Os sites de pesquisa e comparação são totalmente isentos?

Rui Cruz
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Na era digital, estão disponíveis avaliações de produtos e serviços à distância de um clique – avaliações de casinos online,  reviews de produtos de beleza, comentários sobre alojamentos ou companhias aéreas, etc. Uma boa prática é consultar vários websites de avaliações e comparação e consultar sempre o mais reputado no nicho em análise – como o casinorei.pt no caso das apostas online, por exemplo!

No entanto, muitos utilizadores questionam-se se os sites de avaliações e pesquisa são confiáveis e se as informações apresentadas são precisas. Neste artigo, vamos analisar como as pesquisas de voos, hotéis e restaurantes podem ser afetadas pelos mais diversos fatores.

 

Motores de pesquisa para voos

Voar é uma ação cada vez mais rotineira e, na última década, as companhias low-cost tornaram a mobilidade aérea acessível ao bolso de uma grande parte da população. Num mercado tão competitivo, as denominadas «companhias de bandeira» não tiveram outra opção a não ser ajustar os serviços e, consequentemente, os seus preços.

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Com o aumento exponencial das ligações focadas no tráfego ponto-a-ponto (vulgarmente conhecidos como ‘voos diretos’), a caça ao voo mais barato tornou-se obrigatória. Desta forma surgiram os vários sites de pesquisa de voos – como o Expedia, o Kayak ou Skyscanner – que comparam e apresentam os preços das várias companhias aéreas (ou combinações de companhias aéreas) para uma determinada rota, numa determinada data. No entanto, os diferentes websites, para a mesma rota e mesma data podem apresentar resultados diferentes… Porquê?

A resposta é simples: os resultados apresentados podem não ser totalmente isentos. Aparecer em primeiro lugar neste tipo de agregadores proporciona grande visibilidade às companhias aéreas. Por esse motivo, as companhias aéreas e agências de viagens podem estabelecer parcerias com os websites para aparecer em primeiro lugar ou em posição de destaque nos voos ‘Recomendados’. As parcerias podem consistir em acordos de afiliação ou no pagamento de valores para patrocinar os resultados das companhias aéreas.

Dica: consulte vários agregadores de voos e compare os diferentes resultados. Confirme os valores diretamente nos websites das companhias aéreas e opte pela opção mais se adequar às suas necessidades!

 

Comparadores de hotéis

Tal como no caso dos voos, a procura por alojamento cresceu exponencialmente na última década. Sites como o Booking.com, Hotels.com, Trivago, ou TripAdvisor, comparam os preços e a disponibilidade de vários tipos de alojamento, num determinado destino em datas específicas.

Mais uma vez, diferentes websites apresentam resultados diferentes. O motivo é idêntico ao enunciado no caso dos voos! A presença de um hotel numa posição cimeira da lista ou nas recomendações produz melhores resultados perante os potenciais clientes. Para obter as melhores posições, os hotéis – ou outros tipos de alojamento – podem oferecer incentivos aos diversos websites para aumentar a sua visibilidade perante os clientes.

Alguns dos sites que efetuam a intermediação na reserva de alojamentos já possuem inclusive programas de fidelização para aumentar as suas taxas de retenção. Um dos objetivos deste tipo de programas visa promover os alojamentos que são financeiramente mais atrativos oferecendo benefícios de longo prazo no programa de fidelização.

Embora os resultados não sejam «adulterados», existem muitos fatores a condicionar os resultados das pesquisas.

Dica: consulte vários sites que comparam alojamentos e compare os diferentes resultados. Se é um viajante frequente, pondere aderir aos programas de fidelização e desfrute das ofertas esporádicas, como por exemplo pequeno-almoço gratuito!

 

Pesquisas de Restaurantes

Se a concorrência entre companhias aéreas ou hotéis é grande, na restauração é assume proporções muito maiores. Os estabelecimentos cada vez investem na promoção através das redes sociais ou influencers.

Sites de pesquisa de restaurantes – como o The Fork, por exemplo – são altamente afetados pelos acordos de afiliação entre a aplicação e os seus afiliados. Existem inúmeros sites especializados em crítica gastronómica, vocacionais para os mais diversos tipos de gastronomia – a escolha do site mais alinhado com as suas preferências é o primeiro passo.

Dica: Ler as avaliações e opiniões de outros utilizadores é importante e provavelmente a forma mais isenta de ter algum feedback sobre os estabelecimentos. Encontre um equilíbrio entre avaliação média, número de reviews e antiguidade para escolher os melhores restaurantes de forma eficaz.

 

Outros nichos

As avaliações e recomendações não se circunscrevem aos setores das viagens e alimentação. No mundo digital moderno, este tipo de websites são transversais a inúmeras áreas de negócio: lojas online, empresas de aluguer de carros, etc.

Independentemente do nicho, todos os websites que operam na área dos serviços são, muito provavelmente, influenciados por vários fatores que afetam o ordenamento dos resultados e as recomendações – estas refletem-se nas receitas dos websites!

 

Resumindo….

Ao longo deste artigo, ficou claro que as recomendações na internet podem ser influenciadas por fatores externos. No entanto, tal não deve ser encarado como negativo – alguns dos incentivos e patrocínios fornecidos aos websites, tornam os serviços ou produtos mais baratos para os clientes!

Os agregadores são uma ferramenta valiosa que poupam horas de pesquisa. Pode utilizar a abundância de informação à sua disposição e as múltiplas ferramentas disponíveis (filtros, por exemplo) para encontrar as suas opções preferidas e neutralizar os fatores que influenciam as recomendações dos websites.