web analytics

Relatório de transparência Tugaleaks – outubro de 2018

O que é isto?

Este é um relatório de transparência onde são listados ganhos e despesas inerentes ao funcionamento do órgão de comunicação social Tugaleaks. Pretende-se com este relatório listar as despesas e entradas de valores no Tugaleaks, excluindo, porque assim sempre será, o trabalho “per se” contabilizado por mim em termos de horas nas notícias produzidas.

Para que serve?
Para dar transparência ao processo, conforme definido aqui.
O mesmo visa  demonstrar a transparência no processo de criação de notícias e despesas associadas e inerentes , excluindo-se as despesas de investigação, recolha, transmissão, escrita e divulgação de notícias no órgão de comunicação social, com exceção das despesas de Facebook Ads e outras relacionadas, que se encontram incluídas e detalhadas caso existam.

A quem se destina?
O relatório é e ficará público. Pode ser visualizado por todos.

 

Contas

Em outubro de 2018 apresentam-se as seguintes contas:

Valor do mês passado: 29,81 negativos. 

Lista de valores
Valor negativo:  20USD  (cerca de 18EUR) | Descrição: Estimativa do uso do servidor para o Tugaleaks (hosting), incluindo gestão de segurança, para as visitas e tráfego gerados no mês corrente.
Tipo de valor: mensal, continuo

Valor negativo:  6.15EUR  | Descrição: VPN (Virtual Private Network) privada numa rede neutra (sem registo de logs) localizada em Portugal na infraestrutura da PTServidor
Tipo de valor: mensal, continuo

Balanço total desde setembro de 2018: 53,96 negativos

 

Artigos publicados e previsão para o mês corrente

No mês de setembro foram publicados 7 artigos, todos exclusivos. A espetativa do mês passado foi atingida. Devido à elevada complexidade de investigação e a falta de tempo pessoal, estima-se que no corrente mês de novembro sejam publicados entre 5 a 6 artigos de investigação exclusivos.

 

Como posso ajudar?

Conforme se pode ler aqui, irei até dezembro de 2018 avaliar a minha performance no sentido de saber, à luz do meu próprio escrutínio (que considero ser sempre rígido, mesmo comigo próprio), da possibilidade de continuação do órgão de comunicação social nos moldes atuais.
Até lá, não há forma de ajuda estabelecida. Mas  pode ir desde reconha de donativos em rua até ao crowdfunding – está tudo em aberto .
No entanto, se tens alguma ideia concreta de ajuda ou queres entrar em contacto sobre isso ou outro assunto, podes ver os meus contactos aqui.

 

 

A previsão da publicação do próximo relatório de transparência é: início de dezembro de 2018

Elaborado em: 17 de novembro de 2018

Comentários

Last modified: 18/11/2018

× Close