Marketing online do Unibanco Mini

Rui Cruz
O Unibanco Mini é um cartão de crédito mais pequeno que os habituais, comparado mais ao menos aos cartões de porta-chaves do minipreço, pouco maiores. É certamente uma boa escolha para um cartão prático, oferece a primeira anuidade (NOTA: anuidades seguintes pagas; sem informação do valor no site), TAEG “moderadas” (existem mais baixas) e é o primeiro do género em Portugal.
Para promotores de Online Sales – a promoção online do produto – foi escolhida a empresa ActualSales, ou pelo menos tem um link no cimo do site, daí supor que foi essa a empresa. Foi a primeira vez que a vi, mas ao entrar no site deles vi logo que não era uma empresa virada para a inovação, uma vez que tem um site completamente em flash. E para quem ainda não percebeu, flash is 99% bad.
Por isso, não sei que tipo de mercado de clientes a empresa quer ter, porque pelos vistos nem o site deles se torna apelativo. Que tal trocarem o flash pelo AJAX?
Relativamente ainda ao site do Cartão Mini, intrigo-me pela falta de contactos no site, e sobre a suposta falta de continuidade da frase “Como é o primeiro em Portugal é natural que faça perguntas sobre ele“, onde não haver qualquer tipo de FAQ sobre o facto que a frase indica, torna a situação mais desinformativa.
Em suma o site do Unibanco Mini é um chamariz para pessoas mal informadas se meterem em problemas, porque pelo que li no site, não sei sabe bem o produto que se vai obter.
Recebe novos posts por e-mail
Como anunciam no Google AdWords, chegam a um target tão diversificado que se calhar nem vale um clique. Pessoas com pendentes no Banco de Portugal e pessoas que não trabalham, quando vêm “cartões de crédito” clicam logo, e isso não dá valor à campanha.
Falta então uma maior precisão da informação sobre o cartão de crédito, e que a empresa repense a sua estratégia de marketing, pois com flash os motores de busca não indexam nada de jeito, e por outro estão a perder clientes com um site “interactivo”, mas obsoleto. Ao nívle do marketing, ter o Google AdWords para publicitar um produto de crédito não é a melhor opção. O Citibank por exemplo compra ou comprou links no meio do site do SAPO há uns meses. Isso resulta melhor, pois um produto de crédito não pode ser publicitado em qualquer site com a keywoard crédit, ou acaba por ir a sites exclusivmente para ganhar dinheiro em publicidade, sem nenhum conteúdo.
Rui