Uma rádio de HipHop (Tuga) 24 horas por dia

Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Olá.

Se há coisa que eu adoro é HipHop. E especialmente HipHop Tuga. Mas nunca fui a um único concerto. Sorry, sou demasiado nerd.

Bom, andava por aqui à procura de cenas quando dei por esta Rádio de HipHop Tuga que funciona 24 horas por dia. Adorei e continuo a adorar há vários dias.

A rádio tem algum sucesso já que durante o dia existem 400 pessoas a ouvir a rádio em média. E estou a ser simpático. Já vi 500 pessoas e mais…  com um peak global de quase 1000 pessoas.

A rádio é recente, foi criada em Fevereiro mas teve anúncio em Janeiro e gostei do que disseram no post de inauguração. Muito “duros”, muito “bora para a frente”. E têm razão ao dizerem que são a primeira rádio dedicada ao HipHop Nacional e que não passam apenas hits. Era precisamente isto que queria.

 

Dados Técnicos

Não sei quem é o Élio Silva de Vila Nova de Gaia. Mas gostava de lhe agradecer por ter comprado o domínio na PTServidor, onde também tenho os meus domínios. 🙂

A rádio está registada no Shoutca.st, um “cheap shoutcast hosting” mas que faz o trabalho para o que é pretendido. Noto algumas – muito poucas – vezes um lag, mas que três a cinco segundos depois passa. O pacote deve ser o de 5.99EUR que tem ouvintes ilimitados. O pacote também permite criar apps móveis.

O site está alojado num servidor partilhado a correr nginx e é feito usando WordPress.

 

Como ouvir

A rádio tem várias formas de poder ser ouvida: pelo site, com a app para Android e com a app para iOS que ainda está a ser criada. Pode ainda usar este URL em players como o VLC Media Player para poderes abrir num programa específico no teu PC.

 

Coisas a melhorar

O site precisa de funcionar bem com HTTPS. O site até tem certificado, mas está “programado” para funcionar com HTTP. Em 2017 ter um site sem HTTPS é… mau. É tipo comprarem um BMW de 2017 mas andarem num Ford de 1990 só porque sim.

Deviam também deixar de se limitar mais aos sons do Norte. É claro que o Norte tem uma forte presença no HipHop Nacional, mas ainda assim, não é o centro do mundo nem de Portugal. 😀

Por último, nota-se nos programas que fazem algum amadorismo. Nada contra, e eu sei que criticar é fácil. Mas o que estou a criticar é coisas que facilmente se resolvem. Primeiro estou a falar de quando algumas pessoas falam, a música está a ser ouvida em “duplicado”. Provavelmente não devem estar a usar o SAM Broadcaster que tem auto cue quando se fala. Depois é o facto de cortarem músicas antes de elas acabarem sem fazerem o, mais uma vez, auto cue. E por último, mas isto é apenas uma percepção, parece que há uma falta de organização quando querem que se faça pedidos no Twitter.

Tudo o que disse pode melhorar e não é por isso que a rádio deixa de ser algo único e muito positivo para mim. Se não fosse algo positivo, não era com ela que eu “adormecia” (Spotify, lamento, you’re out).

 

 

Portanto, ser queres testar a coisa, vai ao site oficial e começa a desenrrascar-te! 🙂

Rui

Comentários