Relatório de transparência Tugaleaks – janeiro de 2019
Rui Cruz
O que é isto?
Este é um relatório de transparência onde são listados ganhos e despesas inerentes ao funcionamento do órgão de comunicação social Tugaleaks. Pretende-se com este relatório listar as despesas e entradas de valores no Tugaleaks, excluindo, porque assim sempre será, o trabalho “per se” contabilizado por mim em termos de horas nas notícias produzidas.
Para que serve?
Para dar transparência ao processo, conforme definido aqui.
O mesmo visa demonstrar a transparência no processo de criação de notícias e despesas associadas e inerentes , excluindo-se as despesas de investigação, recolha, transmissão, escrita e divulgação de notícias no órgão de comunicação social, com exceção das despesas de Facebook Ads e outras relacionadas, que se encontram incluídas e detalhadas caso existam.
A quem se destina?
O relatório é e ficará público. Pode ser visualizado por todos.
Recebe novos posts por e-mail
Contas
Em janeiro de 2019 apresentam-se as seguintes contas:
Valor do mês passado: 73,56EUR negativos.
Lista de valores
Valor negativo: 20USD (cerca de 18EUR) | Descrição: Estimativa do uso do servidor para o Tugaleaks (hosting), incluindo gestão de segurança, para as visitas e tráfego gerados no mês corrente.
Tipo de valor: mensal, continuo
Valor negativo: 6.15EUR | Descrição: VPN (Virtual Private Network) privada numa rede neutra (sem registo de logs) localizada em Portugal na infraestrutura da PTServidor
Tipo de valor: mensal, continuo
Valor negativo: 14.00USD (cerca de 12.39EUR) | Descrição: Compra de registo em site para pesquisa wildcard de e-mails que estejam referenciados em bases de dados de sites atacados por hackers.
Tipo de valor: único, ocasional
Balanço total em janeiro de 2019: 110,1EUR negativos.
Artigos publicados e previsão para o mês corrente
No mês de janeiro foram publicados 5 artigos A espetativa prevista foi atingida. No corrente mês a prespectiva é de 6 artigos.
Conclusão e como podes ajudar
Conforme se pode ler aqui, iria até dezembro de 2018 iria avaliar a minha performance no sentido de saber, à luz do meu próprio escrutínio (que considero ser sempre rígido, mesmo comigo próprio) e verificar a possibilidade de continuação do órgão de comunicação social nos moldes atuais.
É certo que na maior parte dos meses o número de notícias a publicar foi cumprido, mas existiram meses em que tal não foi cumprido.
Como tal, irei prolongar até agosto de 2019 este relatório mensal, e continuarem a avaliar a produtividade de notícias.
No entanto, se tens alguma ideia concreta de ajuda ou queres entrar em contacto sobre isso ou outro assunto, podes ver os meus contactos aqui.
A previsão da publicação do próximo relatório de transparência é: início de março de 2019