Promoção da loja online: uma nova realidade.

Rui Cruz
Criado a

Quais atividades básicas você não dispensa ao promover o site de uma loja e a melhor forma de fazê-lo? Vamos considerar esse assunto no artigo.

A promoção de uma loja online é impossível sem o básico — conteúdo, conversão e o próprio produto. Páginas de sites bem projetadas atraem visitantes que já chegaram até você e fazem com que passe mais tempo “visitando” a marca.

Como mostra a experiência, se você prestou a devida atenção ao layout do site, aceitou o fato de que “tudo de melhor já foi inventado antes de nós”, escolheu “mais ar” nas páginas, e pegou a interface de algum “titã” como Ozon como base, e também prestou atenção a um motor de busca “super inteligente” já é metade da batalha. Um site “limpo”, não sobrecarregado e, o mais importante, o site nativo inspirará confiança e incutirá confiabilidade, o que é muito importante quando se trata de compras online..

Páginas de site bem projetadas significam um design lacônico e elegante, facilidade de compra, disponibilidade de informações claras sobre entrega, pagamento, contatos da empresa, bem como o princípio geral de criar “primeiro o conteúdo, depois o design”. “Primeiro, criamos a estrutura, projetamos todos os blocos e elementos, criamos um protótipo, o preenchemos com conteúdo e, em seguida, iniciamos o design. Isso o protege de visuais inadequados acidentais, enchimento convulsivo de informações esquecidas, etc., quando o site está pronto.

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A conversão também desempenha um papel importante na promoção de uma loja online. Para que funcione com sucesso, a conversão do site deve ir para certos números. Na maioria dos casos, isso não acontece porque não houve um trabalho competente com os blocos no site. A opção ideal é rastrear o comportamento dos usuários que acessam o site como parte dos testes A / B.

E, finalmente, a terceira base na promoção de uma loja online é o próprio produto. Portanto, é importante avaliar sua demanda entre os consumidores. A maioria dos proprietários de empresas vende o que deseja vender. Isso é natural, mas nem sempre está relacionado às necessidades do mercado. O mesmo acontece com produtos inovadores, nos quais os donos apostam, mas o consumidor não está disposto a gastar dinheiro ou não entende a necessidade do produto. Avaliar a demanda por um produto é um trabalho sério de marketing. Não se limita a conselhos e reflexões de que “alguém vai comprar” ou “já que veio do meu amigo, vai comigo”. Além disso, o produto na loja online deve estar sempre em estoque em todas as opções disponíveis (todos os tamanhos, linha de produtos, etc.) E, claro, não se esqueça de uma abordagem integrada para promoção.

Se o proprietário da loja online ainda não está familiarizado com os SERMs, é hora de fazê-lo. O SERM é dividido em várias etapas, incluindo atividades preparatórias,estratégicas e práticas. E se o fluxo de clientes for formado principalmente online, recomendamos que você faça o seguinte:

  • monitorar a situação atual (trabalhar com solicitações, análises, incluindo sites “negativos”), promover conteúdo de reputação na mídia;
  • publicar avaliações “naturais” da empresa de maneira positiva/neutra;
  • organizar o trabalho com conteúdo nas redes sociais, aumentando assim o engajamento do público. Para isso, você pode usar vários serviços de rastreamento de conteúdo, por exemplo, Postoplan, https://postoplan.pt/.
  • melhore sua reputação por meio de fóruns temáticos e serviços de Q/A;
  • promova negócios por meio de formadores de opinião (blogueiros, etc.).

É sempre melhor abordar a solução de qualquer problema de forma abrangente, utilizando todos os canais e tecnologias disponíveis. E para começar a promover uma loja online, você precisa desenvolver uma estratégia e pensar sobre táticas, etapas específicas e um orçamento para atingir seu objetivo. Lembre-se de que Brian Tracy disse: Pense no papel. Cada minuto gasto no planejamento economiza 10 minutos na implementação do plano. “Bem, então prossiga.