? Ou será por não haver manual do utiliador que me diga como accionar isso num browser, ou me dê acesso a um painel de config para todos os browserse não um no FireFox?
Enfim, não gostei…
Rui