Rede4 versus UZO

Rui Cruz
Rede 4 versus UZO é a minha nova forma de conspirar contra o muito.
Para quem não sabe, a Rede4 pertence á Optimus, a UZO pertence à TMN. Ou quanto muito “são amiguinhos”. Não vale a pena dizerem que “apenas usam a estrutura”, porque se eu quiser user a infraestrutura do meu Banco para receber dinheiro por ele, tenho que ser cliente.
No que diz respeito às telecomunicações, o que eles têm (ou podem ter) de diferente é o IVR (a gravação de mensagens ou a “voz da senhora” que diz as coisas todas, ou Interactive Voice Responce). Nas o serviço é O MESMO que a operadora que os sustenta. Seja: se a TMN ficar sem rede, clientes UZO ficam sem rede.
Ambas as operadoras oferecem telemóveis desbloqueados a baixo custo (ou então ainda ninguém os foi comprar ao eBay por “mais baixo custo ainda”). Mas não são “desbloqueados”, porque por exemplo na Rede4 é preciso esperar dois meses e carregar o telefone com não sei quê para que. Mas alguém os ouve a dizer estas condições? Não, é mais fácil dizer que “estão desbloqueados”. Mais uma vez, acho que os mestres de markting daquelas operadoras desconhecem o eBay.
Na UZO, a desonestidade é outra. Pelos vistos, clientes TMN *podem* mudar de tarifário para a UZO e “receberem um cartão à cobrança” (nota: o meu cartão Rede4 deve chegar amanhã ou depois e é grátis). Mas apenas os clientes de carregamentos podem. Clientes de assinatura mensal não podem. E porquê? Porque, basicamente, devem ter algum contracto manhoso com a TMN para não lhes roubarem os clientes de Empresa ou Assinatura (sim, o tarifário Mix “exclusivo para empresas” da TMN não tem qualquer vantágem, só desvantagens, por isso é que me quero ver livre dele). Curiosamente, a Rede4 pode fazer a transferência sem qualquer problema.
Recebe novos posts por e-mail
A Vodafone, enfim, se tem esse serviço nunca ouvi falar, mas todos sabemos que a Vodafone pouca coisa tem de bom.
Segue então a proposta a uma quarta entidade “grande” que queira mostar uma rede GSM de boa estrutura que quando o tentar, não tente também enganar as pessoas, ou eu descubro-os e posto por aqui. Quanto às pequenas, mudem a estratégia ou fiquem com um punhado de gente como clientes apenas.
Rui