web analytics

14 websites para poderes encontrar fotos de borla para usares nos teus projetos

Como webmaster é frequente procurar para os meus sites várias  imagens que sejam grátis . Mas não podemos ir ao Google e “sacar” uma imagem qualquer. Precisamos de um consentimento tácito para uso da imagem ou, em alternativa, um banco de imagens cujos direitos são cedidos para uso comercial – ou vulgo “imagens de borla”.

Vou-te aqui apresentar 14 sites precisamente para conseguires ter imagens de borla, e atenção que não estamos a falar de sites simples mas sim de uma lista completa de sites do género.

1 – Unsplash – Este site tem novas imagens gratuitas todos os dias e embora esteja inicialmente mais focado no “landscape” e na natureza, tem imagens para todos os gostos..

2 – SuperFamous – Se estás à procura de imagens de alta resolução no céu, montanhas ou outro tipo de imagens relacionadas, estás no sítio certo. O site foi criado pelo artista Folkert Gorter e dedica-se a imagens em alta resolução, incluindo uma coleção de gradiants (paletes de cores com diferentes tons).

3 – Picjumbo – Comida? É sinónimo de Picjumbo. As imagens, sem atribuição de créditos necessárias, são ideais para sites de restauração ou sites inspirados em comida. Nhami. 🙂

4 – Pixabay – Provavelmente este já conheces, mas ainda assim vale a pena falar-te dele. É um site com imagens das mais diversas categorias de alta resolução. O download requer um registo grátis para o download de algumas resoluções. De resto, é um site cinco estrelas.

5 – IMCreator – Embora no uso de imagens seja obrigatória a menção dos créditos do site, se procuras imagens ordenadas por categoria e de qualidade, chegaste ao local certo. Saúde, desporto, tecnologia, ícones, lifestyle, há literalmente de tudo aqui.

6 – Gratisography – Imagens criativas? É aqui. Embora dividido por categorias, se fizeres uma pesquisa a partir da homepage vais encontrar certamente coisas incríveis. Cirado por Ryan McGuire, um artista e webdesigner conceituado.

7 – MorgueFile – Embora a lista não seja tão grande como a dos restantes sites, tal deve-se ao facto de em boa verdade, o site ter imagens com alguma curadoria, ou seja, apenas “as melhores” estão lá. Vale a pena dar uma vista de olhos.

8 – FreeImages – Este também é um dos mais populares, mas merece ser mencionado. Uma procura retorna milhares de resultados, é possível pesquisar imagens relacionadas, e muito mais.  Este site tem uma particularidade, as imagens não são “grátis”, mas sim open-source.

9 – LitleVisuals – O site não é atualizado porque o jovem que o alimentava morreu aos 26 anos. Ainda assim, as fotos estão ainda online e são de excelente qualidade.

10 – New Old School – Este é um site com fotos antigas, tiradas por agências, governos ou encontradas numa sala algures no mundo. São fotos a preto e branco ou com cores que nem sempre são as que costumas ver numa foto “normal” hoje em dia.

11 – Picography – Este é provavelmente o site mais simples da lista. Fotos aleatórias, com pesquisa, num site muito rápido e simples. Mas as fotos estão lá. 🙂

12 – GetRefe – Este site, alojado no Tumblr, dedica-se à natureza, arquitetura e oferece as fotografias num modo de “infinite scroll”. Basta andares para baixo e são carregadas mais fotos. Just like that! 😉

13 – Jay Mantri – Este designer dos Estados Unidos disponibiliza gratuitamente fotos com ênfase em paisagens, com grande qualidade.

14 – Public Domain Archive – Fotos todas as semanas, fotos de tudo o que podes imaginar. Sim, este é um site demasiado generalista para uma boa descrição.

 

Em suma, são muitos os sites onde podes obter imagens deste tipo para usares nos teus projetos. Mas lembra-te que deves sempre  ver as licenças de cada imagem antes de as usar . Por exemplo, o Pixabay a maioria das imagens não requerem créditofs, mas algumas (poucas) requerem créditos ao autor.

Mas, quer dizer, se as imagens são de borla, o mínimo que podes fazer é dar-lhes crédito, certo?

 

Espero que isto te tenha ajudado.

Rui

Comentários

Last modified: 10/06/2018

× Close