Internet para os Jovens: os encontros online são perigosos?

Rui Cruz
Posted on

Internet para os Jovens: os encontros online são perigosos?

Hoje em dia muito se fala em encontros online. Parece que anda tudo a dar palestras  e formações a indicar, erradamente, que a Internet é um sítio perigoso, e que bla bla bla wiskas saquetas. Não podiam estar mais errados. Um dos argumentos que usam é que na Internet existem perigos. Também na escola, e não estão a ver os miudos a fugirem deles. Ou estão?

Antes de mais para quem não me conhece, faço as devidas apresentações: encontro-me online com pessoas desde 2002, dois anos depois de explorar a Internet e o IRC mais concretamente. Namorei com algumas pessoas que conheci e vivi com uma. Fui a jantares onde iam mais de 100 pessoas. Por este simples facto, considero-me uma pessoa minimamente expert nesta matéria.

Vamos supor uma coisa: Em casa, os pais não dizem asneiras, talvez porque não querem que o filho oiça. Eu discordo desta filosofia de cobardia em relação à vida e à sociedade. Preferem que o filho oiça dizer put* dentro de casa, e lhe expliquem o que é, ou que o filho diga na escola porque ouviu os outros dizerem mas sem saber o seu significado?
O mesmo se passa com a Internet:  Há noções básicas que devem ser explicadas e tidas em conta, de acordo. Mas na generalidade, os miúdos têm muito mais bom senso do que os país possam pensar. Os pais dos miúdos jovens de hoje em dia são demasiado protectores. Vejo os meus amigos com filhos que são do tipo “ai ai ninguém toca no meu menino”. A geração da net de hoje em dia não precisa de conselhos de como não fazer isto ou aquilo, precisam é de alguém que os acompanhe a fazer, seja uma coisa má ou uma boa. Hoje em dia, para o mal e para o bem, aprende-se com os erros.

Recebe novos posts por e-mail

Pensem nisso da próxima vez que ouvirem uma asneira dita pelo vosso filho.
E se ainda não tens filhos, mentaliza-te para quando os tiveres.

E assim ficou uma definição simples, para uma situação criada e tida como complicada. Espero também que com isto se ponha austeridade económica no dinheiro que se investe em palestras. Usem-no para,  por exemplo, oferecerem preservativos de melhor qualidade nos Centros de Saúde.

My 5 cents for today!

Rui