web analytics

Será que o Google Docs consegue substituir o Ms Office?

A resposta é não.
E antes de mais as minhas desculpas, mas este post foi parar a sábado porque só agora tive tempo de andar a escrever. Mas sexta, sábado… ninguém está a contar. 🙂

O Google Docs é a ferramenta de documentos online do Google. Permite escrever e abrir documentos de texto, apresentações de powerpoint e folhas de calculo.

Não pode substituir o Microsoft Office porque não tem Access – não que isso seja algo importante – e porque também tem alguns bugs, muitos deles de natureza da própria web que nunca pode nem vai ser perfeita.

Eis então algumas coisas a melhorar no Google Docs:
– Envio do e-mail a 800×600: é impossível enviar e-mails com documentos quando usada a resolução 800×600. Avisados deste problema há mais de meio ano, não só por outras pessoas mas também por mim, continua sem haver uma resposta decente a esta necessidade. Os factores que levam as pessoas a usar 800×600 foram já por mim explicados neste post e também neste post, para quem estiver curioso.
– Serviço de contronização com PC: se já existe o Google Browser Sync para o FireFox sincrotnizar as coisas entre o PC e a web, parece que a base da tecnologia já está em uso. Porque não a aplicar ao Google Docs para sintronizar com uma pasta no nosso computador? A isto chama-se backup, e é uma medida inteligente.
– Abertura de documentos protegidos: a abertura de documentos de texto protegidos por palavra passe ainda não é possível no Google Docs. Espero ver essa feature implementada, porque nem todos gostam de ter os documentos guardados sem password, nem que seja por questões de confidencialidade.
– Possibilidade de deixar comentários nos documentos, com interface também para RSS: o Google Docs permite termos um feed para verem os documentos mais recentes. porque não, neste feed, ter um link para deixar um comentário ao autor, ou personalizarmos o footer do feed com o nosso e-mail? seria desagradável termos não só uma URL de feed incompreensivel, mas também o “feed anónimo” sem podermos receber feedback.
– E… a mesma sugestão que dei no GMail, mais diversidade de cores. Experimentem andar todos os dias no Google Docs durante um ano e digam-me se ainda o acham divertido ao fim desse ano.

O Google Docs, como todos os produtos do Google que andei a referir esta semana, são BONS produtos. Mas, as ideias nunca são de mais… 🙂

Rui

Comentários

Last modified: 22/03/2008

× Close