Serviço de Apoio a Clientes Optimus
Rui Cruz
Vou proferir informações sobre o telemaketing de inbound – chamadas recebidas – dos três operadores móveis nacionais.
Vou faze-lo porque o meu número de telemóvel já foi TMN, Optimus e Vodafone. Vou faze-lo também na esperança que algum director comercial de alguma das empresas leia isto, e ponha a mão na consciência.
SAC Optimus e Serviços Optimus
A Optimus é a empresa que menos quota do mercado tem e é a mais nova. Destacou-se neste último ano com campanhas na sua “sub rede”, a Rede4.
SAC
O Apoio a Clientes da Optimus está muito bem estruturado. Os Operadores, quase todos com sotaque ou visivelmente moradores no Norte, são muito profissionais. Por vezes, o profissionalismo leva a gralhas ou “engasgamentos”, mas isso são em operadores menos experientes.
Os operadores da Optimus sempre foram excelentes, embora por vezes simplesmente não consigam resolver questões. Já os supervisores são muito mais competentes e tem muitos mais recursos. Penso por isso que os operadores deixam passar a mensagem que “um superior” é que manda, e remetem muita coisa para os departamentos de análise.
Recebe novos posts por e-mail
Serviços Optimus
Os serviços Optimus são “normais”. Destaca-se a impossibilidade de verificar os consumos dos planos de preços ao contrário do que se consegue ver em tempo real na TMN e com delay de 24/48 horas na Vodafone. A Optimus também foi um pouco “arrastada” pelas ofertas de Internet das outras Operadoras. Apenas há um mês lançou a oferta de 100MB por 7.5€ quanto a TMN e a Vodafone têm essa oferta há meses.
Resultado final
Fui cliente Optimus durante sensivelmente um mês. Tive problemas de facturas mal feitas, e paguei 5€ por 5MB de Internet. A cobertura é boa, ao contrário dos rumores. O que falta à Optimus é mais marketing, porque criando produtos exepcionais e únicos a Optimus tem uma boa infra-estrutura para retirar mercado à TMN e algum à Vodafone.
Rui