Planet Geek
Rui Cruz
Há algumas pessoas que me andam a chatear, nomeadamente aqui, em que acham as minhas críticas ao Planet Geek excessivas, vejam bem, até o famoso dono do Bitates comentou! Aqui também ontem, comentei curto e grosso, como é meu entendimento, que o Planet Geek era uma merd@. E ele é, porque não tem selecção de conteúdo de qualidade na sua página inicial, tem um “dono” de nome Mário Gamito totalmente anti-democrático, e está apenas a querer ganhar vantagem (quem vai à frente leva por traz) na viagem dos agregadores de blogs. Passo a explicar tudo isto.
O Planet Geek não tem critérios editoriais
Isto faz-me linkar novamente ao Ricardo Saramago, ao qual mando um abraço por ser franco e honesto, e por não se prender a questões editoriais, escrevendo o que ele quer. E mando este link. Como podem ver no link do Ricardo, ele foi “despromovido” do Planet Geek porque entendeu fazer um comentário onde o facto do site do filho do dono do PG estar misturado com um site porno. (texto removido por não corresponder à verdade). Mas ele removeu o blog erótico, ou seja lá que blog for, depois da crítica. Isto, com controlo editorial, não se teria sequer que verificar. Uma selecção de conteúdos para uma página “importante” poupava este comentário e esta confusão.
O Planet Geek não respeita as opiniões
Bom, e se calhar eu no lugar dele fazia o mesmo, OU ENTÃO trabalhava no que já foi dito tanto aqui, como nos comentários que fiz para com eles, como em muito sítio: critérios de qualidade numa primeira página. Eu vi em tempos (e vejo, porque ao ver o PG duas ou três vezes por dia consigo separar as coisas boas das más e ainda tiro algo de bom disso tudo. Agora, desagregar um membro por emitir uma opinião…
Eu associava-me ao Planet Geek?
Sim e não.
Sim, porque foi a minha primeira tentativa, porque não conhecia outro agregador, achei divertido, queria experimentar, etc. Falar de acessibilidade e SEO é coisa que está muito verde por Portugal (principalmente a primeira, pois para SEO já temos o Rui Augusto – membro do PG – e outras pessoas mais experientes que eu), e como não me apetecia fazer as coisas à velho blogger, ir comentar os posts dos outros blogs conhecidos com coisas irrelevantes para depois cá passarem, resolvi enviar um e-mail, e depois OUTRO. Nos links no primeiro parágrafo o Mário diz que os e-mails lhe escaparam. Eu pelo menos respondo a todos, por mais estúpidos que sejam, como disse aqui neste post. Mas eu entrava se houvesse uma seleção de conteúdos “geek”… e não fosse tudo junto sem qualquer qualidade.
Não, porque como as coisas estão agora, se calhar se tivesse entrado, teria já saido provavelmente. Eu não quero misturar o meu site com conteúdos adultos, nem quero que por exemplo o post do dia dos meus anos lá vá parar, porque isso são coisas pessoais minhas (nem sair porque falei mal do projectozinho e não devia). É por isso que existem categorias para tudo, que entre muitas coias servem para separar as coisas. Mas no Planet Geek preferem por as coisas todas no mesmo saco, e como há coisas podres, começa tudo a cheirar mal.
Recebe novos posts por e-mail
Por fim, deixo a dica que não quero, não sou, nem vou ser um Paulo Querido, que muito respeito e leio. E não espero que alguém preste atenção a isto. Mas se prestar, clique nas categorias Acessibilidade e Webmasters que há coisas mais interessantes que este post, ok?
Rui
PS: este artigo não teve qualquer tipo de revisão; escrevi o que me saiu…
[tag]planet geek, Mário Gamito, prt.sc[/tag]