SmartCloudPT – a nuvem para pequenas e médias empresas

Rui Cruz
Criado a
Site SmartCloudPT

Sempre fui particularmente fã de novas tecnologias e de inovação tecnológica. Mas quando subscrevo um serviço para empresas que demora na ativação, não tem preços competitivos e tem um serviço tecnologicamente velho, fico meio desconfiado. Esta é a minha opinião pessoal sobre o SmartCloudPT.

Conforme o TEK anunciou, o SmartCloudPT disponibiliza para o mercado de PMEs “a possibilidade de comprar várias aplicações, desde ferramentas de facturação e gestão de empresas a aplicações de colaboração e de presença na Web”.

Mas há alguns pontos que temos que ter em consideração:

 

Recebe novos posts por e-mail

Período de ativação

Como empresário em nome individual (ENI) pretendo que os meus serviços sejam ativos a tempo e horas, de forma fácil e rápida. O site indica uma ativação máxima de 16 horas (úteis) sendo que o serviço deles funciona das 9h as 18h. Ou seja, podemos esperar até dois dias pela ativação. Solicitei o meu serviço quarta-feira pelas 17h e até agora, nada de nada.

Uma empresa pretende flexibilidade como eles agilizam, no entanto temos que pensar que eu como ENI caso queira uma drive virtual ou um VPS não irei certamente esperar dois dias quando outra empresa me oferece o mesmo em duas horas.

Eu queria uma Drive Virtual, e demoraram na minha opinião demasiado tempo a ativar um serviço que nem chegava aos 7EUR (com IVA) por mês. Acabaram de perder um cliente deste e de outros potenciais serviços.

 

Preços

O preço é certamente apelativo em termos dos serviços de Internet “pura”, se formos pensar em termos da infraestrutura de fibra nacional que os suporta, e que é a melhor da Europa segundo testes internacionais. O preço é justificável e apelativo. No entanto, ao consultarmos outros preços ficamos perplexos. Penso que vão tirar as mesmas conclusões que eu ao vermos estes exemplos:

  • Domínio do tipo B (inclui .pt): na SmartCloudPT custa 2EUR por mês mais IVA (2×12+23%) ou seja 29,52EUR. Na PTServidor custa 20.30EUR.
  • Alojamento: alojamento de 1GB em Windows ou Linux custa igualmente 29.52EUR por ano e mais uma vez na PTServidor o mesmo pacote em Linux custa 25EUR, no entanto em Windows fica mais caro.

Temos que comparar os preços. Não vamos pela marca, porque estamos em tempo de crise. E o meu DropBox que usei em “troca” da Drive Virtual da SmartCloud sai-me também mais barato.

 

A tecnologia

Ao navegar pelo site encontrei diversas tecnologias desatualizadas para um serviço que apenas tem uns dias. Surpreendo-me, mas respeito a opinião técnica que eles tiveram ao selecionar estas ferramentas. Mas a minha opinião é o upgrate imediato a tecnologias como…

Alojamento Windows (Microsoft IIS 6.0)
Todos nós sabemos, ou pelo menos quem é geek, que o IIS 7 já anda por aí há algum tempo. Embora não goste de IIS ou Windows, o IIS 6 é de “há uns anos”, e na minha opinião está desatualizado.

O serviço de Alojamento de Base de Dados consiste na disponibilização de espaço em plataformas MySQL ou Microsoft SQL Server 2005, onde pode alojar a(s) sua(s) Base(s) de Dados (250MB de capacidade de alojamento), para utilização pelo seu Website, ou por outra aplicação.
Igualmente falando, o SQL Server 2008 que a Tuganet já oferece em alojamento.

Estão disponíveis os sistemas operativos Windows Server 2003 Std x64 SP2 e Windows Server 2008 Std x64 SP2 e as distribuições Linux CentOS 5 x86_64 e Linux Debian 4 x86_64.
Tendo em conta que vamos em Centos 5.6 e Debian 6, não percebo que tipo de “nuvel forte” teremos com este software.

 

O serviço que eu acho verdadeiramente interessante e competitivo é o InvoiceExPress principalmente o Pró porque tem referências multibanco incluídas, e vou recomendar a dois ou três clientes meus para teste.

Em suma, o serviço pode ser bom. Mas para já penso que é lento a ativar e tem falta de algumas melhorias tecnológicas. E para ser verdadeiramente competitivos, têm que rever os preços de alguns serviços.

Para o ENI ou a Pequena Empresa, deixo o conselho: antes de comprar, pesquise.

 

Rui

 

UPDATE 10:29 – Contactaram-me para ativar o serviço e enviar documentos. Indiquei que não pretendia o serviço e não criaram objeções nem perguntaram porquê, mas eu fiz questão de dizer: demasiado tempo à espera pela ativação.