[PDF] Velocidades de Internet “até ‘X’ MB” são um mito

Rui Cruz
Criado a

Muito se tem falado da revista DECO Proteste que vai sair amanhã. A blogoesfera nem por isso, porque a maior parte são putos menores de 18 anos que nem direito sabem, quanto mais o direito ao consumo. Desculpa se te afectei. Continuando…

Hoje, véspera de mais uma edição da DECO Proteste, a revista da DECO mandou-me um PDF que disponibilizo aqui para quem quiser. Este PDF tem os dados técnicos do que irei discutir aqui, msa sem mais demora o download está aqui: Fornecedores de acesso à Internet: medições por 12 mil utilizadores (formato PDF, tamanho 152kb).

A minha análise desta situação situa-se em dois pontos simples:

O marketing

Várias empresas, apregoam o seu próprio peixe. Ora é a PT que tem as suas próprias infra-estruturas e os outros usam-nas, ora é a TMN que alega ter maior cobertura nacional devido á antiguidade, ora a ZON TVCabo que cobre cidades e arredores enquanto a Cabovisão se fica pelas zonas mais rurais porque dão menos trabalho, cada boca tem um peixe e no fim todos comem do mesmo: mau serviço.
A DECO veio desmistificar isso, apresentando estudos estatísticos.

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A estatística

A estatística aqui pode não estar certa, e o estudo pode ser deitado abaixo. Afinal falta uma informação muito importante no estúdo: o tipo de pessoas que os usaram. A crítica que fiz acima aos bloggers não foi infundada, tem uma razão de ser. A razão é que por exemplo existem mais bloggers de 20 e poucos anos do que de 30 e tal anos, mas voltam depois os dos 40 e tal anos (anyway, é isto que eu penso). Logo, aqui existe um padrão. Quando o teste da DECO Proteste informa que “12 mil utilizadores responderam ao apelo” podemos estar aqui a falar de utilizadores na casa superior aos 25 anos que lêem efectivamente tempo para ler o “apelo” da DECO. Se formos para meios mais rurais, pessoas com mais de 30 anos podem não saber usar a Internet ao ponto de fazerem o teste e instalarem o programa. Claro, estou a especular. E estou a especular, porque não há dados sobre o tipo de clientes que fizeram os testes. E isto, sim, pode influenciar gravemente os testes.

Só os dias seguintes dirão se o teste é realmente “perfeito” e as reacções dos ISPs e da ANACON ao teste.

Rui