Marketing on-line e offline: há assim tantas diferenças?

Rui Cruz
Hoje em dia o marketing on-line é a maior ferramenta de qualquer empresa ou profissional. É através destas técnicas que se podem fazer as chamadas vendas on-line, ou divulgar um produto e serviço aos potenciais clientes.
Por vezes temos também que reinventar o marketing on-line, ou seja, fazer algo que nunca tenha sido feito daquela forma, para conseguir de uma forma diferenciadora fazer algo que surpreenda o nosso público alvo.
Embora esta parte do marketing on-line seja complicada, pois é muito difícil fazer algo novo hoje em dia na área digital que não tenha sido feito anos, esta é sem dúvida a melhor forma de surpreender o nosso público alvo, e ao mesmo tempo demonstrar uma criatividade enorme nesta área.
O marketing não se foca apenas em anúncios publicitários quando estamos a falar na área on-line, é muito mais do que isso, é perceber o que é que o nosso público alvo gosta e entregar a esse mesmo público alvo uma solução para um eventual problema ou necessidade que exista.
Recebe novos posts por e-mail
Marketing offline
O marketing offline é uma boa forma de fazer marketing moderno, utilizando técnicas que são, digamos assim, da moda antiga. Podemos surpreender um dos nossos melhores clientes com algo verdadeiramente personalizado para essa pessoa quando ele não está à espera.
Alguns dos exemplos possíveis, são a entrega de de brindes promocionais, como por exemplo, canecas, porta chaves, canetas, entre outros, que podem ser entregues através de envelope personalizado on-line que podem ser adquiridos em Envelopesonline.
Por outro lado, manter um bom relacionamento com um cliente implica por vezes, caso o volume de negócios se justifique, convida-lo a conhecer as instalações, verificar como todo o processo de venda, mas também de fabrico, acontece. Normalmente este tipo de visitas são extremamente valiosas para quem gosta daquilo que está a comprar e o faz de forma recorrente.
Marketing on-line
Além daquilo que já falámos, ou seja, os anúncios, existem outras campanhas que podem ser feitas. Por exemplo, a compra de artigos em blogs ou sites que pertençam ao mesmo nicho de mercado que o nosso produto, pode fazer com que esse produto seja mais conhecido e tenha um menor impacto no orçamento da campanha.
Por outro lado, e na era das redes sociais, podemos sempre contactar com influenciadores digitais para simplesmente falar da nossa marca o nosso produto.
Os códigos promocionais são também boas formas de cativar uma pessoa a comprar um determinado produto, mas um código promocional específico para o cliente, ou com o nome do cliente, certamente que fará toda a diferença. Existem alguns plugins WordPress que permitem este tipo de criação de códigos personalizados.
O importante acima de tudo
Não podemos olhar para o marketing on-line como uma forma facilitada de chegar ao cliente. Ainda existem muitos produtos, mesmo aqueles que são exclusivos on-line, que se vendem também de forma offline. Ambos os tipos de marketing estão inteiramente ligados um com o outro, existindo espaço para os dois funcionar em pleno e com sucesso garantido!
Os produtos são tão bons quanto aquelas pessoas que eles sabem vender, por isso, um bom gestor de marketing que saiba que o on-line é tão poderoso como offline, será certamente uma mais valia no seu negócio.