Eis o motivo para eu ter desinstalado o Spotify (e tu deves fazer o mesmo)

Rui Cruz
Posted on

O Spotify é uma app que não respeita a tua privacidade nem te informa de forma transparente daquilo que te está a instalar no teu smartphone.

Sou amante de música. Há quem diga que sou amante de música antiga Portuguesa e se calhar até tem razão (e vamos juntar o HipHop a isto). O Spotify é um serviço de streaming de música a partir da Internet. Já tive uma versão Premium, já tive uma versão grátis  e agora tenho a versão do “desinstala isto ontem sff” .
Aconteceram dois casos comigo em que vi que o Spotify podia fazer muito melhor e estava a estragar a sua reputação, tendo perdido tanto em termos de transparência como de privacidade. Vou explicar-te estes dois casos e espero que com isso te possas inteirar melhos dos casos. E no fim,  vou dizer-te a alternativa que uso .

 

Falta de transparência nos updates

A primeira coisa que me fez torcer o nariz foi o facto de quando fazia um update do Spotify, há um ano, ele nunca dizia o que vinha de novo. E comecei a deixar de usar a app porque no “Whats New” (o que há de novo) há uma promoção clara e inequívoca ao produto e não ao que “havia de novo”. Hoje é igual no ano passado e pode ler-se o seguinte na app que está na Play Store do Google:

Recebe novos posts por e-mail

We’re always making changes and improvements to Spotify. To make sure you don’t miss a thing, just keep your Updates turned on.

Como podem ver neste artigo do Google, o Whats New deve ser usado da seguinte forma:

Let your users know about recent updates you’ve made in this release of your app. Your “What’s new” description shouldn’t be used for promotional purposes or to solicit actions from your users.

 E claramente não é isso que acontece . Reportei o programa ao Google, enviei ticket, e  disseram-me que se não estivesse contente, podia desinstalar . Foi aí que deixei de ser premium: porque detesto que não sejam transparentes comigo.

 

Não é necessário usar a VPN

O meu uso do Spotify já era pouco e há umas semanas liguei-me ao Spotify.  Não foi possível ligar-me porque usava uma VPN . Decidi falar com o suporte em Português no Twitter. Podem ler aqui o que aconteceu:

E eis o que me disseram em privado:

É grave dizerem-me que não é preciso usar uma VPN em Portugal. É grave (ainda que menos grave) um serviço não permitir o uso de VPN para pessoas com contas grátis mas isso é um modelo de negócio e usa quem quer.  Mas dizerem que não é preciso usar VPN, como se fossem eles que ditam a forma como acedemos à Internet… não há palavras. 

E é irónico até, considerando que Portugal (e todos os operadores) guardam logs do teu tráfego durante um ano. Não é porque sim, é porque a lei exsigente.

Conclusões

Um serviço que não é transparente nos seus updates (exemplo: há uns meses removeram o “Radio” e nem avisaram ninguém no “Whats new”) e que diz que “não é preciso” usar uma VPN é um serviço que não se preocupa com o utilizador.
 E nós não somos carne para canhão. Somos pessoas!  Neste momento estou a usar o Deezer, com a versão grátis, e embora tenha alguns defeitos (se calhar por não usar o premium) posso usar a minha VPN e ouvir música.

 

Se respeitas a tua própria privacidade, considera abandonares aplicações como o Spotify.