web analytics

Relatório de transparência Tugaleaks – março de 2019

O que é isto?

Este é um relatório de transparência onde são listados ganhos e despesas inerentes ao funcionamento do órgão de comunicação social Tugaleaks. Pretende-se com este relatório listar as despesas e entradas de valores no Tugaleaks, excluindo, porque assim sempre será, o trabalho “per se” contabilizado por mim em termos de horas nas notícias produzidas.

Para que serve?
Para dar transparência ao processo, conforme definido aqui.
O mesmo visa  demonstrar a transparência no processo de criação de notícias e despesas associadas e inerentes , excluindo-se as despesas de investigação, recolha, transmissão, escrita e divulgação de notícias no órgão de comunicação social, com exceção das despesas de Facebook Ads e outras relacionadas, que se encontram incluídas e detalhadas caso existam.

A quem se destina?
O relatório é e ficará público. Pode ser visualizado por todos.

 

Contas

Em março de 2019 apresentam-se as seguintes contas:

Valor do mês passado: 94,45EUR negativos.

Lista de valores
Valor negativo:  20USD  (cerca de 18EUR) | Descrição: Estimativa do uso do servidor para o Tugaleaks (hosting), incluindo gestão de segurança, para as visitas e tráfego gerados no mês corrente.
Tipo de valor: mensal, continuo

Valor negativo:  6.15EUR  | Descrição: VPN (Virtual Private Network) privada numa rede neutra (sem registo de logs) localizada em Portugal na infraestrutura da PTServidor
Tipo de valor: mensal, continuo

Valor positivo:  100.00USD  (cerca de 44.29EUR) | Descrição: Pagamento por artigos patrocinados escrito no Tugaleaks.
Tipo de valor:  único, ocasional

Balanço total em fevereiro de 2019: 18,60 negativos. 

 

Artigos publicados e previsão para o mês corrente

No mês de fevereiro foram publicados 4 artigos A espetativa prevista foi atingida. No corrente mês a prespectiva é de 3 a 4 artigos.
Esta diminuição dos artigos deve-se ao facto de existirem cinco queixas apresentadas na Comissão de Acesso a Documentos Adminsitrativos para obtenção de documentação para notícias cujo Estado negou providenciar.

 

Conclusão e como podes ajudar

Conforme se pode ler aqui, iria até dezembro de 2018 iria avaliar a minha performance no sentido de saber, à luz do meu próprio escrutínio (que considero ser sempre rígido, mesmo comigo próprio) e verificar a possibilidade de continuação do órgão de comunicação social nos moldes atuais.

É certo que na maior parte dos meses o número de notícias a publicar foi cumprido, mas existiram meses em que tal não foi cumprido.

Como tal,  irei prolongar até agosto de 2019 este relatório mensal, e continuarem a avaliar a produtividade de notícias.
No entanto, se tens alguma ideia concreta de ajuda ou queres entrar em contacto sobre isso ou outro assunto, podes ver os meus contactos aqui.

 

 

A previsão da publicação do próximo relatório de transparência é: início de maio de 2019

 

Comentários

Last modified: 21/04/2019

× Close