web analytics

Aquilo que a NOS não quer que tu saibas sobre o novo Power Router

A começar por quem o promove e a terminar na tecnologia “cloud”, está tudo num “nevoeiro” de dúvidas e, acima de tudo, de transparência.

Os YouTubers chegam à televisão e começaram a promover serviços de Internet. Se o Windoh promoveu a MEO com uma abordagem engraçada à inteligência artificial, já o Wuant promoveu a NOS.

Primeiro que tudo temos que recordar que quem promove a NOS é o YouTuber que disse “Quando a tua mãe te for acordar para ires para a escola, manda-a para o c###lho”. Serão estas as coisas “tecno cool e cenas” que ele fala?

 

O anúncio

“Sempre que tenho algo a dizer ao mundo, gravo e… boom”. Mas não é bem assim. Na realidade, o anúncio da NOS peca por não informar os clientes de coisas bastantes pertinentes no ato da compra de um novo produto. Eis um exemplo:

  • As velocidades são assimétricas, ou seja, se tiveres 120MB de download apenas vais ter 12MB de upload. Se tiveres 200MB de download vais ter 20MB de upload, e assim por aí adiante.
  • Na MEO tens velocidades simétricas, ou seja, se tens 100MB de download tens 100MB de upload. E aí sim, é “boom”, porque tens mais velocidade.
  • O que quer dizer que se o Wuant enviar um vídeo para o YouTube da rede NOS e o Windoh enviar um vídeo para o YouTube da rede MEO, o Windoh vai ter um upload feito mais rapidamente (porque enviar vídeos são upload, não download) e o Wuant pode demorar até 90% mais para enviar um mesmo vídeo.

Mas não é isso.  Para os atuais clientes, há regras engraçadas :

Os atuais clientes só podem mudar se tiverem um plano de 200MB ou mais de upload, que custa cerca de 40 e tal euros.

Mas se tiveres um Mac e não tiveres entrada para cabo de rede, ou uma placa wireless com norma AC, o ZON Hub mais recente não te dá velocidades contratadas em Wireless.

É o mesmo que dizeres que o problema que existe há anos e que a MEO depressa resolveu com wireless em norma AC (a mais rápida), nunca será colmatado pela NOS a menos que pagues mais.

 

O “equipamento espia”

Em 2011 publiquei um artigo (mais do que um, é seguires os links dentro do post) onde expunha de forma simples como a NOS alterava o firmware do router para o controlar remotamente sem te informar convenientemente disso. Mais, se quisesses abrir algumas portas no router, não conseguias, se fossem portas que eles usassem.

Mas agora há um novo nível de comunicação: a Cloud.
E isto quer dizer que este router irá comunicar de forma ininterrupta com a cloud da NOS. Como eles já foram “boas pessoas” (ou não) no passado em relação a routers, não me apetece enviar para a Cloud coisas como:  o meu MAC Address, os equipamentos que tenho ligados, o tempo da minha ligação, etc.  Tudo por razões de privacidade. E também porque gato escaldado, de água fria tem medo.

 

 

Em resumo: um router que sai “caro”, para dar mais fidelizações às pessoas, com tecnologia que outros operadores já disponibilizam há anos.

Se realmente precisas da norma AC em Wireless (isto é, ter velocidades superiores a 50/60 megas em Wireless, compra um router à parte, porque te sai mais barato.

Cara NOS, tenho 1 ano e um mês de fidelização contigo, e estou mortinho para te por a andar da minha casa para fora. És um caso perdido.

 

Abracinhos do Rui

 

PS: se viste que este artigo é interessante e útil, partilha com os teus amigos!

Comentários

Last modified: 02/06/2018

× Close