A review WordCamp Lisboa 2011 e um bónus
Rui Cruz
Ok, então tal como esperavam está aqui a review do WordCamp Lisboa, o evento mais bem organizado que fui este ano… e isto por um simples motivo: a pontualidade
. Eu saí de casa as 7 da manhã, levantei-me as 6 e pouco e estive em Lisboa as 8. Devia ter até chegado antes do inicio da abertura mas os mapas e eu não falamos a mesma língua. Embora houvessem pessoas que chegassem atrasadas, o evento esteve sempre pontual, exceto quando a Microsoft tentou apresentar um mumbo jambo qualquer que resultou em risota total.
Em relação à apresentação do Paulo Faustino, quero acrescentar apenas que não falar no E-mail Marketing em empresas como CanalMail é um erro gravíssimo, pois este tipo de coisas está mais na moda do que nunca (uma vez que já se removeu a década do “isto é spam” e cria grande valor para o anunciante). Ainda o fui cumprimentar e ainda tivermos uma picardia pelo Twitter durante a tarde. Acho que o Paulo, por mau ou bom blogger que seja (ou por mais, menos ou nenhuns artigos que meia dúzia de pessoas diz que copiou) devia aprender um pouco de humor. Do meu, ou seja, do sarcástico. Eu não tenho nada contra ele, fica aqui escrito para a posteridade.
A apresentação em Inglês que gostei mais foi a do Scott, especialmente quando lhe perguntei se ele ia ao IRC falar com os users normais saiu-lhe uma do “eu sou chefe, posso fazer o que quiser” e fiquei sem palavras até à hora do almoço (ou seja, 10 minutos depois). Foi genial. Adorei o à vontade do homem!
Recebe novos posts por e-mail
Fui almoçar ao Chinês do Alvalaxia porque não achei que podia gostar da comida biológica que iam servir. E pelos comentários, não devia ter ido sozinho… mas pronto, foi o que foi e vim de barriga cheia para a segunda parte.
Destaco também a Ana Silva pela non-entirely-WordPress talk que se encaixou muito bem ali para tirar um jeito de geekice à coisa.
Mas… o André, grande André Luís e grande talk que foi! Aprendi tanto com aquele bocadinho e vou já começar, mesmo neste site, a redefinir alguns parâmetros de licença para enquadrar melhor alguns sites em termos legais e até morais. Foi sem dúvida a melhor talk que vi.
E claro, o José Fontainhas, com o qual já tinha falado num meetup do WordPress, tive oportunidade de falar com ele novamente e parece-me uma pessoa super porreira.
Agora posto isto… vamos ao que muitos esperam
Há alguns dias neste blog postei uma falha de segurança que podia ter ainda mais sucesso com o WordPress. Após esta publicação, alguém deve ter andado a “experimentar” o script uma vez que alguns sites ficaram offline. O script chama-se kleep dead e o artigo pode ser encontrado aqui.
Tal como prometi, depois do WordCamp iria divulgar a regra. E para quem a quiser, aqui está. Basta ler os comentários (em Inglês) e aplicar ao mod_security pelo WHM ou no ficheiro por SSH. Alguma dúvida, é postarem.
Download/visualização da regra
Rui
PS: obirgado ao @keoshi pela imagem da câmara! 🙂