A forma como se entregam notícias em Portugal

Rui Cruz
Criado a

Alguns de vocês já repararam que tenho estado ausente. Para o bem ou para o mal, voltei. A ausência foi motivada pela procura de trabalho que penso ter acabado.

De volta a tópicos quentes, hoje venho falar da forma como se entregam as notícias. Os Americamos têm a felia ideia de dar as notícias de uma forma menos estúpida mais profissional. Já os portugueses preferem plagiar e brincar aos reporteres.

Como exemplo do plágio, cito a recente notícia de que um pai matou a filha por causa de uma Xbox. Até aqui nada de novo, a não ser que quase uma dezena de sites portugueses e Brasileiros copiaram a mesma noticia. Ora vejamos…
– Peopleware: Homem mata filha por causa da sua Xbox
– Newticias: Homem mata filha por causa da sua Xbox
– Luis Correia: Homem mata filha por causa da sua Xbox
– XBox – PTGames Homem mata filha por derrubar Xbox (agora o título está muito mais claro e abrasileirado… mas num site que é tuga)
– … etc, etc.

Bom, acho que perceberam o meu ponto. Blogs novos, sites supostamente dignos, e blogs alojados no blogspot com meia dúzia de posts. Todos eles gostam de trazer notícias que meio mundo já leu frescas e de qualidade. Gostava que essas pessoas me fossem dizer onde está a originalidade nisso e o que é que ganham com isso, porque eu cá não entendo.

Recebe novos posts por e-mail

Quanto ao brincar aos reporters, é mesmo para a notícia do Peopleware “Homem mata filha por causa da sua Xbox” porque eles a certa altura citam “de acordo com a informação que recebemos”. Bom, com isto já provei que a informação deles é tanta como a dos outros, e que brincar aos reporters não dá com nada.
Caros amigos, se não sabem fazer notícias e querem enganar os Portugueses, vão para os USA, onde este tipo de atitudes ainda é fresca (tirando claro os cerca de 20 agregadores de notícias que existem e obviamente nem ligando aos agregadores de conteúdos que nem sequer avisam os donos dos sites)… ou pensando melhor, em vez de irem para os USA aprendam a ser pessoas digmas de respeito e coloquem noticias originais.

Mas… como o português é estúpidos por natureza… who cares?

Rui