Novimento SIM da Samsung – a publicidade que se mata a si própria
Rui Cruz
Quem vê vídeos no YouTube certamente já viu um anúncio antes de alguns vídeos mais populares com uma música que mistura hiphop e fado, onde alguém diz SIM ao Movimento SIM da Sangsung.
Este site, movimentosim.com, é o Movimento pela Criatividade em Portugal que “tem como objetivo apoiar, divulgar e premiar as indústrias criativas através de um movimento pela criatividade em Portugal.” Se criatividade é criarem um site com meia década de atraso, então estão no bom caminho! Podem saber mais mais informações aqui ou lê o seu manifesto http://www.movimentosim.com/movimentosim/ (mas não uses um leitor de ecrã porque o manifesto está todo em imagem!).
Decidi portanto apresentar o meu projeto na área de Novas Tecnologias e Aplicações Digitais. Vou chamar-lhe…
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Como fazer uma boa página web
Hoje vou portanto apresentar o meu projeto, que apresentarei baseando-me no mau exemplo de design e da publicidade do movimentosim.com, esperando com este artigo mostrar e sobretudo consciencializar para as boas práticas da acessibilidade web mas também para a adoção de senso comum que falta às chamadas Agências de Publicidade que vivem como parasitas da ignorância da nossa sociedade.
Apresento então, em 4 passos, a minha candidatura (lamento não apresentar no site, mas já vão ver o motivo):
Publicidade visual com som em sites de nicho sonoro continuo
O primeiro erro da publicidade que fazem em canais de comunicação como o YouTube é precisamente usarem a música.
Vejamos a seguinte situação: utilizador A entra no YouTube e procura um vídeo que, antes de ver, visita a vossa publicidade. Clica na publicidade ou escreve o site na barra de endereços. O site abre com música. O utilizador A sai do site, porque foi ao YouTube para ouvir (e ver) um vídeo. O movimentosim.com captou um utilizador apenas para o deixar fugir logo de seguida.
Página com música de fundo, uma ideologia que acabou em 2006!
Nesta outra crítica vou abordar o facto de terem música de fundo no movimentosim.com, algo que está em desuso tanto da usabilidade web como da acessibilidade web.
Mais de 20% da população Portuguesa tem alguma deficiência e, por exemplo, os deficientes visuais usam um programa de leitura de ecrã para identificar o que outros como nós identificam com olhos. O que se passa é que com a música de fundo não conseguem identificar mais nenhum tipo de informação na página porque a música está sempre a tocar, e mesmo que chegue ao fim, ainda repete!
Mais uma vez, a mensagem não foi passada e o utilizador não só deficiente, mas o que tem menos paciência, vai sair do site pela forma como o construíram.
Vamos parar a música! Mas… onde?
Mesmo que existe um standart da web em não colocar música em páginas sites existe ainda maior consenso no conceito de, do mal o menos: deixamos o botão de parar a música minimamente visível.
A Sangsung opta por colocar o botão no canto superior direito do site. Ideal, no meu tom de ironia, para quem usa dispositivos móveis, iPad, tablets ou EEE PC, dispositivos esses que têm resolução reduzida por norma.
Isto porque com a resolução de 800×600 o botão não aparece, apenas com 1024×768.
E se fizermos scroll down, encontramos… nada?
Como pode ser visto na imagem acima (clicar para ampliar) podemos constatar que se fizermos scroll down até ao final da página, existe uma parte que não apresenta qualquer informação. E foi testado em dois browsers diferentes, por isso vamos excluir a compatibilidade entre browsers e vamos incluir a falta de imaginação.
Segurança informática também não é com vocês…
Nem sequer vou falar do facto de usarem iframes ou de usarem uma pasta /movimentosim/ dentro do domínio movimentosim.com que fica tão mal em SEO, porque tendo em conta o que disse do vosso site até agora dizer mais do mesmo só iria reforçar o meu ponto e remover-vos a pouca credibilidade que ainda têm… e que vou remover agora com esta última afirmação:
Para um site que apenas na homepage consome 2MB de dados usarem IIS 6 é extremamente mau. Está sujeito a vulnerabilidades como Stack Overflow/Exhaustion com um servidor Web não só de uma outra era, mas também, literalmente, do ano passado, não ajuda muito à segurança caso alguém com falta de tempo queira enviar o movimentosim.com para o “movimento não abre o site, ponto com” ou simplesmente usar o LOIC, uma vez que o site é bastante pesado.
Portanto, como diz o vosso próprio manifesto no refrão… “sim, quando começa não tem fim por isso vai por mim…”. E tendo em conta que perdi apenas meia hora a verificar estes pontos todos, penso que a minha candidatura vai terminar, com votos de melhoras da imaginação da coitada da Agência de Publicidade que a Sangsung contratou.
Vai por mim, e da próxima vez contrata um profissional de Usabilidade Web, sempre és poupado a artigos como este!
Por uma web segura, acessível e sem barreiras.
Atentamente,
Rui