web analytics

Novo formato dos Perfis no FaceBook

Quem quiser ver o novo formado basta ir aqui ao meu perfil. E pode-me adicionar, claro!

Primeiro o perfil começa por apresentar uma rápida informação de onde moramos, quando nascemos, em que escola andamos, línguas que falamos, etc. Obviamente que com esta atitude o FaceBook tenciona dar mais visibilidade à informação das pessoas ao coloca-la no centro da página.

O FaceBook com estas alterações promove a vida das pessoas, e deixa de fora alguns perfis que “escondem” o que estão a fazer, até para os amigos. É desta forma que entendo que logo depois do resumo da nossa informação, venha as nossas actividades recentes. Mas de notar que primeiro colocam as tag’s mais recentes em fotos. É ideal para quem realmente tira fotos e mete no face ou os amigos metem, e menos ideal para quem faz tag’s de imagens idiotas como arvores de Natal, números para escolher, etc.

Os links que costumavam estar a azul por cima do nosso estado estão agora do lado esquerdo por baixo das nossas fotos. De um ponto de vista de usabilidade, estão a tentar assemelhar-se a um blog/site mais normal, mas como do lado direito têm a publicidade, resolveram por os menus do lado esquerdo.

No lado direito por baixo dos menus temos também novas opções: podemos criar listas como amigos ou família (já criadas) e acrescenta-las. Dentro dessas listas podemos colocar amigos, e criar assim uma semi-lista de amigos  dentro dos nossos amigos.

Os nossos interesses também estão agora em destaque. Em vez de na tab Info termos apenas links, passam a ser usadas também as imagens das respectivas páginas para destacar os interesses. Esta situação vem dar continuidade às alterações que houveram nas páginas do FaceBook há alguns meses por forma a torna-las mais visuais.

Além da alteração do perfil em si, as restantes áreas também estão mudadas. Por exemplo a página inicial do FaceBook, depois de logados, já não tem a caixa de texto para fazermos o update ao nosso estado, temos que clicar em Status para o fazer.

Por fim, resta dizer-vos afinal como é que metem este novo perfil? Basta irem aqui e clicarem no botão verde.

Uma pequena grande nota: gostava de saber porque é que o FaceBook no resumo da informação vai tirar a parte do estado de solteiro/casado/etc. Será que eles ENTENDEM que estão a dificultar o engate?

Rui

Last modified: 06/12/2010

× Close