web analytics

As disquetes de Rui Pinto (segundo Miguel Sousa Tavares)

Eu não sei quanto ganha Miguel Sousa Tavares. Sei sim, que é absolutamente inqualificável que um jornal nacional que queira passar boa informação tenha uma pessoa deste calibre a comentar assuntos tecnológicos.

O assunto aconteceu há dois dias e só hoje tive oportunidade de falar dele. Podem ver o vídeo do acontecimento aqui. Trata-se de um comentador da TVI, Miguel Sousa Tavares, que disse  barbaridades  sobre o caso Rui Pinto. A sua voz séria e grave e a sua cara de homem sério não serviram para o desconhecimento total sobre o que é que está em causa neste processo: discos rígidos e não disquetes.

Eis aquilo que ele disse às 20:05  em prime time na TV nacional :

“… Rui Pinto estava preso porque tem naquelas disquetes encriptadas e que a PJ não conseguiu desencriptar…”

“… ele estava preso exatamente para ver se desencriptada as disquetes….”

“… não se garantia a Rui Pinto que ao desencirptar o que estava nas disquetes…”

“… mesmo na prisão, e com uma das disquetes que tinha deixado entregue a um colaborador…”

“… imagina o que ele não pode fazer com o que está dentro das disquetes…”

“… e só isso justifica o terror do que estava dentro daquelas disquetes… “

“… até entregar as disquetes sem cópia delas… “

 

O pivô depois diz no fim: “Vamos então aguardar com muita curiosidade o que esses  discos encriptados  têm de informação…”

Eu compreendo Miguel Sousa Tavares. Ele é do tempo das disquetes. Eu também. Mas não há disquetes nenhumas, homem!

Para quem é mais novo e não consegue perceber a diferença, uma disquete era uma coisa como estas que tinha uns… 1440 KB (1,40 MB):

Ou seja,  um PDF mal comprimido era suficiente para encher uma disquete .

É este o tipo de pessoas que comenta casos tecnológicos na TV nacional? A TVI não devia permitir uma desinformação destas para com os Portugueses sobre um assunto básico que basta ler um ou dois jornais para se perceber (e preparar) que não são disquetes, mas sim discos rígidos. Mas isto, claro, sou eu a dizer para os meus botões, de quarentena.

“Há muita gente que não vai dormir tranquila com esta notícia” disse Miguel Sousa Tavares. Eu esta noite já vou dormir mais sossegado,  porque deitei cá para fora o que me vai na alma sobre a sua incompetência .

Rui

 

Last modified: 11/04/2020

× Close