Como verificar a qualidade de um serviço Web

Rui Cruz
Criado a

Estas dicas que vou postar são da minha experiência com Alojamento Web e Servidores Dedicados, bem como outros serviços menos comuns como Hosted Exchange e IRC Shells.
A qualidade de um Serviço Web depende  de vários factores. Ao escolheres um serviço tens que ter a noção de que eles te podem apoiar de várias formas ou ajudar em casos de desespero e não apenas no serviço técnico que estás a contratar.

Antes de comprar, contactar o serviço de suporte e o de vendas

Ao de vendas fazes perguntas básicas mas lógicas, e vês se dentro dos “business days” eles te respondem facilmente e rapidamente. Ao serviço de suporte, fazes perguntas mais difíceis como as empresas de Peering que usam, o tempo de activação do serviço após ser pago e umas quantas coisas deste tipo. Se receberes uma resposta como deve ser, aí sim podes ponderar usar o serviço.

O tratamento na tua resposta

Como nos USA é comum, se um e-mail começar por “Hello kind sir” ou “Hello sir” ou tiver erros de gramática, provavelmente estás a lidar com um gajo da Índia. Pelo facto, recomendo-te uma empresa que não tenha outsourcing  a preços da chuva.

Recebe novos posts por e-mail

Tempo de activação

O tempo de activação do serviço é o mais importante para mim. Isto porque posso ver onde está a prioridade da empresa onde estou, por isso raramente compro serviços em que o prazo de activação é de 24 horas. Normalmente 12 horas. Os meus serviços actuais tiveram todos um tempo de activação de 6 horas, e foram feitos na prática em 2 horas. Isto porque em casos de emergência posso contar com a rapidez de ter por exemplo um servidor de backup para mover os meus dados, ou para outro fim qualquer. A rapidez no “rapid deployment” é um MUST nas tecnologias da Web.

O suporte

Eu sempre optei por pagar por serviços de suporte “semi-managed”, ou “managed”.. Mesmo que pague mais 20 euros, sei que se não me sentir à vontade com alguma coisa, tenho sempre alguém que (supostamente) sabe mais que eu e a pode fazer de graça.
Também evito pedir ajuda em fóruns ou opiniões, quando temos que resolver um problema é sempre mais rápido os técnicos experientes o resolverem. Não digo que não sou experiente, afinal em dois anos com a actual empresa de servidores que tenho recorri ao suporte quatro vezes, duas delas para reportar problemas de hardware ou rede.

A durabilidade

Normalmente aposto sempre em empresas de renome, procurando sempre uma referência ou backlinks no Google sobre a mesma. Prefiro pagar o nome do que entrar numa empresa de “one man job” e depois ficar sem nada de um momento para o outro. Esta informação é mais para as empresas de Portugal denominadas de SP’s, que antigamente apareciam e desapareciam do dia para a noite.

Estas são as características que eu – e que tu também devias – aposto quanto compro algum Serviço da Web.
Alguém tem outros pontos a acrescentar?

Rui