O dia em que “a Microsoft” me ligou para resolver problemas do meu MacBook
Rui Cruz
Há poucas semanas ligaram-me da Microsoft. Certamente seria um gajo muito importante para a empresa do Gates me ter ligado.
Mas não era nada disso.Canais de YouTube como o Scammer Payback e outros (menciono este porque adoro ver como eles fazem as coisas , ou mesmo ouvir, enquanto adormeço) são canais que lutam contra scammers na India, e que fazem efetivamente um bom trabalho em literalmente destruir estes callcenters.
O que eu recebi foi uma chamada de scam. E se fosse alguém com menos experiência, ou mais idos, provavelmente – e apesar do sotaque – teria caído na armadilha e usado algum método para poderem recuperar algum dinheiro com gif cards, ou aceder à nossa conta bancária com o Teamviewer, Anydesk ou outros.
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Como informar as pessoas vulneráveis
É importantíssimo mostrar às pessoas que estão mais vulneráveis, quer pela falta de conhecimento ou pela idade e pouca articulação tecnológica, coisas muito simples que podem salvar a sua carteira:
- Em caso de dúvida, desligar a chamada e não atender mais nada;
- Desconfiar de números privados, porque nenhuma empresa (a não ser telemarketing) faz chamadas dessa forma, porque até os bancos ligam de número visível;
- Escolher sempre tratar de assuntos da Microsoft, do banco, etc. sempre pessoalmente;
- Se existirem dúvidas, pedir um número de telefone para ligar de volta, e entregar esse número a pessoas de confiança como filhos, amigos, que possam analisar.
Dar estes conselhos demora cinco minutos. Quanto tempo vale o dinheiro das pessoas que te são queridas?
Aqui fica a minha interação com a “Microsoft”. Infelizmente tava sem paciência, e a chamada foi curtinha. Mas vejam a frustração dele quando no final foi desmascarado em 4 segundos.