web analytics

Pirataria de software/musica

Pirataria de software/musica, o que é?

É o acto de copiar, reproduzir, vender e manipular sem autorização dos autores ou pagamento dos direitos de autor desses produtos.
*Penso* que é consagrada em Portugal, além de outras, pela lei 109/91, a Lei da criminalidade informática. Mais informações em http://www.policiajudiciaria.pt/htm/legislacao/dr_informatica/Lei109_91.htm

Porque é que existe a pirataria?

Porque o preço de algumas coisas é cara. Ninguém vai piratear livros fazendo fotocópias, o IVA é a 5%. Todos fazem cópia de CDs, o IVA é a 21%. O facto do IVA pode ser apenas mais um factor, mas o facto é que os preços estão altos. Para se ter uma ideia, em cada ano continuará a existir mais pirataria, enquanto a inflação for maior que o aumento do vencimento da função pública e privada.

Quem é o culpado?

Ninguém em concreto, todos em especial.
Culpados podem ser: o estado português, por vender livros a 5% e música/DVD a 21%; as editoras, por saberem do IVA tão alto em Portugal e simplesmente cobrarem as coisas tão caras, tendo ela sempre LUCROS ASTRONÓMICOS; o ouvinte que não se manifesta em massa contra os preços altos da música, etc.

Como o combater?

Manifestando-se. Fazendo sites, influenciando os meios de comunicação social, divulgando acções em listas de discussão.

Quais são os maiores sistemas que existem para downloads, quais as suas vantagens e desvantagens?

Emule – p2p – Este sistema tem como principal desvantagem ter que seedar (enviar) antes de receber, e ficar numa “fila de espera”. A vantagem é que é a rede maior, e tem arquivos soltos.
BitTorrent – p2p – Aqui apenas enviamos o que sacamos. Não se encontra normalmente ficheiros soltos.
DC++ – p2p – Este sistema usa uma ligação a um servidor central onde temos ficheiros para enviar e está limitado a slots (envios/recebimentos) pelo programa. A velocidade de download depende sempre do limite de upload do utilizador do outro lado, o que torna o processo lento.

Tenho mais perguntas. O que devo fazer?

Deixar um comentário e esperar um e-mail meu com respostas. Normalmente não respondo no blog.

Last modified: 15/11/2006

× Close